Linguiça Vegana


Linguiça Vegana

Olha que já fazia mais de 1 mês que eu não postava nenhuma nova receita aqui no blog…eu estava trabalhando demais, sem tempo para quase mais nada, mas agora nesses dias entre Natal e Ano Novo estou de bouas, então cá estou! Aproveitando que hoje é segunda feira, venho trazer essa receita de linguiça vegana para a famosa segunda sem carne.

Eu fiz essa receita em um dia que eu estava super com vontade comer um cachorro quente! Tão gostoso né…eu particularmente nunca gostei de salsicha, mas de linguiça eu sempre gostei…porém já quase não como mais linguiças de carne a não ser que seja ‘free range’, mas mesmo assim…muito raro! Então fiz esse hot dog meio estilo dinamarquês: simples, bonito e gostoso – apenas pão, um tiquinho de maionese, a linguiça, picles de cebola roxa e um delicioso relish de pepino.

Você pode também fazer o pão usando a minha RECEITA DE BRIOCHE VEGANO! Aqui no blog também tem a receita deste PICLES DE CEBOLA ROXA E CERVEJA [esse picles é especial, você deveria fazer em casa urgentemente]. ACESSE ESSAS RECEITAS clicando nos banner abaixo:

Para o RELISH DE PEPINO, não postei ainda aqui no blog, mas é muito fácil: eu apenas retiro a polpa do pepino, corto bem pequenino, coloco em uma peneira e salpico sal, você vai ver que sai bastante água. Depois coloco em uma panela com uma folha de louro, pimenta do reino, açúcar e vinagre – use seu bom senso nas quantidades! – e deixe cozinhar até engrossar um pouco. Fica delicioso com hot dog!

você conhece o ‘movimento’ #segundasemcarne ?

Essa campanha elegeu a segunda-feira por ser aquele famoso dia de mudança e de iniciar algo novo. E o legal disso é, quando você decide aderir ao movimento, pode saber que há milhares – ou talvez milhões –  de pessoas fazendo parte da mesma coisa! Muitas escolas, universidades e grandes empresas também aderiram, servindo somente comida sem insumos animais às segundas feiras.

Se você decidir aderir à esse movimento, aproveite para abrir sua mente e explorar novos alimentos e sabores, afinal de contas Segunda sem Carne não significa comer somente salada – embora haja muitas saladas que representam muito bem uma refeição completa! Para quem quiser saber mais sobre, dá uma olhadinha nesse site: https://www.svb.org.br/pages/segundasemcarne/


Bem, voltando à deliciosa receita de linguiça vegana, devo dizer que o preparo é super simples, mas abaixo quero apenas explicar brevemente sobre um dos ingredientes dessa receita – a FARINHA DE GLÚTEN – pois sei que ela não é tão familiar para algumas pessoas.

O que é a Farinha de Glúten?

farinha de glúten é o trigo inteiro moído e com adição de glúten, resultando numa farinha com maior teor de glúten e proteínas. O glúten é a proteína do trigo e 50g dela contém cerca de 21g de carboidratos e 20g de proteínas! O mais interessante é que a farinha de glúten é muito usada por quem está de dieta, mais especificamente, pelos seguidores da dieta Dukan! Segundo o site oficial Dukan, a farinha de glúten é permitida em todas as fases da dieta mas em quantidades bem moderadas. IMPORTANTE: Pessoas que sofrem da doença celíaca não podem ingerir o produto! A lógica da inclusão da farinha de glúten na dieta Dukan seria justamente o alto teor proteico, que acabaria “compensando” os carboidratos da farinha. Curioso, não?


120 gramas [1/2 lata] de feijão branco ou grão de bico cozido e escorrido [reserve a água – aquafaba]

80ml de aquafaba [água do cozimento do feijão / grão de bico]

200ml de caldo de legumes ou cogumelos

1 colher [sopa] de azeite

1 colher [sopa] de molho de soja

2 colheres [sopa] de fumaça líquida [pode substituir pela versão em pó ou por molho barbecue]

1 colher [sopa] de molho barbecue

2 dentes de alho espremidos

150 gramas de farinha de gluten [veja explicação acima]

2 colheres [sopa] de levedura nutricional

1 colher [sopa] de farinha de trigo sarraceno [pode substituir por centeio ou aveia]

2 colheres [sopa] de cebola em pó

2 colheres [chá] de páprika defumada

2 colheres [chá] de sálvia desidratada

1 colher [chá] de sal

1/2 colher [chá] de pimenta do reino moída [ou outra pimenta de sua preferência]

1. Coloque os ingredientes secos em uma tigela grande e larga, misture rapidamente e reserve;

2. No liquidificador coloque os ingredientes líquidos, os grãos cozidos e o alho espremido e vá pulsando. Não bata muito, não queremos que a misture fique homogênea, a ideia é deixar alguns pedaços de grãos mesmo;

3. Derrame essa mistura sobre os ingredientes secos que você preparou no passo 1 e vá mexendo até formar uma massa. Sove por aproximadamente 3 minutos até ficar com aspecto homogêneo;

4. Divida a massa em 8 partes, forma as linguiças com cada parte, enrole cada uma em filme plástico. Leve para cozinhar em uma panela grande [tampada] por 40 minutos, em fogo baixo;

5. Retire as linguiças da panela, coloque sobre uma superfície [use uma tábua ou até mesmo um prato] e deixe esfriar um pouco. Retire o filme plástico e estão prontas! Grelhe-as em uma frigideira ou grill antes de comer – para ficarem quentinhas por dentro e crocantes por fora. Uma delícia! As linguiças duram por até 5 dias na geladeira.


2Comments

Add yours
  1. 1
    Viviane Peixoto

    Boa noite! Com todo respeito, mas essa receita é a maior furada! Tentei fazer com as proporções e não formou massa de jeito nenhum. O chato é que gasta ingredientes para nada. Deveria rever a receita.

    • 2
      Bruna Neute

      Ola Viviane. Que pena que a receita nao funcionou PARA VOCE – ja fiz milhares de vezes, inclusive tem o video ai no post, mostrando que de furada nao tem nada. Furada mesmo é a forma como vc se dirige as pessoas e lhida com suas frustacoes – reveja isso.

+ Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.