Pizza de Fermentação Natural {Levain}


Pizza de Fermentação Natural {Levain}

Já faz um tempo que venho testando receita de pizza com levain – testei diversas proporções de hidratação, diversas etapas de descanso, misturei 2 tipos de farinha… Agora considero que a receita ficou ideal: massa leve, saborosa e borda fofinha – que delícia de pizza, não vejo a hora de assá-la em um forno a lenha! E detalhe: a receita de pizza com levain é bem simples!

Se você ainda não tem o levain, clique no banner abaixo e acesse o post que vai te ensinar tudo!

Use um bom molho de tomate e a cobertura que mais lhe agrade: essa da foto usei muçarela de búfala, cogumelos, presunto cru, pesto e nozes – ficou maravilhosa! Aqui no blog também tem a RECEITA DE PIZZA com fermento biológico [longa fermentação] e também a RECEITA DE MOLHO DE TOMATES ASSADOS que é magnífica e não dá trabalho nenhum – apenas seu forno irá trabalhar!


Hidratação: 67%  |  Levain: 30%  |  Sal: 2%


240 gramas de farinha de trigo tipo 00

30 gramas de farinha de trigo comum

30 gramas de farinha de trigo integral

200 gramas de água

90 gramas de levain refrescado

2 colheres de sopa de azeite de oliva

8 gramas de sal


passo 1 – levain

Refresque o levain da forma como achar melhor: na noite anterior ou com antecedência de ao menos 4 horas.

passo 2 – SOVA

Em um bowl coloque todos os ingredientes e sove bem a massa por 5 minutos. Cubra a massa com um plástico e deixe descansar por 1 hora.

passo 3 – DOBRAS + 1ªfermentação

Dobre a massa, cubra novamente e deixe descansar por 30 minutos. Repita este passo mais 2 vezes. Veja aqui como fazer as dobras:

passo 4 – 2ª FERMENTAÇÃO

Após o último descanso de 30 minutos, transfira a massa para uma bancada, se necessário coloque um pouco de farinha (não precisa colocar demais ok?), forme uma bola, cubra com um pano e deixe descansar mais 2 horas.

passo 5 – FINALIZAÇÃO

Agora a massa está pronta – mas caso queira, deixe para abrir os discos um pouco mais tarde, não há nenhum problema em deixar a massa descansar por mais tempo – apenas coloque-a na geladeira. Aliás, você pode preparar a massa no dia anterior e deixá-la fazer uma segunda fermentação na geladeira: deixe-a na parte mais baixa da sua geladeira [onde é menos gelado] entre 8 a 14 horas. No dia seguinte, retire a massa da geladeira e continue conforme abaixo.

Por fim, forme os discos abrindo a massa com as mãos, cubra com o molho e leve para pré assar em forno preaquecido a 250 graus por aproximadamente 9 minutos. Retire do forno, disponha o recheio e leve novamente ao forno até dourar bem as bordas e derreter o queijo. Ou asse de uma vez só, cobrindo a massa crua com o molho e o recheio – tudo depende que tipo de pizza você pretende fazer: se for ao “estilo brasileiro” com aquela cobertura com sei lá quantos centímetros de queijo, cebola e etc, pode assar de uma vez. Mas se pretende uma pizza mais próxima à italiana (bem menos recheio, mais suave, do jeito que eu gosto!) pré asse a massa, pois a muçarela de búfala derrete super rápido…

Rendimento: 2 porções

#DICAs

Eu queimo levemente a borda da pizza com o maçarico…Mas se você tiver forno de pizza na sua casa, claro que não precisa, a massa ficará queimadinha assim naturalmente – só fique atento ao tempo: é bem mais rápido para assar!

Ao invés de utilizar uma assadeira comum, você pode assar sua pizza em uma PEDRA REFRATÁRIA ou PEDRA SABÃO [essa segunda é mais cara mas vale o investimento, dura a vida toda e você também pode utilizar para assar seus pães] – acho que o resultado fica um pouco melhor, já que distribuem melhor o calor, tornando todo o processo mais eficiente e deixando assim a pizza com aquela crocância deliciosa…hummmm…. Apenas lembrando que você precisa pré-aquecer a pedra antes de colocar a pizza, em torno de 30 minutos é suficiente.

JA BAIXOU NOSSO E-BOOK ‘TOP 10 RECEITAS DO BLOG’?


6Comments

Add yours
  1. 1
    Vivian

    Oi Bruna! Estou procurando receitas de massa de pizza de fermentação natural, cai aqui por isso. Que capricho e que delícia de blog!
    Queria saber como é seu levain em porcentagem de água e farinha pra eu poder fazer a receita. Muito obrigada <3

    Beijos!!!

    • 2
      Bruna Neute

      Olá Vivian! Fico feliz que gostou do blog, ele é meu xodó…..rs. Meu levain alimento na proporção (1:1,5:2 – levain:água:farinha, essa proporção é um pouco não usual mas a consistencia final é…então, ok) mas desde que seja levain não seja líquido, alimente-o e use-o normalmente na receita que dará certo! Depois me conte, beijos.

  2. 3
    Renato Teixeira

    Bruna, boa tarde achei sua receita muito boa, eu sou novato no assunto de massas, estou querendo saber como que faço o levain como o seu, desde do inicio até a a hora de refrescar? abraço querida!

  3. 5
    Rita

    Olá Bruna! Gosto muito de testar receitas com levain. Fiz esta receita de massa de pizza com levain, porém ficou muito mole e grudenta. Tive dificuldade de manusear. É assim mesmo ou será que fiz algo errado? Agradeço.

    • 6
      Bruna Neute

      Olá Rita! Essa massa não é grudenta, ela tem 67% de hidratação…é super fácil de manusear. Seu levain é muito líquido? Tente de novo, às vezes essas coisas acontecem mesmo. Abraço.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.