Pão alemão {Levain}
Durante a época que eu estava viajando pela Europa, passei um mês na ALSÁCIA – uma região da França simplesmente magnífica que há muito tempo eu queria conhecer, foi como realizar um sonho mesmo. A Alsácia faz fronteira com a Alemanha e a Suíça, então claramente a comida tem influência dessas 2 regiões.
Uma coisa que eu vi muito por lá foram muitos tipos de pães – e me lembro de ter gostado de todos! A maioria dos pães levam sementes e farinha de centeio na receita, e isso os torna ainda mais saborosos e nutritivos. Esta é uma receita que aprendi durante meu tempo na Alsácia – não me recordo o nome deste pão, mas era algo como Pão de sementes de abóbora. O que não esqueço é que era realmente delicioso e bem macio
Esse pão foi o acompanhamento perfeito para a sopa de batata doce, leite de coco, especiarias e pimenta que meu marido fez:
265 gramas de água levemente morna
10 gramas de açúcar demerara
90 gramas de levain refrescado
250 gramas de farinha de trigo comum
125 gramas de farinha de centeio
30 gramas de mel
30 gramas de melaço de cana
30 gramas de manteiga em temperatura ambiente
8 gramas de sal
Para a crosta: 1 clara de ovo batida + 1 xícara de sementes de abóbora
passo 1 – autólise
Em um bowl coloque a água e o levain, mexa suavemente para diluir um pouco o levain. Acrescente os demais ingredientes – exceto a manteiga, o sal, a clara e as sementes – e misture somente até agregar tudo. Cubra a massa e deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente.
passo 2 – sova
Sove a massa por 10 a 12 minutos, até que fique bem elástica – acrescente a manteiga e o sal no último minuto da sova. Cubra agora a massa e deixe descansar por 30 minutos.
passo 3 – dobras + 1ª fermentação
Faça as dobras, cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos. Repita este passo mais 2 vezes. Ao final da última dobra a massa estará já bem desenvolvida. Cubra-a e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente [se estiver muito calor na sua cidade, provavelmente 1 hora será suficiente]. Após isso, transfira sua massa para a geladeira e deixe-a lá por 14 horas.
Veja aqui como fazer as dobras:
passo 4 – modelageM + 2ª fermentação
Retire a massa da geladeira e modele-a sobre uma superfície enfarinhada. Transfira a massa modelada para a assadeira de sua preferência – eu usei uma forma de bolo inglês. Para fazer a crosta, bata ligeiramente a clara com um garfo e pincele na superfície do pão. Salpique as sementes e pressione levemente contra a superfície do pão. Eu uso a clara para fixar melhor as sementes no pão, mas elimine esse passo se preferir.
passo 5 – assar
Deixe a massa modelada fermentar por 2 horas em temperatura ambiente – ou menos, depende sempre da temperatura e umidade locais, aos poucos a gente aprende a observar a massa e saber quando ela está pronta para ir ao forno.
Asse em forno preaquecido a 220 graus por 35 a 40 minutos.
NOTA: Se por ventura você achar que as sementes estão começando a escurecer demais depois de um tempo no forno, cubra a massa com papel alumínio.
Acabei de fazer. Maravilhoso! Essas suas receitas de pão são as melhores, sempre dão certo!
Que bom que gostou Flávia – eu amo esse pão!