Uau, faz meses que n\u00e3o posto nada aqui no blog – mil coisas. Finalmente hoje vim escrever esse post sobre essa trip que fiz com meu marido em Junho, quando comemoramos nosso anivers\u00e1rio de casamento [6 anos esse ano], e decidimos que sempre iremos fazer uma viagem nesta data, como se fosse uma nova lua de mel. Por enquanto o plano est\u00e1 indo bem: no ano passado fomos pra Corfu, na Gr\u00e9cia [foi uma viagem mais do que maravilhosa, n\u00e3o tem post aqui, mas tem muitos stories salvos l\u00e1 no INSTA].<\/p>\n

Esse ano eu estava planejando uma trip para o sul da Fran\u00e7a: eu j\u00e1 fiz essa viagem sozinha, em 2015, e meio que sempre quis voltar com algu\u00e9m especial, mas a trip acabou n\u00e3o rolando, e de \u00faltima hora decidimos ir para a Espanha. A trip durou 8 dias, e visitamos CADIZ, JEREZ E SEVILHA<\/strong>.<\/p>\n

Pegamos um voo direto aqui de Edimburgo para Sevilha, chegando l\u00e1 alugamos um carro e dirigimos at\u00e9 C\u00e1diz [rapidinho, 1 hora e meia de estrada boa e sem ped\u00e1gio!]. Durante nossa estada em C\u00e1diz fizemos um bate e volta at\u00e9 Jerez [ah, os vinhos], depois de 4 dias voltamos para Sevilha e ficamos por l\u00e1 por mais 3 dias.<\/strong> Vou explicar tudo abaixo.<\/p>\n

AEROPORTO DE SEVILHA – CADIZ<\/strong><\/span><\/h4>\n

P\u00e9 na estrada: chegamos em C\u00e1diz pouco depois do meio dia, fizemos check in no nosso hotel [ficamos hospedados em uma \u00e1rea chamada La Vina, gostei bastante] e logo fomos andarilhando em busca de comida e bebida. Em tempo: em toda viagem que eu fa\u00e7o, eu pesquiso sobre bons lugares para beber e comer, inclusive pesquiso at\u00e9 hor\u00e1rio de funcionamento, que \u00e9 pra encaixar mesmo nos meus planos.<\/strong> Ali\u00e1s, \u00e9 bom saber que a Espanha tem hor\u00e1rios bem peculiares em se tratando de bares e restaurantes: basicamente todos os lugares funcionam entre 1 e 3 ou 4 da tarde, depois fecham e s\u00f3 reabrem a partir das 7:30 \/ 8 da noite. Logo tive que me acostumar a jantar mais tarde. No problemo.<\/p>\n

Paramos num lugarzinho muito massa chamado TABERNA CASA MANTECA<\/strong><\/span> – era tudo o que eu queria: mesinhas na rua [tranquila], cerveja boa gelada e umas tapas riqu\u00edssimas: comemos de tudo um pouco, entre queijo de cabra com geleia de aspargos, carpaccio de atum, croquetas de jam\u00f3n e umas Tortillitas de Camarones<\/em>. <\/b>Claro que tomei tamb\u00e9m um bom vermute, porque sou f\u00e3 e a Espanha \u00e9 boa nisso!<\/span><\/p>\n

\"\"\"\"<\/p>\n

C\u00e1diz \u00e9 uma delicinha de cidade praiana: tem uma atmosfera at\u00e9 tranquila – mas aos finais de semana bomba! Tive a impress\u00e3o que muitas pessoas que moram ali na regi\u00e3o passam os fins de semana em C\u00e1diz na \u00e9poca do ver\u00e3o. Achei as pessoas muito tranquilas, simp\u00e1ticas e te tratam muito bem! Eu adorei essa cidade.<\/p>\n

Confesso que n\u00e3o tirei muitas fotos da cidade e tampouco de todos os restaurantes que fui – estava um pouco off – mas vou deixar aqui abaixo umas indica\u00e7\u00f5es de onde visitar e ONDE COMER EM C\u00c1DIZ<\/strong>:<\/span><\/p>\n

