Pão de Milho crioulo, nozes e sementes {levain}


Pão de Milho crioulo, nozes e sementes {levain}

O milho crioulo é uma variedade ancestral, ou seja, não foi adaptado pela indústria – de geração em geração, este milho continua sendo o mesmo. Já o milho tradicional é sim adaptado para a indústria, pois sua produção se dá em larga escala – e com isso vem o uso abusivo de agrotóxicos. Trocando em miúdos o milho crioulo é melhor para a sua saúde e também para manter viva a tradição de seu cultivo. O cultivo de milho crioulo não é exclusividade do Chile, Bolívia México e Peru – para quem não sabe, existe o cultivo no Brasil, mais especificamente em São Paulo [que eu saiba, pode ser que haja também em outras regiões].

A farinha que utilizei nesta receita de pão de milho crioulo é a variedade de cor azul, que aliás também rendeu deliciosas tortillas [RECEITA AQUI] mas obviamente que eu haveria de testar alguma receita de pão com essa farinha. E deu certo


FÓRMULA

60% trigo | 40% milho | 65% hidratação | 20% levain | 2% sal


INGREDIENTES

240 gramas de farinha de trigo comum

160 gramas de farinha de milho crioulo [ou use qualquer farinha de milho que preferir]

260 gramas de água

80 gramas de levain

8 gramas de sal

1/2 xícara de nozes picadas

1/2 xícara de mix de sementes [usei sementes de girassol e abóbora]


passo 1 – levain – 08:00

Refresque seu levain na noite anterior para utilizá-lo no dia seguinte pela manhã – ele estará no ponto! Ou o faça com a antecedência que achar melhor. O Meu atualmente está ficando no ponto em 4 horinhas – então normalmente o alimento logo cedo e na sequência faço o pão.

passo 2 – autólise – 11:30

Em um bowl coloque as farinhas e água e misture rapidamente, somente até as farinhas absorver a água. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos.

passo 3 – sova – 12:00

Adicione o restante dos ingredientes [exceto o sal] e sove a massa até se tornar bem elástica [ponto de véu], para esta massa, 12 minutos de sova na planetária foi suficiente – deixe para colocar o sal no último minuto. Cubra a massa e deixe descansar por 2 horas em temperatura ambiente.

passo 4 – dobras + 1ª fermentação – 12:15

Faça as dobras, cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos. Repita este passo mais 2 vezes. Cubra a massa e deixe descansar por 1 hora e 30 minutos. Veja aqui como fazer as dobras:

passo 5 – modelageM + 2ª fermentação – 15:15

Depois da 1ª fermentação, a massa deverá estar bem crescidinha. Transfira-a para uma bancada com um pouco de farinha, achate-a levemente com as pontas do dedos e apenas faça algumas dobraduras com a massa – “puxando a parte de fora para dentro”, de forma delicada, a fim de não retirar todo o ar da massa. Modele-a como desejar e coloque-a em um cesto de fermentação [antes polvilhe um pouco de farinha de trigo]. Cubra a massa e leve à geladeira até o dia seguinte. Gosto de deixar meu pão fermentar na geladeira em média 16 a 18 horas.

passo 6 – assar – 09:15 dia seguinte

Preaqueça muito bem o seu forno – isso faz muita diferença para assar pães, eu costumo ligar meu forno 30 minutos antes de assar o pão, na temperatura máxima. Transfira a massa para uma assadeira polvilhada com um pouco de farinha de trigo ou utilize um bom papel manteiga, faça os cortes na superfície do pão, borrife água e utilize uma assadeira com água fervendo na parte mais baixa do forno para gerar vapor [coloque pouca água].

Asse por 10 minutos a 260° [ou na temperatura máxima do seu forno] , abaixe a temperatura para 220° e deixe por 20 minutos e por último abaixe para 200° e deixe o pão assar por mais 10 minutos.


mais receitas DE PÃO COM LEVAIN

4Comments

Add yours
  1. 1
    Sheila

    Oi Bruna, tudo bem? Estou amando fazer suas receitas! Essa farinha de milho crioulo pode/deve ser flocada ou qualquer tipo mesmo serve (ex. farinha de milho pra polenta, pra cuscuz, etc)? Estou tentando encontrar essa de milho crioulo, mas geralmente encontro flocada para cuscuz na internet. Muito obrigada pela atenção!

    • 2
      Bruna Neute

      Oi Sheila, tudo bem? Que bom que está gostando das receitas, fico feliz! A farinha de milho crioulo é feita com uma variedade diferente de milho ancestral, não dá pra vc substituir por outra farinha de milho, pois a absorção é diferente e isso muda tudo. É melhor vc encontrar outra receita com farinha de milho – tem uma receita que postei recentemente, dá uma olhada. Abraço!

  2. 3
    Sheila

    Oi Bruna, obrigada pela resposta. Eu já havia feito o pão com farinha de polenta. A receita de pão de milho, vc usa fermento biológico, eu estou testando receitas com levain. Mas a minha pergunta foi sobre a textura da farinha de milho crioulo, pq acho aqui no Brasil marcas que vendem farinha de milho crioulo flocão, mas um dos vendedores me disse que essa farinha é usada pra fazer cuscus e não pão. Então fiquei na dúvida nesse quesito, seria uma farinha mais fina, como a farinha de milho pra fazer polenta ou fubá, mas que é feita com o milho crioulo? Um abraço e boa semana!

    • 4
      Bruna Neute

      Oi Sheila. Ah sim, agora entendi sua pergunta. A farinha de milho crioulo é fina, quase como um fubá – se usa inclusive para fazer tortillas, então precisa ser bem fininha. Até atualizei o post com uma foto da farinha. Abraço!

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.