Atum vegano? Claro que sim!


Atum vegano? Claro que sim!

Ok. Eu sei que a versão veganizada de certos alimentos é bastante polêmica. Sei também que há bastante gente que torce o nariz para a maioria dos produtos veganos – e em alguns casos eu até entendo, eu mesma não sou fã de versões mega artificiais para substituir os produtos de origem animal: aqueles produtos veganos que se parecem DEMAIS com carne bovina realmente nao me apetece!

Então pra ficar no meio termo, que tal um atum feito de planta? LITERALMENTE! Aqui nesta receita iremos utilizar o coração da bananeira: é só temperar bem gostosinho que se transforma em um alimento super saboroso e mega nutritivo. Hoje em dia a gente encontra esse alimento, enlatado, pronto para o consumo, em conserva [apenas água e sal], mas o que será que faziam com o coração da bananeira há anos atrás? Era simplesmente descartado?

Aliás, essa é só apenas uma das receitas com coração de bananeira, dá pra fazer muitas outras coisas com ela. Veja por exemplo essa receita de curry aqui do blog:Eu particulamente gosto dessa receita de atum vegano pra fazer um belo sanduba, fica divino! E se você quiser arrojar no seu sanduíche de atum vegano, recomendo que o faça usando minha receita de rugbrød [pão dinamarques], fica perfeito – vai por mim! Acesse AQUI a receita.

Bora colocar a mão na massa?

 

 


 

140 gramas de coração de bananeira [banana blossom]

2 colheres [sopa] de alcaparras + 1 colher [sopa] do líquido

Alga nori triturada a gosto [opcional – para dar um sabor de peixe]

1/2 cebola pequena bem picada

Suco de meio limão

1 colher [chá] de mostarda

1 colher [sopa] de maionese [iogurte fica bom também, desde que não seja muito líquido]

1 colher [sopa] de dill picadinho, fresco ou desidratado

Sal e pimenta do reino a gosto

 


1. Desmanche o coração da bananeira com as mãos mesmo, até ficar como se fosse carne desfiada – e rapidinho, juro;

2. Junte o restante dos ingredientes e misture tudo muito bem. Prontinho!

3. Para fazer o sanduíche, cortei fatias nao muito grossas do meu pão dinamarques, espalhei uma boa camada de patê e finalizei com alcaparras, rabanete [cortei rodelas bem finas!] e raspas de limão. Que delícia!

DICAS

Para quem nunca viu e não tem ideia de onde comprar a banana blossom, busque no Google. Se não encontrar em supermercados, procure em lojas de produtos naturais ou empórios;

A alga nori faz bastante diferença aqui nessa receita, porque traz um sabor de peixe, fica muito gostoso! Eu compro aqueles pacotinhos de algas em lojas de produtos asiáticos e trituro a folha em um mini processador – normalmente já faço uma boa quantidade e guardo em um frasco de vidro, pra usar em outras receitas.

 


 

 

 

 

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.