Hamburguer de Grão de Bico
Estou sempre testando novas receitas de hamburguer vegetariano simplesmente porque amo hamburguer vegetariano! Bom, na realidade, minhas receitas costumam ser veganas – juro que não é necessário usar ovos! Gosto também de hamburguer bovino, mas não como com frequência.
As receitas de hamburguer vegetariano são na realidade muito simples: basicamente é possível preparar hamburguer com qualquer tipo de grão, às vezes mais de um tipo na mesma receita, temperos e algum ‘elemento’ que te ajude a ‘unir’ tudo [alguma farinha ou até castanhas processadas]. Depois você grelha e serve com o que lhe apetecer: eu há tempos estou na onda de servir meus hamburguers em cima de um waffle – esse era de queijo. Sempre acrescento algum molho [aqui usei uma maionese de barbecue – apenas misture os 2 ingredientes] e uma saladinha [fios de cenoura, espinafre e rabanete]. Está tudo explicado mais abaixo, após a receita. Eu diria que é uma refeição mais do que completa!
Explicando um pouco sobre o grão de bico – uso o enlatado por vários motivos: a marca que compro não tem nenhum conservante, os grãos são cozidos al dente e aqui onde moro não encontro os grãos in natura tão fácil. Mas na verdade não vejo qualquer desvantagem em usar o enlatado, desde que contenha apenas grãos, água e [pouco] sal. Mas se preferir, cozinhe você mesmo os grãos [não esqueça de deixar de molho umas 8 horas, trocando a água ao menos 2 vezes], 10 minutos na pressão é mais do que suficiente. ATENÇÃO: espere os grãos esfriarem totalmente antes de iniciar a receita, caso contrário pode virar um creme ao invés de hamburguer, ok?
INGREDIENTES
240 gramas de grão de bico cozido [1 lata, considerando o grão escorrido]
1/2 cebola [prefiro a roxa] picada
1 dente de alho picado
Cheiro verde e coentro frescos
1 colher de chá de páprika defumada
1/2 colher de chá de cominho em pó [muita gente não gosta, mas amo usar nas receitas com grãos]
1 colher de sopa de azeite
1 pouco de suco de limão [a acidez dá um up no sabor]
1 colher de chá [rasa] de sal
Pimenta do reino a gosto
1/4 de xícara de farinha [pode ser de grão de bico, arroz, aveia ou trigo]
PREPARO
1. Coloque todos os ingredientes no processador, exceto a farinha, e pulse algumas vezes. Não pulse demais, a ideia é preparar uma espécie de massa e não um creme;
2. Transfira a massa para uma tigela e acrescente a farinha aos poucos. Vá amassando e verificando o ponto da massa – pode ser que nem precise usar toda a farinha mas também pode ser que precise de um pouquinho mais, use seu bom senso e vai dar tudo certo;
3. Divida a massa em 2 porções e molde os hamburguers. Você pode começar fazendo uma esfera e ir achatando a superfície e os lados com os dedos, formando assim o hamburguer;
4. Se não for consumir imediatamente, transfira os hamburgueres para um recipiente forrado com papel manteiga [para não grudar] e mantenha na geladeira. Pode deixar por até 2 dias ou até congelar;
5. Grelhe os hambugueres em uma frigideira antiaderente com um pouquinho de óleo ou azeite, em média 6 minutos de cada lado. Não fique mexendo, pois a massa é bem sensível. Se preferir, asse em forno preaquecido, a 200 graus, por 15 a 20 minutos.
RENDIMENTO: 2 porções
ACOMPANHAMENTOS PARA O SEU HAMBURGUER
Ao invés de pão, preparei um delicioso Waffle de Queijo como base para meu hamburguer: se quiser fazer também, acesse AQUI a minha receita básica de waffles, mas não coloque o açúcar e a baunilha, coloque um tiquinho a mais de sal e acrescente 1 xícara de algum bom queijo ralado [pode até ser muçarela, uso gruyere porque é o que normalmente encontro mais fácil]. Ah, e neste LINK tem uma receita de waffles de tomilho e flor de sal – também fica muito bom!
Para a maionese de barbecue, apenas misturo um pouco de maionese com molho barbecue. Eu não compro maionese pronta simplesmente porque acho o sabor terrível, péssimo mesmo, então preparo a minha. Ok, normalmente eu peço para o meu marido, haha, porque a maionese dele é ótima! Fico devendo um post e um vídeo com a nossa receita de maionese caseira. O molho barbecue também gosto de fazer, tem AQUI a receita, mas caso você queira comprar no supermercado, acho que o Heinz é muito bom.
Gosto sempre de comer uma saladinha com hamburguer [aliás, com tudo, amo salada e elas fazem parte da minha vida!], então fiz estes fios de cenoura [usei um espirilizador], usei também espinafre fresquinho, rabanete e gergelim. Delícia!
# DICA
Esse hamburguer de grão de bico se mantém ótimo se congelado. Quando quiser comer, grelhe os hamburguers ainda congelados e finalize no forno bem quente, por aproximadamente 10 minutos [para esquentar por dentro]. Eu gosto de ter alguns congelados caseiros no meu freezer, é uma mão na roda para preparar uma refeição rápida, saborosa e nutritiva sem muito trabalho. E também é versátil: pode ser feito um sanduíche ou servido com salada, couscous marroquino….nham!
Achei maravilhoso esse hamburger. Fiz essa semana, dobrei a receita e congelei alguns para fazer outro dia.
Show Rita, fico feliz que gostou, obrigada!