Pão sem sova de Cranberries, Nozes e Açúcar Mascavo {Levain}
Vez ou outra eu gosto de fazer uns pãezinhos adocicados – meus favoritos são meus cinnamon rolls veganos…estou devendo a receita aqui no blog. Enfim, normalmente adiciono frutas secas, castanhas e até açúcar mascavo [o sabor e a cor ficam incríveis]. A questão é que eu planejo vários sabores arrojados para os meus pães mas no fim acabo fazendo com o que eu tenho na despensa. Essa receita de pão de cranberries, nozes e açúcar mascavo surgiu assim. Esta aqui é mais uma receita de pão sem sova – acho que já comentei em outro post antigo que há anos venho praticando essas receitas de pão sem sova e venho conseguindo bons resultados. Meus pães ficam sempre leves, saborosos, alveolados e com uma crostinha bem crocante! Mas se preferir, sove sua massa.
Os pãezinhos ficaram além das minha expectativas: um sabor incrível [amo pães com açúcar mascavo] e com uma textura excepcional: fofinhos por dentro [com a massa desfiando!] e com uma crosta bem fininha e crocante. NHAC!
Se você ainda não tem o levain, veja AQUI neste post como criar seu levain do zero
FÓRMULA
Hidratação: 70% | Levain: 25% | Açúcar: 12% | Sal: 1%
INGREDIENTES
300 gramas de farinha de trigo comum
210 gramas de água levemente morna
75 gramas de levain
1 colher de chá de pasta de baunilha
1/4 de xícara [35 gramas] de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1/2 xícara de cranberries
1 xícara de nozes picadas
passo 1 – levain
Refresque seu levain na noite anterior para utilizá-lo no dia seguinte pela manhã – ele estará no ponto! Ou o faça com a antecedência que achar melhor. Nesta ocasião meu levain levou exatas 4 horas para chegar no ponto – eu usei uma farinha especial para alimentá-lo, ficou super forte, acho que funcionou!!
passo 2 – preparo da massa
Para o preparo das massas nas receitas de pão sem sova uso sempre o mesmo processo: diluí o levain na água, adicionei o açúcar e a baunilha. Depois coloquei a farinha e o sal [aqui nesta receita eu peneirei a farinha na água, porque queria uma massa um pouco mais leve]. Deixei as frutas para adicioná-las durante as dobras. Misturei tudo, somente até a farinha absorver toda a água, cobri a massa e deixei descansar por 1 hora.
passo 3 – dobras + 1ª fermentação
Depois desse primeiro descanso, adicione as frutas à sua massa. Vamos iniciar as dobras, incorporando as frutas, cobrir novamente a massa e deixar descansar por 30 minutos. Repita por mais 2 vezes. Ao final da última dobra a massa irá fermentar por uma hora e meia em temperatura ambiente. Depois transfira para a geladeira e deixe-a lá por 12 horas.
passo 4 – modelageM + 2ª fermentação
Transfira a massa para uma bancada com um pouco de farinha, achate-a levemente com as pontas do dedos e apenas faça algumas dobraduras com a massa – “puxando a parte de fora para dentro”, de forma delicada, a fim de não retirar todo o ar da massa.
Modele uma esfera e divida em 6 ou 8 partes – agora modele os pãezinhos e já coloque-os em uma assadeira [polvilhada com farinha ou forrada com papel para assar]. Vamos fazer a segunda fermentação por 2 horas em temperatura ambiente – esse tempo é sempre relativo, teste o ponto da sua massa, apertando-a levemente com seu indicador. O importante é não deixar a massa passar do ponto de assar.
passo 5 – assar
Fiz um corte em forma de cruz na superfície de cada pãozinho – usei uma tesoura, já que a massa não estava muito firme. Preaqueça muito bem o seu forno – isso faz muita diferença para assar pães, eu costumo ligar meu forno 30 minutos antes de assar o pão, na temperatura máxima. Borrife água na superfície dos pães e utilize uma assadeira com água fervendo na parte mais baixa do forno para gerar vapor [retire-a após 10 minutos de forno].
Asse por 10 minutos na temperatura máxima e mais 20 minutos a 220°.
Adorei essa receita! Muito obrigada por compartilhar!
So tenho algumas perguntas:
1- Qual foi o tipo/marca da farinha que voce usou pro levain? Voce disse que era uma especial, entao fiquei curiosa 😀 Foi a mesma que voce usou pra massa tambem?
2- Voce usou o forno com a venturinha (ou ventilador?) ligada ou desligada?
Mais uma vez obrigada! Adorei a sua didactica!!
Oi Nikaule, tudo bem? Que bom que gostou da forma que explico as receitas…. Olha, sinceramente nao me lembro a marca da farinha que utilizei. Quanto ao forno, uso sempre com a ventuinha ligada. Abraco.
Oi Bruna! Obrigada pela sua resposta! Vou experimentar mais com a temperatura e a humidade dentro do forno, porque acho que o meu forno ta um pouco “8-80” – ou muito baixo ou muito forte :))) Obrigada mais uma vez.