Ricota Vegana
Eu já devo ter mencionado várias vezes por aqui que eu sou intolerante a lactose – desde que descobri isso, já há bastante tempo, não mudou tanto assim minha vida, já que eu nunca fui de comer vários queijos, nunca gostei de leite [só a palavra já me dá um calafrio!] e também nunca fui grande consumidora de produtos industrializados [às vezes tem leite em pó até no salame, acredite!].
Quando eu quero comer algo que contêm leite, tem que ser meio que uma ocasião especial – por exemplo: se eu for para a Itália, vou provar alguns gelatos. Qualquer país que eu vá, vou provar os queijos. Em ocasioes assim, eu tomo aquela enzima [lactase] e fica tudo certo, mas claro que não pode exagerar, afinal de contas, se seu corpo não pode digerir algum alimento específico, não e bom a gente ficar ‘empurrando’.
Como [quase] sempre, ‘falei’ demais, rs… Eis que um tempo atrás eu encanei que queria desenvolver uma RECEITA DE RICOTA DE CASTANHA DE CAJU, e depois de alguns testes, essa e a receita final.
Alguns detalhes sobre essa receita:
#PODE SUBSTITUIR A CASTANHA DE CAJU POR AMENDOAS?
Poder, pode. A receita vai funcionar do mesmo jeito, porem eu testei e não gostei tanto do sabor, mas a textura fica ótima.
#SOBRE O LEITE E O IOGURTE
Nos meus testes, usei LEITE de soja e de amendoas, e a receita funciona muito bom com ambos. Uma das vezes usei o leite de aveia, e nao gostei muito do resultado: como a aveia e naturalmente adocicada, achei que mudou bastante o sabor final da receita. Quanto ao IOGURTE, so testei com o de soja, que tem sabor bem neutro.
75 gramas de castanha de caju [cruas, não podem ser torradas]
2/3 xicara de leite de soja ou amendoas [não testei com outros tipos de leite vegetal]
2/3 de xicara de iogurte de soja
1 pitada generosa de sal
1/2 colher [cha] de levedura nutricional
1 colher [sopa] de suco de limão
1 colher [sopa] de vinagre de maçã
1. Deixe as castanhas de caju ou amêndoas de molho em água fria por 4 a 8 horas. Depois escorra e enxague-as;
2. Coloque as castanhas no processador com o leite, o iogurte, o sal e a levedura nutricional e bata por uns 2 minutos;
3. Transfira a mistura batida em uma panela e leve ao fogo médio. Deixe no fogo até atingir 90 graus – é preciso colocar o termômetro dentro da panela, como na foto abaixo. Mexa ocasionalmente para não grudar no fundo da panela. Atenção: quando a temperatura começa a chegar bem perto dos 90 graus, pode começar a borbulhar, então cuidado para não se queimar! Se for preciso, abaixe o fogo;
4. Quando atingir 90 graus, desligue o fogo, adicione o suco de limão e o vinagre e misture levemente. Deixe quietinho por 30 minutos – a mistura ira coalhar;
5. Vamos agora drenar a ricota. Forre um recipiente com tecido de musseline ou coador de cafe – eu gosto de usar o coador – coloque outro recipiente abaixo, cubra e leve para a geladeira por 8 a 12 horas;
6. Depois de pronta, transfira a ricota para outro recipiente. Dura de 3 a 5 dias na geladeira. Eu gosto de armazenar em um vidro esterilizado, dura mais tempo!
#DICA
Depois de pronta, voce pode temperar sua ricota com alho, ervas, pimenta – fica deliciosa!
+ There are no comments
Add yours