Pãozinho de Farofa {Levain}
Gente, falar o quê desse pãozinho de farofa? Uma delícia – já que a farofa que utilizei para fazer os pães estava super bem temperada. De onde surgiu isso? Bem, eu simplesmente não sei lidar com desperdício de comida, tento reaproveitar o que posso para gerar outro alimento e semana passada no restaurante teve um prato com Farofa (peixe grelhado, farofa e espuma de banana da terra, bom demais!). Enfim, sobrou farofa e sei que ninguém iria querer comer no dia seguinte, portanto aproveitei pra fazer esses pãezinhos e funcionou: ficaram macios por dentro e bem saborosas. Um aviso: a massa é bem mole, impossível modelar (afinal de contas farinha de mandioca absorve a água diferente do trigo), então não se assuste.
Se você ainda não tem o levain, veja AQUI neste post como criar seu levain do zero
Explicando sobre a farofa que utilizei – pois se a farofa que você tiver em casa for diferente da minha, com certeza a proporção vai ser bem diferente. Usei farinha de mandioca e castanha do pará triturada na mesma proporção. Refoguei com manteiga, azeite e cebola ralada, no final acrescentei cheiro verde picadinho e sal. Só isso. Bora ver a receita?
FÓRMULA
Farinha de Trigo: 50% | Farofa: 50% | Hidratação: 70% | Levain: 40% | Sal: 2%
INGREDIENTES
150 gramas de farinha de trigo
150 gramas de farofa
210 gramas de água levemente morna
120 gramas de levain refrescado
6 gramas de sal
passo 1 – levain – 09:00
Refresque o levain e aguarde no mínimo 4 horas. Somente utilize se estiver bem borbulhante e ativo – sempre!
passo 2 – AUTÓLISE – 13:00
Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a farofa e a água morna e misture rapidamente, somente até as farinhas absorverem a água, cubra e deixe descansar por 1 hora.
passo 3 – preparo da massa e primeira fermentação – 14:00
Acrescente agora o levain refrescado e o sal à massa e bata na batedeira (com o gancho para massa) por 10 minutos – ao final a massa estará bem molinha e pegajosa. Quando terminar, transfira a massa para uma tigela levemente untada com azeite, cubra e deixe descansar por 4 horas.
passo 4 – MODELAGEM e segunda fermentação- 18:10
Ao final da fermentação a massa continuará mole. Apenas misture levemente com uma colher e coloque em moldes às colheradas (dividi em 6 porções). Você pode tentar assar em alguma forma, acho que deve funcionar bem, somente fique atento a proporção entre a quantidade de massa e a dimensão da forma ok? Cubra com um plástico e leve à geladeira por 16 horas.
passo 6 – ASSAR – 10:10 (dia seguinte)
Retire os pãezinhos da geladeira, borrife um pouco de água e leve diretamente ao forno já preaquecido, a 220 graus, por 25 minutos.
mais receitas DE PÃO COM LEVAIN
+ There are no comments
Add yours