Salada Niçoise


Salada Niçoise

A Salada Niçoise é originária do Sul da França, mais especificamente Nice – e o termo Niçoise também é utilizado para designar pratos elaborados na região, a partir de azeite, tomate, alho, ervas, anchovas… E por falar em anchovas, a minha versão é sem elas. Nada contra – apenas não uso.

Vou te ensinar como fazer uma salada de verdade….são dicas mega simples mas que fazem toda a diferença. O lance é saber cozinhar adequadamente os alimentos – isso faz toda a diferença, acredite!

3 ovos caipira

100 gramas de vagem

6 tomates cereja

12 azeitonas pretas sem caroço

3 mini batatas

Folhas de alface e rúcula

1 posta média de atum fresco

2 colheres de sopa de gergelim

Azeite e Flor de Sal para temperar

. Os ovos: vamos cozinhá-los. Coloque-os na panela somente quando a água já estiver fervendo. Use uma colher para não queimar sua mão e tome cuidado para o ovo não bater no fundo da panela e rachar. Deixe cozinhar por 5 minutos (use um cronômetro), retire a panela do fogo, escorra a água e coloque imediatamente água fria e gelo  – isso faz com que o cozimento cesse. Deixe os ovos lá por uns 5 minutos. Descasque-os e reserve. Para descascar com precisão, dê leves batidinhas na casca com uma colher para que a casca se parta em pedaços bem pequenos, depois use os dedos para tirar a casca. A explicação é longa mas a execução é muito simples. Apenas tenha capricho e paciência – aliás esse conselho serve pra tudo na vida, haha.

. As vagens: cozinhe-as em água fervente e sal por exatos 3 minutos. Escorra e deixe de molho em água gelada por 5 minutos, igual você fez com os ovos. Aqui o objetivo além de cessar o cozimento é manter a cor verde das vagens – quando você não faz isso elas ficam mais claras…meio tristes…isso acontece com todos os vegetais de cor verde. Queremos vegetais felizes e bonitos no nosso prato! Escorra novamente e reserve.

. Os tomates: lave-os e corte-os no sentido longitudinal.

. As azeitonas: vamos utilizá-las inteiras, são tão bonitas… Apenas escorra a água e reserve.

. As batatas: mantenha as cascas. Cozinhe as batatas por 5 a 6 minutos (al dente) em água fervente e sal. Escorra, deixe de mlho em água gelada até que esfriem, corte na longitudinal e coloque em um bowl. Tempere com azeite e flor de sal.

. O atum: vamos fazer um atum selado, é super simples. Selado quer dizer que iremos cozinhar somente superficialmente – o centro continuará cru. Salpique um pouco de sal na posta de peixe, faça uma crosta com o gergelim e sele em uma frigideira antiaderente por 3 minutos de cada lado (não precisa usar nenhum tipo de gordura, até porque o gergelim solta um pouco de óleo. Se o peixe grudar é porque sua frigideira não é antiaderente ou está velha). Retire da frigideira, coloque em uma tábua e fatie.

. Para montar a salada, sugiro colocar as folhas no fundo de prato e ir acrescentando os demais ingredientes. O atum vai por cima, todo bonitão…

Ufa…quanta coisa! Mas é rápido e divertido –  e vai ficar tão gostoso… Finalize com um bom azeite e flor de sal. Pra mim essa salada rende um ótimo prato principal quando consumida com pão e uma taça de rosé gelado. Dá até pra se sentir na Provença….

LEIA TAMBÉMRECEITAS LEVES

SALADA DE QUINOA VERMELHA E MOLHO DE TAHINE

GAZPACHO

TERRINE DE TOMATES COM CHANTILLY DE BURRATA E PESTO DE MANJERICÃO

PANZANELLA

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.