Nhoque de Banana da Terra, Fonduta de Parmesão, Couve Desidratada e Pangritata
Algumas pessoas me perguntam de onde vem a minha inspiração para criar meus pratos, e digo que muitas vezes vem dos ingredientes que já tenho na minha cozinha.
Hoje por exemplo vi umas bananinhas da terra bem maduras e na hora pensei “Vão virar um belo nhoque!”. Abri e geladeira e me deparei com 2 folhas de couve orgânica e um pedaço de um parmesão italiano saborosíssimo…
E por fim, no forno encontrei 2 fatias de um pão que fiz essa semana – há, vou fazer Pangritata! Para quem não conhece, a PANGRITATA nada mais é do que uma simples farofinha de pão temperada, usada para salpicar em massas ou outros pratos que voce quiser: é realmente uma delicia, agrega uma textura mega crocante e ainda mais sabor, eu adoro!
E de tudo isso veio a inspiração para esse prato de hoje. Quer preparar também?
PARA O NHOQUE
2 bananas-da-terra maduras
1 colher de sopa de amido de milho
1/4 de xícara de água
1/4 de xícara de parmesão ralado fino
Azeite, Sal e Pimenta do Reino Branca
1. Em uma assadeira coloque as bananas com a casca e leve ao forno médio para assar por 30-40 minutos, até que a casca se torne bem escura e o interior macio;
2. Retire as bananas do forno, corte ao meio e retire a polpa com uma colher (pode ser que vc nem precise cortar a casca, muitas vezes ela se abre sozinha);
3. Bata as bananas no processador até se tornar um creme e coloque em uma panela;
4. Dilua o amido com a água, coloque na panela junto com a polpa de banana e leve ao fogo baixo para cozinhar por 5 minutos, vá mexendo com um fouet para não grudar no fundo da panela. Junte o queijo, o sal e a pimenta (teste o sal para ver se não está muito doce), misture bem e desligue o fogo. Disponha a massa em um prato e espere até que esfrie;
5. Passe um pouco de azeite nas mãos, retire uma porção de massa e faça bolinhas com as mãos. Se preferir você pode moldar uns cilindros e cortar com uma faca (desta forma o nhoque fica mais quadradinho…);
6. Grelhe os nhoques em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Quando dourarem, desligue o fogo e reserve na frigideira.
PARA A FONDUTA
A Fonduta é um molho italiano super simples, preparado a base de queijo, preferencialmente algum queijo duro e de sabor forte, como por exemplo, parmesão, grana padano ou meia cura – já testei essa receita com os 3 queijos e todos harmonizam super bem com o nhoque (experimente também misturar dois ou três tipos…huuum…). Dica de ouro: use um parmesão de boa qualidade!
200 gramas de queijo parmesão ralado fino
100 ml de creme de leite fresco
Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até o queijo derreter e o molho se formar.
PARA A COUVE
Uma forma diferente de utilizar a couve é desidratá-la na frigideira. Fica crocante e muito saborosa. Apenas lave e seque a folha da couve, coloque em uma frigideira antiaderente (sem azeite, sem nada) e leve ao fogo baixo. Você vai perceber que ela começa a desidratar sozinha, se tornando crocante. Apenas fique atento para que não queime e vire a folha para dourar os dois lados. Se preferir, faça no forno: disponha a couve em uma forma e leve ao forno a 120 graus até desidratar. A couve orgânica é impressionantemente muito mais saborosa.
PARA A PANGRITATA
A Pangritata é uma farofa de pão temperada com azeite, alho e tomilho, bastante utilizada na Itália antigamente como substituto ao parmesão, vai muito bem com massas.
Para preparar basta juntar em uma assadeira algumas fatias de pão, alho picado e folhas de tomilho – ou use qualquer outra erva que vc tiver em casa. Regue com azeite, salpique sal e leve ao forno até o pão torrar (forno médio, caso contrário vai queimar). Retire do forno e pulse no processador ou liquidificador para formar a farofa média. É uma delícia!
MONTAGEM DO PRATO
Quando você já estiver com a couve e a pangritata prontas, leve o brie ao forno para derreter (5 minutinhos bastam, mas já preaqueça o forno e retire o queijo da geladeira uns 10 minutos antes).
Assim que o queijo derreter, coloque novamente a frigideira com os nhoques no fogo e deixe até esquentar. Disponha-os no prato, por cima coloque a fonduta e a farofa. A couve pode colocar de lado para ficar bonito.
Um prato gostoso, saudável, saboroso, fácil e feito por você – simplesmente o máximo!
Rendimento: 2 porções
Qual queijo que vai para fazer o nhoque? E qual quantidade? A receita nao cita queijo nos ingredientes mas menciona no modo de preparo.
Oi Carolina! Pois e, nao estava mencionando mesmo, ja atualizei la (1/4 de xicara de parmesao). Abraco!