Pão de Espelta e Centeio {Sem Sova}
Já não venho mais fazendo tantos pães como sempre costumava fazer: tenho evitado o glúten [nao é muito bom ingerir glúten na minha atual condição de saúde] então atualmente, na minha realidade, alimentos com glúten só como raramente. Achei que esse pão lembrou um pouco o pão australiano [tem receita de pão australiano aqui no blog, coloquei o link no final desse post].
Pois bem, dia desses sucumbi ao vilão glúten, e acabei fazendo esse pão – maravilhoso, diga-se de passagem – com espelta, centeio e trigo. Eu nem esperava que iria ficar tão saboroso. Eu já faço pães com centeio há bastante tempo, gosto muito, o sabor e texturas são únicos! A espelta não uso tanto assim, mas eis que ela apareceu aqui nessa receita.
A receita é parecida com muitas receitas de pão sem sova que já tem aqui no meu blog. Tudo explicadinho logo aqui abaixo.
120 gramas de farinha de espelta
120 gramas de farinha de centeio
160 gramas de farinha de trigo comum
280 gramas de água levemente morna
1 colher [sopa] de xarope de romã
1 colher [sopa] de açúcar demerara ou mascavo
1 colher [sopa] de fermento biológico seco
10 gramas de sal
1. Eu sempre começo ativando meu fermento: já expliquei isso em varios posts anteriores, e também no meu Instagram. Faça o seguinte: meça toda a quantidade de água que será utilizada na receita. Separe um pouquinho dessa água – em torno de 50ml – coloque em uma tigelinha junto com o açúcar e o fermento, misture levemente e deixe quietinho por uns 10 minutos. A mistura irá ‘espumar’, como na foto abaixo: isso significa que o fermento está ativo. Se isso não acontecer, não use o fermento, seu pão não irá crescer adequadamente. Se preferir, apenas misture o fermento com as farinhas – faça como preferir
2. Coloque as farinhas e o sal em uma tigela grande, adicione a mistura de fermento, o xarope de romã e a água. Misture tudo somente até incorporar – lembre-se que estamos fazendo um pão sem sova, portanto não iremos sovar a massa em nenhum momento. Use as mãos, uma colher comum ou uma espátula de silicone. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente;
3. O processo que venho fazendo em minhas receitas de pão sem sova é sempre o mesmo: depois de misturar tudo e deixar a massa descansar, comeco o processo das dobras: faço as dobras, a massa descansa 30 minutos. Repita as dobras mais duas vezes, mantendo o tempo de descanso entre elas. Voce vai perceber como a massa se desenvolve a cada etapa das dobras. Ao final da última dobra cubro a massa e deixo descansar em torno de 1 hora em temperatura ambiente.
Veja aqui como fazer as dobras:
4. Terminado todo esse processo de fermentação, chegou a hora de modelar a massa: coloque-a sobre uma bancada enfarinhada, abra-a suavemente com as mãos para retirar um pouco do ar {na verdade, gás carbônico!} e modele como desejar. Transfira a massa modelada para uma forma ou panela própria para assar pães – como essa massa é muito hidratada, o ideal é assar em uma forma ou panela – e deixe fermentar novamente – desta vez, em torno de 40 minutos será suficiente. Lembre de usar papael para assar ou enfarinha a forma / panela antes de colocar a massa;
5. Veja nas fotos abaixo como a massa cresceu bem depois da segunda fermentação – lembre-se de não deixar passar do ponto. Faça cortes na superfície se desejar . Preaqueça seu forno [200 graus] por ao menos 15 minutos antes de colocar a massa para assar. Leve para assar por aproximadamente 50 minutos. Espere o pão esfriar um pouco antes de cortar.
Comi essa delícia com a minha ricota de castanha de caju – vou postar a receita na semana que vem – até lá!
DICAS
Esse pão congela super bem: eu coloco as fatias em um saco para congelar, quando quero comer coloco direto na torradeira – fica ótimo! Você pode variar essa receita adicionando frutas secas e castanhas – combina muito bem!Já baixou meu ebook gratuito com 10 receitas de pães?
+ There are no comments
Add yours