Pão de Cerveja Preta, Cebola Caramelizada e Provolone {Levain}
Me lembro de ter feito uma receita de pão de cerveja há muito tempo atrás e me lembro que gostei, mas esse aqui…nossa…eu simplesmente AMEI! O resultado desse pão de cerveja me surpreendeu. Pelo tempo total que fermentou achei que não ficaria macio, mas me enganei: por dentro ficou EXTREMAMENTE macio, úmido e fofo e por fora uma casca fininha e crocante. O sabor da cebola caramelizada e do provolone ficaram bem acentuados. Pra mim, foi perfeito. Dois conselhos: coma muito e coma morno!
Se você ainda não tem o levain, veja AQUI neste post como criar seu levain do zero
FÓRMULA
Hidratação (com cerveja): 70% | Levain: 30% | Sal: 1,5%
INGREDIENTES
500 gramas de farinha de trigo
350 gramas de cerveja escura (usei Guiness, use qualquer marca)
150 gramas de levain
8 gramas de sal
200 gramas de provolone cortado em cubos
4 cebolas
PARA A CEBOLA CARAMELIZADA
. Descasque as cebolas e corte-as em meia lua. Coloque em uma frigideira com um pouco de óleo e salpique sal. Vá cozinhando em fogo baixo até a cebola amolecer. Acrescente 1 colher de sopa de açúcar e continue mexendo no fogo, até caramelizar. Costumo colocar um pouco de balsâmico ou shoyu. Aguarde esfriar completamente antes de utilizar na receita. Se quiser prepare a noite, guarde na geladeira e use pela manhã.
passo 1 – levain – 20:00 / 22:00
É muito mais fácil quando alimentamos o levain a noite para utilizar pela manhã, depois de 12 horas ele está no ponto! Alimento o levain entre 20:00 e 22:00 horas e inicio a receita entre 08:00 e 09:00. Para a minha rotina está perfeito!
passo 2 – autólise – 09:00
No bowl da batedeira coloque a farinha e a cerveja, bata por uns 2 minutos, somente até agregar bem os ingredientes, cubra e deixe descansar por 15 minutos. Não sei exatamente se podemos chamar esse processo de Autólise em si, mas é apenas um descanso para a farinha absorver bem o líquido.
passo 3 – sova – 09:15
Acrescente o levain e sove a massa por 8 a 10 minutos – a massa estará linda e perfumada – manualmente ou utilizando uma MÁQUINA DE PÃO ou PLANETÁRIA. Depois acrescente os demais ingredientes (sal, cebola caramelizada e provolone) e bata apenas para misturar (não mais do que 1 minuto). Quando faço pães recheados, não costumo bater os ingredientes do recheio junto com a massa (acrescento-os apenas no momento da modelagem), mas desta vez decidi fazer algo diferente e gostei bastante do resultado: achei que no geral o pão ficou muito mais saboroso, pois os ingredientes ficaram “curtindo” na massa. E sem falar no aroma: quando peguei a massa para fazer a primeira dobra, o aroma já estava incrível! Transfira a massa para um bowl de plástico (sempre molho antes, para a massa não grudar) e deixe descansar, coberta com filme plástico, por 45 minutos.
passo 4 – dobras + 1ª fermentação – 10:15
Com as mãos molhadas (para a massa não grudar) dobre a massa 4 vezes por cima dela mesma, cubra e deixe descansar 30 minutos. Repita esse processo 3 vezes. Após a última dobra, cubra a massa e deixe fermentar por 1 hora e 30 minutos em temperatura ambiente. Se você não sabe como fazer as dobras, dá uma olhada lá no meu perfil no [INSTAGRAM] que tem um video simples onde mostro como se faz.
passo 5 – 2ª fermentação -14:15
Com a massa hidratada a 70% e cheia de recheio, decidi não modelar. Apenas transferi para meu banneton, cobri e deixei descansar por 1 hora em temperatura ambiente e depois coloquei 30 minutos no freezer para dar uma firmada. Se você quiser, pode deixar fermentar na geladeira por 12 horas ou até mais – eu confesso que não sou fã desse método, prefiro o sabor do pão quando fermentado por menor período apenas em temperatura ambiente.
passo 6 – assar -15:45
Com a massa mole e pesada (devido ao recheio), recomendo assar em uma panela de ferro ou até em uma forma: utilizei a segunda opção, apenas não esqueça de untar bem a forma com semolina ou forrar com papel manteiga. Apenas vire a massa na forma, faça os cortes que desejar e leve ao forno. 10 minutos a 250° e mais 30 minutos a 230°.
#DICA
Uma dica geral sobre os pães de fermentação natural: se no dia seguinte o pão perder a crocância da casca, apenas coloque-o no forno por alguns minutos, enrolado em papel alumínio [para não ressecar a parte externa]. Pra mim sempre funciona! Quando faço um pão muito grande e no segundo dia vejo que ninguém vai consumir tudo, costumo congelar em sacos plásticos. Enrolo em papel alumínio e quando quero descongelar coloco direto no forno, ainda embrulhado no alumínio por uns 10 a 15 minutos. Se quiser você pode deixar descongelar em temperatura ambiente e depois colocar direto na torradeira. Fazendo assim, você sempre terá seu pão caseiro a disposição (eu não compro pão industrializado há anos!!!).
Olá Bruna, obrigada por compartilhar suas receitas. Já fiz algumas. Muito boas!
Fiquei interessada neste pão. Só uma pergunta, a cerveja escura, não deixa um gosto de amargo ou muito forte no pão?
Oi Regina, tudo bem? Nao fica sagor amargo ou forte, fica bem sutil na verdade. Espero que goste. Bjs.