5 atividades imperdíveis em Edimburgo
Edimburgo é uma cidade fantástica e com uma imensidão de coisas legais para curtir, tudo depende do que você gosta de fazer. Listei aqui apenas 5 atividades imperdíveis em Edimburgo, sob meu ponto de vista.
#1 Visite os museus e galerias – for free!
Edimburgo tem uma super diversidade de Museus e Galerias, todos com obras importantíssimas e a maioria com entrada com gratuita. O meu favorito é o Nacional Museum of Scotland: o edifício em si já é muito interessante e tem um pouco de tudo sobre todas as coisas. O extenso acervo conta, por exemplo, com artefatos dos povos super antigos, espécies de animais [inclusive a Ovelha Dolly, lembram dela?], exemplares dos primeiros telefones, telescópio e outras coisas do tipo, peças de design e moda e tem uma imensa parte sobre ciência e tecnologia…..é super interessante. e ainda abriga um terraço super bacana no último andar, com uma super vista sobre a cidade. Se tivesse que escolher somente 1 museu para visitar e Edimburgo, eu escolheria este.
Quem gosta de pintura, vai amar a Scottish Nacional Gallery, com seu lindo acervo de obras de arte de todos os períodos importantes da história – tem inclusive pinturas de artistas escoceses, que eu nunca havia visto! Já o Museum of Edinburgh conta um pouco sobre a história da cidade – bem interessante.
#2 conheça uma destilaria
Eu sou super curiosa e gosto muito de conhecer os processos de fabricação de cada produto – já visitei fábrica de mostarda e vinícolas na França, queijarias na Itália, chocolateria na Suíça, cervejaria na Alemanha e destilaria na Escócia: acho que é um programão! Me lembro de ter ficado muito surpresa ao ver o passo a passo da fabricação do Uísque, pois eu não tinha a menor ideia de como era feito. Gostei bastante!! Em Edimburgo é possível visitar 2 destilarias que produzem Gin: a Edinburgh Gin Distillery ou a Pickering’s Gin. Mas se quiser conhecer mais sobre o Whisky tem o Whisky Tour & Tasting [não é exatamente uma destilaria, é um tour de degustação e explicações – é bem bacana também] ou então você pode ir a alguma destilaria, que ficam fora da cidade – veja aqui algumas opções. Nos tours das destilarias rola uma degustação no final – entre no site e veja as opções, algumas destilarias oferecem uma degustação mais complexa e até acompanhada de alguns petiscos.
#3 Admire as lindas vistas que a cidade oferece
Digamos que a geografia da cidade de Edimburgo é bem acidentada, criando assim partes mais altas onde se pode ter uma vista deslumbrante da cidade. O melhor lugar para se observar a cidade é o Arthur’s Seat: uma colina com 251 metros de altura – é uma área enorme, onde era um vulcão antigamente. Realmente é muito bacana [e seguro] caminhar por ali, observar a flora, o lago, as ruínas de uma antiga capela e, principalmente, a vista sensacional! Aliás, fique atento pelas ruas da Old Town, pois lá também é possível encontrar alguns mirantes, às vezes meio escondidos. Outro lugar muito bacana pra admirar a vista e tirar algumas fotos bacanas: Calton Hill.
#4 Se jogue na comida local
Vou explicar brevemente sobre meus pratos favoritos da culinária britânica – acho que vale a pena provar todos eles. A comida tradicional da Escócia pode parecer um pouco pesada [e é] mas você não precisa comer muito…apenas prove!
Scotch Egg: no Brasil, bolovo, mas aqui a gema é sempre mais molinha], a camada de carne é feita com carne de porco bem temperadinha ou também black pudding e por fora é super super crocante!
Fish and Chips: não precisa de muitas explicações…o peixe utilizado normalmente é o bacalhau fresco [Cod] que tem sabor bem suave, acompanhado de pedaçudas batatas fritas e purê de ervilhas. Vale a pena experimentar, mas por favor, vá em algum bom estabelecimento ok?
Full Breakfast: esse é o tipo de prato que acho interessante experimentar, mas basta! Rsrs….mas de qualquer forma é interessante para um café da manhã tardio – tenho certeza que você demorará bastante tempo para sentir fome de novo! Consiste em linguiça, black pudding, cogumelos, tomate, feijão, ovo frito e torrada.
Scotch Pies: são as tradicionais e queridinhas tortas aqui da Escócia. Minha favorita é a Shepherd’s Pie – preparada com carne de ovelha e purê de batatas. Mas as tortas mais simples, feitas com massa e recheada com carne de vaca cozida na cerveja preta também é uma delícia e normalmente são servidas com purê de batata e gravy [como no fato abaixo].
Afternoon Tea: o famoso chá da tarde – mas que rola às 4 da tarde, e não às 5, como se diz no Brasil. O chá é servido com várias delícias para acompanhar, e devo dizer que vale por um jantar. Rolam mini sanduíches, bolos, macarons, scones com creme e geléia e por aí vai. Para se esbaldar.
Linguiça com purê de batatas e gravy: não sou mega hiper fã de linguiças, mas aqui na Escócia são bem tradicionais e acho muito saborosas, com pouco sal [as linguiças no Brasil são boas mas acho que são muito salgadas e tem algo meio artificial, corantes, que acabam ‘mascarando’ o sabor da carne].
#5 Conheça a fundo a história da cidade
Edimburgo é uma cidade muito antiga [surgiu no século VII] e extremamente rica em história – inclusive mal assombradas! Então eu sugiro tirar ao menos 1 dia inteiro para passear primeiro pela cidade antiga, parando em todos os monumentos importantes e lugares históricos. Repare nos edifícios, repare no traçado urbano, tudo é muito interessante. Na Royal Mille fica o Museum of Edinburgh: vale uma parada [entrada gratuita] para conhecer um pouquinho da história. Depois de passear pela Old Town, vá até a New Town – a parte ‘nova’ da cidade, que surgiu no século XVII – e perceba suas diferenças. Se quiser ter uma experiência realmente enriquecedora, faça um Walking Tour a pé pela cidade, com guias especializados. É um passeio muito bacana com alguém lhe contanto a história sobre absolutamente tudo sobre a cidade, inclusive fatos curiosos e algumas ‘lendas’. Neste WEBSITE onde é possível reservar estes tours, de forma GRATUITA!
Bruna, o que é o black pudding.? Não seria aquele feito com sangue?
Sim Cristina, é uma linguiça feita com sangue, como a Morcela.
Ai Bruna! Morri com as comidas, saudades das férias de um ano atrás, quando estava em Londres e achei o english breakfast bem parecido com isso tudo que você menciona também no café da manhã escocês… Já me dando saudade de passar frio, devo ser maluca!
Haha….Thais, frio é bom, mas uma prainha também cai bem viu…. Então, o English Breakfast e o Full Breakfast são a mesma coisa…mas aqui na Escócia não rola dizer ‘english breakfast’ – don’t get our freedooom [sacou?]