Vamos ajudar o Meio-Ambiente?


Vamos ajudar o Meio-Ambiente?

Afinal de contas, o meio é de todos e é o lugar onde vivemos e que iremos deixar para o próximo. Então, para nosso próprio bem, precisamos cuidar dele. Existem pequenas porém importantes atitudes que podemos tomar no dia-a-dia. E em pequenas atitudes todos podemos fazer MUITO pelo nosso meio ambiente!

#1 economize água

As atitudes básicas para se economizar água acho que todos sabemos, mas não custa frisar: não tome banhos de estrela de cinema | não escove os dentes com a torneira aberta | não deixe a água correndo na torneira ou na mangueira sem motivo | não ‘varra’ o seu quintal com água [quem nunca viu alguém fazendo isso?] | reaproveite a água do enxágue da máquina de lavar roupas para lavar o quintal é uma ótima ideia!

Não sei se todos sabem, mas uma atitude que diminui muito o consumo de água é muito simples: coma menos carne! Sim, isso mesmo. A indústria da carne consome muita água, muita mesmo. Pra você ter uma ideia, para se produzir 1 kilo de carne são consumidos pouco mais de 15 mil litros de água – toda essa água é utilizada em todos os processos de produção da carne: os animais bebem água [e muita!];  precisam ser higienizados, assim como o local onde eles vivem; abate;processamento; irrigação e por aí vai. Nenhum outro alimento no planeta consome tanta água para ser produzido…

Muitas vezes, uma atitude muito simples de nossa parte, pode fazer uma grande diferença ao meio ambiente, sem nos trazer qualquer prejuízo. Aliás, as pessoas só ganham se tentarem ao menos não comer carne uma vez por semana: já ouviram falar no movimento Segunda sem Carne? Consiste na simples atitude de não se comer carne às segundas-feiras – tem até muitos restaurantes que preparam pratos muito atraentes sem qualquer carne para apoiar o movimento. Esse movimento recebeu uma adesão gigante – grandes universidades e empresas do mundo aboliram a carne do menu às segundas-feiras. Pesquise sobre o assunto, reflita e tome a atitude que achar necessária.


#2 gere menos lixo

Há tempos atrás, por diversas vezes em que estava recolhendo o lixo na minha casa, me peguei pensando em como gerar menos lixo. Essa é uma questão bem séria! Vocês conseguem imaginar a enorme pilha de lixo que cada um de nós geramos a cada semana? E a cada mês? E ao final de um ano? Podem ter certeza de que essa quantidade é enorme – há dados sobre algumas cidades no mundo onde cada pessoa produz em média 2 kilos de lixo por dia. UAU. Como minimizar?

Primeiríssima coisa: NÃO JOGUE COMIDA NO LIXO, POR FAVOR. E pra isso funcionar bem, simplesmente compre menos: o fato de 1/3 de toda a comida produzida no mundo ir para o lixo é MUITO alarmante.

Além do mais, podemos ‘reciclar’ muitas coisas que acabam indo para o lixo. Quer umas ideias?

A borra de café não precisa ir para o lixo: podemos usá-la como esfoliante!

Se você tem espaço sobrando – e não precisa ser muito – que tal fazer uma composteira? Isso diminui muito a quantidade de lixo gerado, pois praticamente todos os resíduos da cozinha podem ir para a composteira [com exceção de comida preparada, óleos e frutas cítricas].

DIMINUA O CONSUMO: se diminuirmos o consumo, estaremos diminuindo a quantidade de lixo, é muito simples! Aqui na minha cidade [Edimburgo} tem muitas lojas que vendem produtos a granel e o cliente pode levar os seus recipientes. Essa é uma ideia genial para minimizarmos o consumo de todos os tipos de embalagens. E essas lojas vêm investindo tanto nisso que é possível encontrar muitos produtos de limpeza e bebidas. Fico maravilhada com essas iniciativas.


#3 desperdício zero: tire o máximo proveito dos alimentos

Essa é minha parte favorita. Quase todo dia faço umas “vistorias” nas geladeiras de casa e no trabalho. Quando deixamos alimentos estragarem na geladeira, estamos causando sérios problemas a nós e aos outros. Eu explico:

Pense que cada vez que você joga comida no lixo, automaticamente jogou seu suado dinheirinho no lixo. E com dinheiro não devemos pensar isoladamente, devemos sim pensar de forma global, então pense no total de comida que vai para o lixo no final da semana, no final do mês, no final de 1 ano…e faça as contas: com certeza você ficaria muito surpreso.

Para produzir os alimentos, tanto no campo [cultivo] quanto na indústria [comida pronta ou processada] é necessário utilizar os recursos naturais [água e energia, por exemplo], sem contar a mão de obra de muitas pessoas, o transporte desses alimentos [mais mão de obra, energia, combustível…] então a cada alimento jogado no lixo, jogamos junto todos os esses recursos… A coisa é maior do que a gente pensa.

Começar a consumir menos é um ótimo começo. Ou seja, se toda semana a gente está deixando alimentos estragarem, é porque estamos comprando muito, então….vamos comprar menos. Talvez ir mais vezes ao supermercado/feira, comprando pequenas quantidades por vez, pode ajudar [alguns alimentos não duram uma semana na geladeira].

Resumindo, o lance é ficar atento e tentar aproveitar os alimentos antes que estraguem….porque depois que já apodreceram…aí não adianta mais…é preciso ir para o lixo – afinal de contas é questão de saúde.


mas como reaproveitar os alimentos?

Estou SEMPRE fazendo isso e buscando sempre mais informação e novas ideias – vou te dar algumas dicas:

SOBROU FRUTAS? Faça geleias e chutneys – é menos uma coisa para você comprar, fora que os produtos caseiros são sempre mais gostosos!

LEGUMES: uma coisa que você sempre pode fazer quando perceber que tem legumes quase estragando é cozinhá-los, porcionar e congelar. Depois você pensa no que fazer com eles. Além do mais, muitos legumes podem também ser aproveitados em receitas de bolos e pães. Agora, meu método favorito para reaproveitar vegetais: picles! É tão simples e tão gostoso! E devo dizer que é uma mão na roda ter alguns picles na geladeira para usar em saladas, sanduíches e até em uma tábua de queijos!

FOLHAS: basicamente todas as folhas verde escuras rendem um delicioso molho pesto. Eu sempre faço pesto com todos os tipos de folhas e gosto muito do resultado.

Além do mais, muitas hortaliças, ervas e frutas podem ser replantadas em casa e de formas muito simples – faça uma pesquisa e você ficará surpreso!

Quer mais ideias? Veja este post:

 


+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.