Pão Preto
Eu gosto de pão desde que me conheço por gente. Me lembro quando eu tinha uns 9 anos de idade, algumas vezes eu fui à uma padaria perto da minha casa [onde eu morava na época], no bairro da Aclimação, em São Paulo, para comprar pão fresquinho no domingo – quando tinha visita em casa – e me lembro de voltar pra casa petiscando um pão francês quentinho, bem crocante por fora e com aquele miolo ainda úmido. Uau – que sensação boa!
Lembro até o nome da padaria – Orquídea – lembro também de ter ido algumas vezes até lá no meu Pogobol – sim, pulando no meio da rua, e também dentro da padaria. Coisas de criança. Como sou curiosa, fui pesquisar no Google Maps e encontrei a padaria, ainda está lá, vejam a foto abaixo que peguei no google – reparem no carro style. Alguém aí é da Aclimação – me manda aqui um alô nos comentários!!
Mas enfim, nostalgias à parte, vamos falar da receita de pão preto? QUERO PRIMEIRO FALAR UM POUQUINHO SOBRE ALGUNS DOS INGREDIENTES DESSA RECEITA:
#FARINHA DE CENTEIO
Gosto muito de pães à base de centeio e outras farinhas que não trigo, ainda mais quando adicionamos outros elementos como açúcar mascavo, cacau e até café! Inclusive aqui no blog tem outras receitas com ela. O centeio faz diferença aqui nessa receita, não deixe de utilizá-lo.
#SEMENTES DE ERVA DOCE
O que traz um sabor super incrível a esta receita de pão preto é a adição das sementes de erva doce. Não sei explicar exatamente o porquê, mas elas combinam muito aqui nessa receita. Trazem uma nota diferente, inusitada, algo como alcaçuz. O sabor desse pão me lembrou de um pãozinho que eu costumava comprar em uma outra padoca em São Paulo – pura nostalgia!
#café
Nosso amado café mega combina com centeio, chocolate e açúcar mascavo. Quem disse? Eu, oras… Mas use um café bem forte mesmo, como se fosse um extrato. Use a quantidade de pó que você usaria para preparar uma xícara mas coloque o mínimo de água possível. Vale até café instantâneo – o sabor é quase sempre bem profundo! Em receitas que pedem café bem forte, eu costumo usar um shot beeem curto de espresso, isso porque tenho uma máquina em casa.
#AÇÚCAR MASCAVO E MELADO DE CANA
Esses dois ingredientes acrescentam cor e sabor ao pão. Os pães feitos com açúcar mascavo ficam especiais…tem aquele fundinho de gosto de rapadura – eu adoro! Caso você não tenha o melado, dilua açúcar mascavo com um tiquinho de água, vá misturando bem até adquirir a consistência de um xarope. Não é a mesma coisa mas é alguma coisa….rs…
AH QUE MASSA MAIS LINDA…
300 gramas [2 1/2 xícaras] de farinha de trigo para pão
100 gramas [1 xícara] de farinha de centeio
8 gramas [1 1/2 colher de chá] de sal
14 gramas [1 colher de sopa] de açúcar mascavo
20 gramas [3 colheres de sopa] de cacau em pó
1 colher [sopa] de sementes de erva doce
10 gramas [1 colher de sopa] de fermento biológico seco
250 gramas [1 xícara] de água levemente morna
30ml [2 colheres de sopa] de café bem forte [uso café espresso e fica ótimo, café instantâneo funciona também]
30ml [2 colheres de sopa] de vinagre de maçã
30 gramas [2 colheres de sopa] de manteiga sem sal em temperatura ambiente [eu uso manteiga vegana]
40 gramas [2 colheres de sopa] de melaço de cana ou xarope de tâmaras
Essa massa pode ser sovada manualmente, na batedeira planetária ou até em uma máquina de pão – eu prefiro as duas últimas opções, pois como esse é um pão mais macio, a massa é um pouco mole e pegajosa. Mas a sova manual funciona sim, apenas estou alertando que pode dar um pouco de trabalho.
1. Coloque todos os ingredientes em um bowl grande, porém reserve 1 xícara da farinha de trigo, iremos adicioná-la à massa posteriormente: então vá misturando bem os ingredientes, até a massa se tornar bem homogênea, você vai perceber que ele ficará bem molenga, mas isso mudará no decorrer da sova – a massa ganhará estrutura;
2. Agora que a massa está homogênea, acrescente o restante da farinha e sove a massa por 7 a 10 minutos, até que ela se torne bem elástica e macia;
3. Forme uma boa com a massa, cubra-a e deixe fermentar até ao menos dobrar de volume – em torno de 1 hora;
4. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada, modele dois cilindros e trance-os: simples! Ou apenas modele um ‘filão’, faça como preferir. Transfira a massa modelada para uma forma de bolo inglês forrada com papel para assar ou muito bem enfarinhada – passe manteiga nas laterais. Deixe a massa fermentar novamente por ao menos 1 hora;
5. Para a superfície do pão ficar com esse aspecto rústico bonito, eu pincelei água e polvilhei um pouco de farinha de milho [centeio também funciona]. Asse a 190 graus por aproximadamente 35 a 40 minutos. Deixe o pão esfriar sobre uma grade antes de cortar.
Linda receita! Acha que rola fazer com levain no lugar do biológico? Tenho alergia ao biológico.. 🙁
Com certeza Adriana, qq receita é possível adaptar para levain ou biológico. Nas receitas com levain costumo usar 20% de levain em relação ao peso da farinha, e se necessário acrescenta mais líquido ou mais farinha à massa, simples. Abraço.