# MERCADO CENTRAL DE ABASTOS:<\/strong><\/span> um super mercad\u00e3o, maravilhoso pra comprar bons ingredientes [peixes e frutos do mar \/ frutas e vegetais] e tamb\u00e9m tem uns lugarzinhos pra comer – eu e o marido sentamos em uma taberna pra tomar um Fino e comer uns queijos e embutidos locais. Pra quem n\u00e3o conhece [eu n\u00e3o conhecia tanto antes dessa trip] Fino \u00e9 um dos vinhos tradicionais de Jerez, produzidos com as uvas Palomino. Delicado e sutil – servido geladinho, \u00e9<\/span> um aperitivo e tanto! Eu meio que me apaixonei.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Outros lugares sucesso para comer e beber por l\u00e1 – por\u00e9m sem fotos, perdona me.<\/p>\n

# TABERNA LAS BANDERAS:<\/span> <\/strong>tem muitos vinhos em ta\u00e7a e alguns bons vermutes, al\u00e9m de comidinhas como queijos, embutidos e anchovas.<\/p>\n

# TABERNA EL TIO DE LA TIZA:<\/strong><\/span> esse restaurante tinha uma vibe muito gostosinha, eu amei demais. Fomos para jantar, tinham muitas mesas em uma pra\u00e7a [sim, bem no meio da pra\u00e7a, sem muita regra], uma comida simples e super deliciosa, vinhos bons. Acertamos em cheio! Comemos muito bem aquela noite.<\/p>\n

# TABERNA LA MANZANILLA:<\/strong><\/span> essa taberna \u00e9 um lugar mega interessante – fica em uma ruazinha bem singela, e se bobear voc\u00ea passa batido. \u00c9 daqueles lugares antigos e tradicionais. A taberna \u00e9 muito pequena, mant\u00e9m as caracter\u00edsticas arquitet\u00f4nicas que eu julgo serem originais e s\u00f3 vende 1 produto: vinhos de Jerez. O legal \u00e9 que voc\u00ea encosta ali no balc\u00e3o, o dono te atende e te recomenda algo, dependendo do que voc\u00ea goste mais, ou menos. Eu fiquei ali trocando uma ideia com ele, ouvindo um pouco as explica\u00e7\u00f5es sobre os vinhos que ele tinha por l\u00e1. Ai ele te serve umas azeitonas e voc\u00ea degusta seu vinhozinho. Um lugar para uma parada r\u00e1pida – que tal um aperitivo antes do jantar? – e imperdivel para quem gosta de conhecer mais sobre a cultura e produtos locais.<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

# RESTAURANTE ENTRE CASTILLOS<\/strong>:<\/span> esse restaurante n\u00e3o estava na minha lista. estava passando, dei uma olhada no menu do dia e resolvi arriscar. Pedi um simples peixe grelhado com uma salada [essa \u00e9 minha comida favorita da vida] e fui muito…muito feliz!<\/p>\n

# RESTAURANTE SONAMBULO<\/strong>:<\/span> esse lugar \u00e9 um must go se voc\u00ea quiser uma refei\u00e7\u00e3o especial. Esse restaurante foi um verdadeiro achado – um lugar muito aconchegante, com servi\u00e7o de primeira e comida pra l\u00e1 de especial. Uma pena que no habemus<\/em> nenhuma foto deste lugar.<\/p>\n

UM BATE E VOLTA ATE JEREZ<\/strong><\/span><\/h4>\n

No terceiro dia de viagem fizemos um bate e volta at\u00e9 Jerez – claro que eu n\u00e3o podia deixar de visitar esse lugar que produz vinhos maravilhosos, e que, num geral, conhecemos pouco sobre. Meia horinha de estrada est\u00e1vamos em Jerez. \u00c9 poss\u00edvel ir de trem ou de \u00f4nibus. Hoje em dia eu tenho um pouco de pregui\u00e7a do rol\u00ea trem \/ bus\u00e3o, a menos que seja muito f\u00e1cil e r\u00e1pido. Caso contr\u00e1rio, alugo um carro e fa\u00e7o meu hor\u00e1rio.<\/p>\n

