As 10 cidades mais fofas que visitei em 2016


As 10 cidades mais fofas que visitei em 2016

2016 foi o ano em que decidi tirar um sabático – refrescar a mente, adquirir mais cultura, ver o mundo, pesquisar novos ingredientes e cozinhar mais, sempre! Desde então foram 10 países visitados e uma infinidade de cidades lindas e interessantes. Decidi listar as 10 mais fofas – na minha visão

#1 DINAN, FRANÇA

Uma cidade medieval localizada no interior da Bretanha, próximo à Normandia. Passear pelas cidades dessas duas regiões é se apaixonar todos os dias, é uma cidade mais linda do que a outra, e repletas de ótimas boulangeries! O Rio Rance passa pelo perímetro da cidade, e de lá é possível fazer um passeio de barco até Saint-Malo (outro lugar incrível, a beira do Atlântico!) ou visitar a cidade de Lanvalley, que fica do lado direito do rio.

Centrinho da cidade
Centrinho da cidade


#2 BATH, INGLATERRA

Essa pequenina e charmosa cidade pertence ao condado de Somerset, sudoeste do país. A cidade é super animada e repleta de atrações interessantes para serem exploradas, como por exemplo As Termas Romanas. O lindo rio Avon circunda todo o centrinho histórico. Lindo demais!

O rio Avon e a ponte Pulteney
O rio Avon e a ponte Pulteney


#3 EDINBURGH, ESCÓCIA

Sim, apesar de ser uma capital, Edinburgh é uma cidade mega fofa! Tem uma atmosfera ótima, não é barulhenta como a maioria das capitais e lá você encontra tudo o que precisa. Tem tanto bairro charmoso…. Aquele tipo de cidade em que cada bairro tem um rico comércio local bacanérrimo – cafeterias, restaurantes, lojas de queijos…de tudo um pouco. Aliás tem um post sobre a Escócia neste link. Apesar de o clima ser meio louco (em 5 minutos tudo muda!), o céu está quase sempre azul. As construções são bem típicas e similares por quase toda a cidade – e em um tom meio acinzentado meio amarronzado quase triste, não fossem as portas coloridas e as fachadas também coloridas do comércio local. Eu não sei explicar exatamente, mas essa é uma cidade que conquistou mesmo meu coração, um dos daqueles lugares que a gente pensa: “Hum, eu poderia morar aqui!”. Eu poderia.

Grassmarket - resume bem o que eu disse sobre as cores das construções
Grassmarket – resume bem o que eu disse sobre as cores das construções


#4 BEAUNE, FRANÇA

Essa linda e pitoresca cidade está no coração da Borgonha (post completo aqui), uma importante região vinícola da França. Em um dia dia ensolarado, que tal visitar o mercado de rua da cidade? Repleto de produtos locais deliciosos e fresquinhos. Depois escolha em dos muitos restaurantes espalhados pela área central para degustar pratos típicos como Escargots e Bouef Bourguignon. Bacana também fazer uma degustação de vinhos em algum Wine Bar local ou até um tour por uma vinícola da região. Acho que eu poderia morar em Beaune também…

Gostei muito de Beaune!


#5 FREIBURG, ALEMANHA

Visitei essa cidade em um dia de chuva, e mesmo assim foi amor a primeira vista:  cidade é linda, super tranquila, cheia de pessoas educdas e boa comida! Tem um mercado central com comidas de vários lugares do mundo, inclusive do Brasil! Boas cafeterias e confeitarias também não faltam por lá: se puder, prove o verdadeiro bolo floresta negra e a cheesecake alemão – são realmente uma delícia! Aos sábados acontece uma enorme feira na praça da igreja – por lá vi muitas frutas e vegetais coloridíssimos e muitas iguarias locais, um mercado sensacional.



#6 COLMAR, FRANÇA

A fofinha Colmar está no coração da Alsácia, na fronteira com a Alemanha e a Suíça. Está cercada por outras tantas lindas cidades que, como Colmar, fazem parte da rota do vinho dessa região. A culinária nessa região é riquíssima, não deixe de ir a um bom restaurante. As lindas construções, os canais e as flores por todos os lados encantam à primeira vista.

IMG_7659
Um encanto!


#7 RIBEAUVILLE, FRANÇA

Também localizada na rota dos vinhos na Alsácia, essa pequenina cidade é um destino certeiro aos interessados em cultura, história, vinhos e gastronomia. O cenário? Lindas ruas coloridas e repleta de flores, além do castelo que se destaca no alto de uma colina.

Domingo de sol em Ribeauville!
Domingo de sol em Ribeauville!


#8 BASILÉIA, SUÍÇA

A terceira maior cidade da Suíça, e também considerada sua capital cultural, é uma cidade onde, na hora do almoço, as pessoas pegam suas comidas e vão sentar na beira do rio ou em um lugar tranquilo qualquer. Basel é assim – uma cidade grande e ao mesmo tempo repleta de fofura. Pessoas educadas e gentis, ruas agradáveis para passear e o lindo rio Reno corta todo seu centro – é tão gostoso parar a beira dele e ficar só observando o movimento e a beleza das pequenas coisas…


#9 KOBARID, ESLVÊNIA

Ah, Eslovênia…esse país inteiro me encantou muito, e Kobarid teve um clima especial por muitos motivos: a cidade é mega pequena – um astral meio rural até, as pessoas eram muito cordiais, eu estava com meu namorado e tivemos um jantar mara num restaurante local (Hisa Franko, descrevi essa experiência em um post). Tudo muito especial, inesquecível!

IMG_8299
Chegando em Kobarid


#10 MONOPOLI, ITÁLIA

Uma cidade pacata mas onde as coisas acontecem – assim é Monopoli, localizada na região de Bari, em Puglia. Um clima super amistoso, um centro histórico super gracioso, banhada pelo lindíssimo mar Adriático e muita história para se conhecer – como todas as cidades antigas do velho continente. A culinária da região é rica em frutos do mar, vegetais e muita massa, e pela cidade encontramos todo o tipo de comércio: desde lojas de queijos (a burrata é uma especialidade local) a lojas de vinhos, pastificcios, salumerias, quitandinhas…essa é outra cidade onde eu moraria…fácil, fácil…



LEIA MAIS SOBRE VIAGENS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.