Aquitânia – França
A França, pra mim, é um país lindo, diverso e mágico. Aquitânia (Aquitaine) é uma região localizada no sudoeste da França, dividida em 5 sub-regiões: Dordogne (onde eu moro), Gironde, Landes, Lot-et-Garonne e Pyrénées Atlantiques – e em todas essas regiões há lugares interessantíssimos a serem explorados. Você pode tanto conhecer lindos vilarejos medievais, admirar castelos e pinturas rupestres, curtir as cidades grandes, relaxar na calmaria do campo e até visitar vinícolas e se esbaldar com a culinária local. Listo aqui 8 cidades que visitei e amei nessa região
#1 VILLARS
Um pequeno vilarejo com apenas 135 habitantes, com ruas calmas e uma atmosfera tranquila – situada no coração da Dordonha. O percurso do centrinho da vila até o castelo de Puyguilhem (o castelo é aberto a visitação) é uma boa pedida. Continue a caminhada e vá até a Abbadia de Bouschad (onde tem festivais de música no verão) e aproveite para jantar no terraço de um esplêndido restaurante em um castelo local!
#2 SAINT-JEAN-DE-COLE
Esse pequeno e fofo vilarejo está na lista dos vilarejos mais bonitos da França “Le plus beux village de France”. Passear pelas ruas tranquilas, observar o estilo de vida pacato e visitar o mercado de flores são boas pedidas. Na praça central da cidade é possível desfrutar de um almoço delicioso embaixo de uma linda árvore – tão charmoso!
#3 BRANTOME
Situada a beira do rio Drone (onde você pode passear de caiaque no verão!) e conhecida como a “Veneza do Perigord”, esta cidade medieval possui 2 mil habitantes e é um charme. Visite a Abadia, almoce em algum dos restaurantes a beira do rio e passeie por todo o centro histórico.
#4 BOURDEILLES
A 10 minutos de carro de Brantome você chega a Bourdeilles. Descubra o charme das ruas caminhando e apreciando a paisagem e as belas construções, visite também o charmoso Chateau de Bourdeilles e a linda catedral (atrás dela tem um viewpoint lindíssimo). Você pode fazer um picnic no gramado próximo ao rio…
#5 PÉRIGUEUX
A capital da Dordogne, uma cidade mais efervescente e não menos charmosa. Nas ruas centrais você encontra muitas lojas interessantes, além, claro de restaurantes, cafeterias e docerias, e na praça central, aos sábados, tem um interessante mercado de rua. Prove os pratos com iguarias locais em um dos muitos bons restaurantes da cidade: trufas, pato, foie gras e os bons vinhos. Visite a Catedral – é lindíssima!
#6 BORDEAUX
Outra grande cidade da região, capital da Gironde – andam até dizendo que é a nova Paris! É a porta de entrada para a região dos vinhos. Após uma restauração total da cidade, metade dela se tornou patrimônio universal. Perca-se pelas ruas centrais, visite os museus e catedrais, curta os parques e não deixe de conhecer a Cité du Vin – um museu interativo sobre a história do vinho no mundo. Use e abuse do transporte público e das bicicletas. Aproveite a enorme oferta de bons restaurantes e cafeterias. A partir de Bordeaux você pode visitar diversos castelos produtores de vinho da região, vá ate o Office de Tourisme para conhecer os passeios disponíveis – tem até um mapa com um tour a pé pelos Bar a Vin da cidade, eu fiz, claro! Aos sábados tem um mercado de rua (Marché des Chartons) super bacana no calçadão em frente ao rio Garona – esse calçadão, aliás, é super movimentado: tem sempre gente caminhando, correndo, andando de patins e bicicleta ou simplesmente sentado admirando a beleza da cidade e seu movimento…
#7 SAINT EMILION
Antes de chegar na cidade, ainda na estrada, já começamos a observar as lindas plantações de uva. Agende uma visita com degustação e almoço em um dos lindos Chateaus da região e aproveite – afinal de contas, você está em uma das maiores regiões produtoras de vinho do mundo! Um passeio pelo centro da cidade é imperdível – belas ruas e construções para ser admiradas!
#8 ARCACHON
Uma das belas praias da região, passe um dia relaxante e inesquecível nesse balneário. Relaxe na praia, deguste as ostras e outros frutos do mar e passeie pelas ruas de Ville d’hiver para apreciar as construções da Belle Epoque. Se tiver tempo pegue um Onibus a partir da estação de trem e visite a Dune du Pyla – o topo tem uma vista deslumbrante. Curta o final de tarde apreciando o lindo por do sol.
leia mais sobre a frança
+ There are no comments
Add yours