Chegando em Jerez, fomos dar uma volta pela \u00e1rea central e passamos pelo Mercado Central de Abastos [sim, e o mesmo nome do mercado de Cadiz], que devo dizer, \u00e9 bem ca\u00f3tico e tumultuado. De l\u00e1 caminhamos at\u00e9 o ALCAZAR DE JEREZ<\/strong>, tem uma pra\u00e7a super bonita e um pouco buc\u00f3lica por ali. Admiramos um pouco a paisagem, tiramos algumas fotos e fomos para nossa degusta\u00e7\u00e3o de vinhos na BODEGA CAYETANO DEL PINO<\/strong>. Primeiro rola um tour bem legal e explicativo pelas instala\u00e7\u00f5es deles, e depois degustamos 4 dos vinhos que eles produzem: Fino, Amontillado, Palo Cortado e Cream<\/strong>. Os vinhos de Jerez, basicamente, s\u00e3o vinhos fortificados, para serem degustados ou como aperitivo [no caso dos Finos e Amontillados, servidos gelados, s\u00e3o mais leves] ou como vinhos de sobremesas e\/ou digestivos [Palo Cortado e Cream]. Eu curti muito o tour e os vinhos – e nos meus dias em Sevilha, experimentei muitos vinhos de Jerez pelas bodegas da cidade.<\/p>\n

De l\u00e1, foi mais uma pernadinha at\u00e9 a Plaza del Arenal – la paramos para petiscar na TABERNA JEREZ<\/strong>: um restaurante muito bem recomendado, que achei bom, mas tamb\u00e9m nada de especial. Alguns vinhos e tapas depois, voltamos para C\u00e1diz.<\/p>\n

Jerez n\u00e3o tem l\u00e1 tanto o que se ver e fazer, s\u00f3 acho que vale ficar hospedado l\u00e1 caso voc\u00ea queira ficar em um hotel especial [tem alguns, que pertencem a umas Bodegas] que organizam algumas atividades espec\u00edficas e tamb\u00e9m jantares harmonizados. Caso contr\u00e1rio, um bate e volta est\u00e1 de bom tamanho. .<\/p>\n

\n<\/h4>\n

Por fim, no quarto dia de viagem, dirigimos de volta at\u00e9 Sevilha<\/strong><\/span><\/h4>\n

P\u00e9 na estrada novamente: devolvemos o carro no aeroporto [n\u00e3o precisa de carro em Sevilha, usei muito t\u00e1xi, funciona muito bem!] e fomos fazer check in no nosso hotel. Em tempo: antes de partirmos para essa viagem, eu estava acompanhando a previs\u00e3o do tempo e fiquei um pouco apavorada, porque a temperatura m\u00e9dia estava em torno de 34 graus. Eu definitivamente n\u00e3o me dou muito bem com altas temperaturas! Para minha sorte, o term\u00f4metro baixou para uns 27 – 30 graus quando eu estava por l\u00e1 – o que ainda \u00e9 bem quente, mas nada desesperador.<\/p>\n

Sevilha \u00e9 uma cidade mega intensa, com uma vibe legal e alegre, parece que tem muita coisa acontecendo, sempre! De fato tem um milh\u00e3o de lugares legais para comer e beber, fica at\u00e9 um pouco dif\u00edcil decidir onde ir. D\u00e1 assim uma vontade imensa de ficar ‘perambulando’ de bar em bar, de bodega em bodega, comendo e bebendo tudo o que a cidade tem para oferecer. Ficamos 3 dias e meio em Sevilha e foi suficiente para conhecer [e comer] tudo!<\/p>\n

Nas fotos abaixo: SETAS DE SEVILLA<\/strong>. \u00c9 uma mega estrutura constru\u00edda sobre a Plaza de la Encarnaci\u00f3n<\/strong><\/em>. Interessante, ousada, cheia de vida. Amo essas interven\u00e7\u00f5es que trazem mais uso para a cidade. A hist\u00f3ria conta que em 1800 e poucos havia um mercado [feira] nessa pra\u00e7a, que foi demolido bem mais tarde, em 1973. L\u00e1 em 2004 lan\u00e7aram um concurso de ideias para a pra\u00e7a – e nada melhor do que isso para encontrar um projeto que se encaixa perfeitamente na necessidade de um espa\u00e7o ou cidade. A constru\u00e7\u00e3o foi inaugurada em 2011, e diversas atividades acontecem ali: apenas caminhar pela pra\u00e7a, para admirar e entender o espa\u00e7o j\u00e1 \u00e9 uma bela atividade por si s\u00f3. A cobertura \u00e9 um mirante 360 graus, onde podemos andar, e de noite fica muito atraente com sua ilumina\u00e7\u00e3o toda colorida. Todo o entorno \u00e9 repleto de restaurantes, bares, caf\u00e9s e lojas. O mercado ganhou um espa\u00e7o coberto e organizado. Um putsa projeto interessante!<\/p>\n

