Normandia
Pois bem…continuando a minha viagem gastronômica deste ano, após conhecer Milão fiquei um mês (Abril) na Normandia, especificamente na cidade de Le Luot – uma cidade pacata, silenciosa e tranquila, e de fácil acesso para as demais cidades interessantes que existem na Normandia e Bretanha.
A Normandia é um lugar cheio de histórias por onde quer que você passe. O “Dia D” (episódio da segunda guerra mundial) aconteceu na costa da Normandia. Eu visitei as praias e também um museu e cemitério dedicados aos soldados que morreram neste episódio. É tudo tão triste e ao mesmo tempo tão bonito….uma sensação um pouco difícil de explicar.
Mas enfim….comida…. Uma das primeiras coisas que fiz na Normandia foi pegar algumas ostras. Foi tão divertido…mas só peguei 5, porque se você não tem as ferramentas certas (simples, porém as certas) fica difícil pegar muitas ostras. Mas o fiz só pela diversão mesmo. E poder degustar as ostras que você mesmo pegou realmente foi algo muito interessante pra mim.
Estive em alguns supermercados e feiras de várias cidades da região, e o que mais podemos encontrar por lá são frutos do mar fresquíssimos (ponto para as ostras, claro), peixes (inclusive defumados), queijos, charcutaria, aves e carnes de caça criados de forma ética e mais natural, antepastos e produtos artesanais como geleias, patês e terrines.
Granville foi uma das cidades que mais gostei por lá, é um pouquinho maior. A cidade é um charme – tem muitos cafés, restaurantes, boulangeries e patisseries. Tem uma feira bem bacana aos sábados, e nessa feira (assim como em todas as outras) podemos encontrar uma boa variedade de comidinhas para levar pra casa ou mesmo comer em um banquinho de uma praça qualquer com os amigos!
O mês de Abril na Normandia, apesar de estar no meio da primavera, foi um pouco frio – a temperatura estava em torno de 15 graus durante o dia. As vezes o sol estava raiando e de repente começava a chover, e também tão de repente a chuva parava e o sol voltava… O vento era bem frio e por vezes soprava forte. Nessa região a oferta de produtos frescos é bem mais sazonal do que no Brasil. Com o clima assim talvez seja um pouco difícil cultivar muita variedade. Mas apesar disso era sempre incrível conhecer todas essas feiras e pensar na possibilidade de novos pratos que posso criar com todos os novos ingredientes que estou conhecendo por aqui.
Um produto abundante na região: Maçã! E com ela fabricam uma infinidade de produtos como geleias e compotas, bem como a utilizam para rechear deliciosas tortas, galettes, crepes e bolos! Pausa….fiquei com água na boca. Porém acho que o produto proveniente da maçã mais valorizado por aqui é a Cidra. Experimentei algumas marcas diferentes, e na minha opinião, todas deliciosas. A variedade mais doce não chega nem perto do tipo de Cidra que temos no Brasil – muito doce! Outra bebida proveniente da Maçã é o Pommeau – muito apreciada na região como aperitivo. Essa bebida é feita a partir do suco da maçã com o licor de cidra e é envelhecida em barris de carvalho por no mínimo 12 meses, algumas ficam por até 6 anos. Fui visitar uma fazenda que fabrica essas bebidas: Ferme L’Hermitière. É tão interessante….eu sempre gosto de saber como os produtos são fabricados – sou curiosa!
Nos restaurantes a beira mar encontramos muitos pratos elaborados com os frutos do mar e peixes abundantes da região. São receitas simples e saborosas. Comida com Afeto. Falando em restaurantes, comida e França….uma coisa que gosto aqui é o fato de quase todas as pessoas tomarem vinho durante suas refeições. Não tem muito essa coisa de refrigerante, suco…é vinho. VINHO!!! E por falar nele, nas lojas e supermercados da Normandia podemos comprar de quase todas as regiões da França, e por preços absurdamente mais baixos do que pagaríamos no Brasil – e fora o fato que muitos vinhos não são exportados, então é sempre uma oportunidade para conhecer novos rótulos.
A Normandia é um lugar maravilhoso, eu amei todas as cidades que tive a oportunidade de visitar. Todas tem seu charme e suas particularidades. A cada esquina descobrimos algo novo – uma paisagem, um sabor, um aroma…. Tem muita coisa para se fazer por lá. Além de conhecer os pontos turísticos básicos, dá para pegar o carro e ir parando nas charmosas cidades que existem pelo caminho…conhecer a costa….fazer um picnic!
Eu simplesmente amei a Normandia, mas não posso esquecer da Bretanha, com os lindos vilarejos de Dinan e o lindo mar azul das praias de Cancale e Saint Malo.
Saldo da viagem: uma paixão por cada cidade, cinco novos amigos (sendo que 1 é um cachorro) e muitos pratos novos que vocês podem ver no meu Instagram. Este mês (Maio) já estou em outra cidade, então logo mais tem post novo sobre outra região da França!
LEIA MAIS SOBRE A FRANÇA
Amei Normandia ❤ tão bom caminhar ao seu lado pelas ruas, feiras e restaurantes 😉 Já era fã da sua comida, agora tbm fã do seu blog – parabéns minha amiga 😍
Obrigada amiga querida!!!
That’s more than seinebls! That’s a great post!
I am reaching out since we saw a link to your website and thought you would be a good candidate for our traffic service. We provide targeted website traffic to virtually any type of website. We target our visitors by both country and keywords that you either submit to us or we can do keyword research for you. We offer a seven day FREE trial period with free traffic so that you can try our service to make sure it will work for you. Which of your websites needs the most growth? Find out more here:http://0nulu.com/csy Unsubscribe here: http://0nulu.com/mvx