Pizza
Agora que eu finalmente cheguei em uma receita de massa de pizza que considero sensacional….problema a vista: vou querer comer pizza toda semana! Essa massa é bem parecida com as maravilhosas pizzas que encontramos pela Itália (estou me referindo a verdadeira pizza italiana!). Acho que se você tiver um forno de pizza em casa….não vai querer mais ir a nenhuma pizzaria. Ah, precisa ser preparada com antecedência, pois tem um período de fermentação de 24 horas.
Um conselho: um bom molho de tomate faz toda a diferença no resultado final da sua pizza, então tente fazer esse abaixo, é rapidinho e muito, muito delicioso. Quanto à cobertura: use sua criatividade. Vale de tudo: queijo, tomates, azeitonas, abobrinha, berinjela…
Bem, espero que gostem dessa massa tanto quanto eu – massa fina ou massa grossa, com borda ou sem borda: escolha a sua preferida!
INGREDIENTES
300 gramas de farinha de trigo
200 gramas de água morna
8 gramas de fermento biológico fresco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
PREPARO
1. Dissolva o fermento na água morna e deixe descansar por 3 minutos;
2. Em um bowl coloque a farinha e o sal e misture com as mãos, abra um buraco no meio e acrescente a água com o fermento e depois o azeite. Vá incorporando a massa com as mãos, sem sovar, faça uma bola e deixe descansar por 15 minutos (esse descanso é para a farinha absorver corretamente toda a água);
3. Agora sim vamos sovar a massa por 3 minutinhos em uma superfície enfarinhada – simples, rápido e sem segredos. Se a massa estiver muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha;
4. Forme uma bola, coloque em uma tigela, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 24 horas – essa é uma massa de longa fermentação, por isso deve ficar no mínimo 24 horas na geladeira antes de ser utilizada, e isso faz toda a diferença (um detalhe: a massa pode ficar até 3 dias na geladeira ok?);
5. Após a fermentação, retire a massa da geladeira e está pronta para fazer sua linda pizza (eu prefiro retirar da geladeira 2 horas antes de trabalhar a massa, acho que ela fica mais macia). Abra a massa em uma superfície enfarinhada. Importante: o forno precisa estar bem quente para assar a pizza, então preaqueça por uns 30 minutos. Disponha o molho na massa,pré asse a 220° por 10 a 15 minutos, coloque a cobertura e asse por aproximadamente mais 10 minutos;
Rendimento: 2 pizzas de tamanho médio, suficiente para 4 pessoas (se quiser menos, faça meia receita, já testei e funciona muito bem)
QUE TAL PREPARAR UM MOLHO DE TOMATE CASEIRO?
4 tomates
1/2 cebola
Folhas de manjericão
Páprika defumada
Sal e pimenta do reino
1/4 de xícara de açúcar
1. Retire a pele dos tomates, elimine a polpa e bata no liquidificador com os demais ingredientes (exceto o açúcar), caso necessário acrescente um pouquinho de água, eu coloco umas 2 colheres de sopa, o tomate já tem muita água – não bata demais. O molho vai estar cor de rosa, mas não se preocupe, conforme for cozinhando a cor vai mudando. Veja aqui o vídeo de como tirar a pele do tomate:
2. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo médio e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até adquirir consistência e mudar de cor – pronto, agora você tem molho de tomate delicioso e sem conservantes.
Rendimento: quantidade para 2 pizzas de tamanho médio
#DICAS
Se sobrar massa e você não quer fazer pizza, faça uns rolinhos, achate-os e asse – é um petisco delicioso, pode rechear também!
Minhas coberturas preferidas: Marguerita (muçarela de búfala, tomate e manjericão) | Espinafre com feta e pinoli | Abobrinha com parmesão e nozes.
No forno doméstico a borda não fica queimadinha assim, então usei um maçarico –voilá!
Olá! Que farinha você usa? Desde já agradeço!
Olá Juliana, vc se refere à marca? Eu moro no Reino Unido, uso a Allisons e as vezes compro farinha em um moinho artesanal.