\"\"<\/p>\n

Ah, em tempo: uma coisa que fizemos e recomendo muito \u00e9 ir ver uma apresenta\u00e7\u00e3o de FLAMENCO<\/strong> – \u00e9 realmente muito bonito e at\u00e9 emocionante, d\u00e1 para sentir a paix\u00e3o dos artistas por essa cultura maravilhosa. Fomos assistir uma apresenta\u00e7\u00e3o no Museo <\/span>del<\/span> baile <\/span>Flamenco<\/span><\/span><\/strong><\/em>. Aprovad\u00edssimo.<\/p>\n

E se a cidade que vou visitar tem rio, eu com certeza farei um passeio de barco<\/strong>, gosto muito de ver a cidade de outro \u00e2ngulo – e em Sevilha n\u00e3o foi diferente.<\/p>\n

Outra atividade imperd\u00edvel em Sevilha<\/strong> \u00e9 visitar o bairro chamado TRIANA<\/strong>: fica do outro lado do rio, tem uma vibe um pouco mais tranquila e um mercado pra l\u00e1 de sensacional [veja aqui na lista abaixo]. Por favor, n\u00e3o perca este bairro, e muito menos seu Mercado.<\/p>\n

ONDE COMER EM SEVILHA<\/span><\/strong><\/span><\/h4>\n

Vou listar brevemente aqui os meu lugares favoritos para comer em Sevilha<\/strong>. Como eu e meu marido curtimos muito gastronomia, sempre pesquisamos onde comer e, num geral, sempre reservamos. Por exemplo: se voce quer ir a um restaurante super legal, que serve menu degusta\u00e7\u00e3o ou qualquer outra experiencia super interessante, precisa necessariamente reservar – e isso vale para qualquer cidade do mundo! Bora la entao para minhas recomenda\u00e7oes de onde comer em Sevilha<\/strong>.<\/p>\n

#1 MERCADO DE FERIA<\/strong><\/span><\/h4>\n

Essa foi nossa primeira parada assim que chegamos em Sevilha – foi uma caminhadinha rapida do nosso hotel. Esse Mercado e aquela vibe de sempre em locais como esse: ingredientes locais e de boa qualidade [que normalmente nao se encontra facilmente] e varios restaurantes gostosinhos. Varios mesmo! Eu fiquei com vontade de ir em todos, mas tudo estava muito cheio de gente sendo feliz com boa comida, bebida e papo, enctao sentamos mesmo onde tinha lugar – Jaleo.<\/p>\n

Pedimos umas cervejas locais bem geladinhas e algumas Tapas: boquerones fritos<\/strong> [anchova frita – uma delicinha!], salmorejo con ajo blanco<\/strong> [sopa fria<\/span> t\u00edpica da Andalusia], patatas bravas<\/strong> e alguns<\/span> pintxos de anchovas com azeitona [chama-se Gildas<\/strong>, achei fofo!]. Foi um bom come\u00e7o, com certeza.<\/p>\n

#2 Vinoteca Lama la uva<\/span><\/span><\/strong><\/span><\/h4>\n

Uma enoteca e loja de vinhos. Em nosso primeiro dia em Sevilha, paramos l\u00e1 para comprar uma garrafa de algum vinho legal, pra tomar uns aperitivos no nosso hotel, entre um passeio e outro, j\u00e1 que t\u00ednhamos um pateo super agrad\u00e1vel. Levamos ent\u00e3o uma garrafa de vinho laranja org\u00e2nico<\/strong>. Espanhol, por supuesto. Muito bom.<\/p>\n

Outro dia voltamos para bebericar um vinhozinho por l\u00e1. O conceito \u00e9 bem interessante: eles n\u00e3o tem uma carta fixa de vinhos. O sommelier conversa um pouco com voc\u00ea, pergunta o que mais gosta e ent\u00e3o te sugere algumas op\u00e7\u00f5es dentro de suas prefer\u00eancias e budget. Achei que funciona legal. Experimentamos alguns vinhos brancos, charcuterie e queijos [um tapa na cara da harmoniza\u00e7\u00e3o de vinhos, diga-se de passagem, mas estava um dia muito quente…]. Tudo local. Tudo gostoso. Essa enoteca fica ali junto das Setas de Sevilla. Passe l\u00e1, voc\u00ea vai gostar!<\/p>\n

