Pão de sementes sem glúten {super fácil}


Pão de sementes sem glúten {super fácil}

Aqui no blog tem receita de pão de fermentação natural, de fermentação longa, até receita de pão sem fermento tem – e dessa vez temos uma receita de pão sem glúten. Agora posso dizer que aqui temos receitas de pão pra todo mundo!

Para quem não pode ou não quer comer glúten, essa opção é boa pacas: uma receita simples e fácil que rende um pão mega fofinho e saboroso.


UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE ALGUNS INGREDIENTES DESSA RECEITA

MIX DE FARINHA SEM GLÚTEN

Eu costumo usar um mix de farinhas de arroz, tapioca e batata – todos os pães e bolos que já fiz com esse mix ficam muito bons. Aqui no Reino Unido se encontra facilmente em quase todo supermercado e o preço é bem acessível.

FARINHA DE TRIGO SARRACENO

Eu gosto muito do trigo sarraceno [que na realidade é uma semente!] se tornou mais familiar pra mim durante meu tempo na França: por lá vi muitos pães e crepes feitos com ele . É naturalmente sem glúten e tem um sabor característico e sutil que me agrada muito. Em tempo: tem alto teor de proteína.

FERMENTO QUÍMICO + VINAGRE DE MAÇÃ

A função desses dois ingredientes aqui nessa receita é simplesmente dar uma forcinha para o pão crescer e deixar tudo mais fofinho! Se você for celíaca [o], lembre-se de utilizar fermento sem glúten.

GOMA XANTANA

A goma xantana basicamente atua como um espessante, emulsificante e estabilizante nas receitas sem glúten – ou seja, proporciona liga e textura ao produto final.


 1 1/2 xícara de mix de farinha sem glúten

 1/2 xícara de farinha de trigo sarraceno

1/3 de xícara de mix de sementes [usei linhaça, gergelim, girassol e abóbora]

2 colheres [sopa] de linhaça triturada

 1 colher [chá] de fermento químico [fermento para bolo]

 1 colher [chá] de goma xantana

1 colher [sopa] de açúcar [uso mascavo]

  2 1/2 colheres [chá]  de fermento biológico seco

 1 colher [chá] de sal

1 1/3 de xícara de água levemente morna

1/3 de xícara de óleo vegetal

1 colher [chá] de vinagre de maçã

1 ovo ligeiramente batido


1. A primeira coisa a se fazer é ativar o fermento – se você fizer isso, seu pão nunca vai dar errado. Expliquei mais sobre isso no meu Instagram, passa lá pra ver. Coloque o fermento biológico seco em uma tigelinha, adicione metade do açúcar e somente um pouquinho da água morna da receita (em torno de 2 colheres de sopa). Misture levemente e deixe repousar uns 5 minutos coberto com um paninho limpo;

A mistura vai espumar e borbulhar levemente, como na foto abaixo. Se isso não acontecer, significa que seu fermento não está ativo [morreu, afinal o fermento é um organismo vivo!], e se você usá-lo assim mesmo, o pão simplesmente não irá crescer, então jogue a mistura fora e use outro fermento;

 

2. Enquanto isso, coloque todos os ingredientes secos em uma tigela grande e misture levemente. Reserve;

3. A parte, misture os ingredientes líquidos, inclusive o ovo batido, e misture para incorporar;

4. Coloque agora essa mistura líquida sobre a mistura de ingredientes secos, adicione também o fermento ativado e misture tudo com uma espátula até tudo estar bem incorporado – não precisa misturar demais. Lembre que estamos fazendo um pão sem glúten, então a massa  é diferente mesmo de um pão convencional – essa massa deve ficar como uma massa de bolo um pouco densa;

5.  Agora a massa está pronta para ir para a forma e crescer – usei aqui uma panela de cerâmica de 18cm de diâmetro, mas você pode usar também uma forma de bolo inglês, já usei e fica ótimo. Eu forro minha forma [fundo e laterais] com papel manteiga. Coloque a massa na forma, salpique sementes na superficie da massa – se desejar – cubra com um pano limpo e deixe crescer por aproximadamente 40 minutos;

6. Lembre de preaquecer seu forno [190 graus] por 15 minutos antes de colocar a massa para assar. Leve para assar por aproximadamente 40 minutos. Espere o pão esfriar um pouco antes de cortar, caso contrário ele pode quebrar.

DICAS

Esse pão congela super bem: eu coloco as fatias em um saco para congelar, quando quero comer coloco direto na torradeira – fica ótimo!

Você pode variar essa receita adicionado outros tipos de sementes, ou então castanhas e frutas secas {qualquer hora vou fazer uma versão com açúcar mascavo, damasco e nozes}

 


 

 

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.