Pão de Batata com Levain
Eu adoro pão de batata e gosto mais ainda quando a massa tem pedaços de batata….fica muito mais aromático e interessante! Essa receita de pão de batata com levain é bem simples e você pode adaptar para o fermento convencional – use 1 colher de sopa de fermento biológico seco [o modo de preparo também pode ser feito como qualquer pão com fermento biológico].
Se você ainda não tem o levain, clique no banner abaixo e acesse o post que vai te ensinar tudo!
Eu decidi fazer pães individuais, achei que ficaram super charmosos, e fiz uns mini sanduíches com eles: recheei com chutney de cebola, gorgonzola e nozes – ficaram divinos. Acho que fariam sucesso em alguma festinha [guarde essa ideia..porque um dia poderemos fazer festa novamente!].
O pão ficou muito saboroso, muito macio e com uma crostinha fina e dourada…ficou quase um brioche – uma perdição, já vou logo avisando. Qualquer hora vou preparar um Babka de queijo e manteiga com essa receita…conseguem imaginar a maravilha?
300 gramas de farinha de trigo comum
12 gramas de açúcar
120 ml de leite [uso leite vegetal, qualquer tipo funciona]
1 ovo
120 gramas de levain
8 gramas de sal
60 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
140 gramas de batata cozida sem casca
passo 1 – levain
Refresque seu levain na noite anterior para utilizá-lo no dia seguinte pela manhã – ele estará no ponto! Ou o faça com a antecedência que achar melhor.
passo 2 – PREPARO DA BATATA
Cozinhe a batata inteira e com a casca até que fique al dente. Escorra a água, retire as cascas da batata [cuidado, estarão quentes] e passe-as por um espremedor ou esmague-as com um garfo – se for utilizar o garfo, cuidado para as batatas não se tornarem um purê, o objetivo é ter pedacinhos de batata na massa.
passo 3 – sova + 1ª fermentação
Coloque todos os ingredientes – exceto as batatas e a manteiga – em uma tigela grande, vá misturando até agregar tudo e sove a massa por 5 minutos. Essa massa é um pouco grudenta, portanto é mais fácil se for feita na batedeira planetária ou máquina de pão. Mas claro que é possível fazer à mão.
Adicione metade toda a manteiga à massa e continue a sova por mais 5 minutos. Adicione agora metade da batata e incorpore. Adicione o restante da batata e sove mais 1 minuto até agregar tudo.
Cubra a massa e deixe-a fermentar 1 hora e meia em um local quentinho [eu sempre deixo no forno desligado e com a luz acesa].
passo 4 – dobras
Faça as dobras na massa, cubra-a e deixe descansar por 30 minutos. Repita este passo mais 2 vezes. Ao final da última dobra deixe a massa descansar por 30 minutos , depois transfira para a geladeira e deixe-a lá por 8 a 14 horas [para a segunda fermentação, agora à frio].
passo 5 – modelageM + 2ª fermentação [dia seguinte]
Retire sua massa da geladeira e modele-a como desejar: eu dividi a massa em 9 partes e modelei pães pequenos. Você pode fazer qualquer tipo de modelagem com essa massa – inclusive pode fazer pãezinhos recheados!
Depois de modelar deixe descansar por 1 hora e meia em um local quentinho. Eu pincelei um pouco de leite vegetal nos pães e salpiquei umas sementinhas de papoula – só porque eu tinha bastante sementes em casa…
passo 6 – assar
Preaqueça muito bem o seu forno – isso faz muita diferença para assar pães, eu costumo ligar meu forno 30 minutos antes de assar o pão, na temperatura máxima. Asse por 25 a 30 minutos a 190 graus.
Saudavel e saboroso.
Que receita maravilhosa! Já fiz duas vezes e ficou perfeita.
Amo suas receitas. Muito obrigada por disponibilizá-las!
Legal que gostou – eu amo essa receita!