#3 El <\/span>riconcillo<\/span><\/span><\/span><\/strong><\/h4>\n

Esse lugar \u00e9 absolutamente fant\u00e1stico, uma joia, e acho mesmo que \u00e9 imperd\u00edvel visita-lo caso voc\u00ea v\u00e1 para Sevilha [dica sensacional: se voc\u00ea quiser uma mesa, precisa reservar, caso contr\u00e1rio, d\u00e1 pra ficar ali pelo balc\u00e3o, o que super recomendo, porque dali voc\u00ea v\u00ea todo o movimento da cozinha e do bar, e conversa com o pessoal mega simp\u00e1tico que atende no balc\u00e3o, al\u00e9m de tamb\u00e9m interagir com outros clientes. Ah, e conseguir um lugar ali, mesmo no balc\u00e3o, \u00e9 bem disputado, ent\u00e3o a dica \u00e9 chegar cedo, tipo na hora de abertura mesmo, porque 5 minutos depois disso j\u00e1 se forma uma fila imensa na rua.<\/p>\n

Encoste ali no balc\u00e3o, pe\u00e7a uma bebidinha [tem algumas cervejas, vinhos e vermutes] e divirta-se com o menu: tem muita op\u00e7\u00e3o gostosa, os pre\u00e7os s\u00e3o muito honestos e a comida \u00e9 realmente boa. Os caras sabem o que est\u00e3o fazendo: o local foi fundado em 1670, \u00e9 um estabelecimento cl\u00e1ssico da cidade, e que mant\u00e9m sua autenticidade e qualidade nos produtos e no atendimento – \u00e9\u00a0 de se admirar um local como esse, eu fico at\u00e9 meio emocionada… Sempre vale prestigiar estabelecimentos como esse que, apesar de serem super conhecidos e j\u00e1 terem sua fama, continuam com o bom trabalho, porque no fim, e ‘s\u00f3 isso’ o que eles querem: fazer um bom trabalho.<\/p>\n

#4 <\/strong><\/span>MERCADO DE TRIANA<\/strong><\/span>
\n<\/span><\/span><\/h4>\n

Nossa, esse Mercado, eu nem sei como explicar: gostei no momento em que coloquei os p\u00e9s. N\u00e3o \u00e9 muito grande – o que acho \u00f3timo – e \u00e9 o t\u00edpico Mercado: legal pra encontrar ingredientes diferentes e tem muitos lugarzinhos pra sentar e comer umas tapas, acompanhadas de um bom Vermute ou um vinho gostoso. Eu e meu marido, quando vamos em lugares assim, gostamos de sentar em v\u00e1rios lugares para comer e beber. Sim, a gente aproveita o m\u00e1ximo – sem sombra de d\u00favidas!<\/p>\n

Primeiro sentamos em um lugarzinho pra beber algo fresco [vinho laranja e vermoute] e comer uns pintxos. Depois paramos pra comer um Jamon [foi dos melhores que ja provei] e da-lhe mais vermoute. Por fim, claro, provamos uma Paella – que estava bem gostosa, mas nada de extraordinario. Depois de tudo isso, haja mais andanca pela charmosa TRIANA.<\/p>\n

\n\u00a0<\/span><\/p>\n

#5 LA AZOTEA, LA TIENDA DE TAPAS<\/strong><\/span><\/h4>\n

Conforme eu disse l\u00e1 no come\u00e7o do post, eu sempre reservo<\/span> com anteced\u00eancia os restaurantes que quero muito conhecer, e sempre tenho uma esp\u00e9cie de ‘listinha backup’ com outros lugares para comer, caso haja oportunidade. Esse era um destes lugares – e ainda bem que fomos! Esse bar de tapas tem uma proposta um pouco mais contempor\u00e2nea, utilizando algumas receitas tradicionais e ingredientes locais.<\/p>\n

Muito bom estar de f\u00e9rias, sentar em um bom bar de tapas com a sua pessoa preferida no mundo, provar comida e bebida de boa qualidade e observar o movimento da rua em uma noite quente. Nessa noite rolou: vinho rose [so tomei vinhos locais nessa trip, obvs!], sardinha com brioche, peixe grelhado com ajo blanco, ensaladilla rusa [uma especialidade local – basicamente batata cozida, atum e maionese. Essa aqui tinha um twist: o atum era muito bom, e a maionese, leve e perfeita. Prove!].<\/p>\n