Vamos plantar tomates?
Acho lindo plantar nosso próprio alimento – o privilégio de ver as sementinhas germinando, depois virar uma pequena muda, crescer e colher não tem preço! E ando num faniquito danado aqui, plantando de tudo um pouco. No último mês germinei tomate, tomate cereja, pimentão, morango e algumas ervas – a maioria já está crescendo! Lindo demais ver a natureza se transformando.
É muito fácil plantar – alguns vegetais e frutas você nem precisa comprar a semente, sabia disso? Os tomates são um bom exemplo: as sementes estão dentro deles, e muitas vezes as descartamos, certo? Então, se você quiser saber como plantar tomates, abaixo aqui o passo a passo – muito simples!
VAMOS PRECISAR DE:
1 vaso de plástico (se não tiver, improvise com potinhos de iogurte ou qualquer plástico que você iria descartar – só tome o cuidado de fazer uns 3 furinhos na parte de baixo, para a água escorrer e a terra respirar)
Pedriscos ou argila expandida
Terra adubada
Parte interna do tomate
COMO FAZER
1. Forre o fundo do vaso com uma camada de pedrisco ou argila expandida;
2. Preencha 3/4 do vaso com a terra e por cima coloque as partes internas do tomate;
3. Cubra agora com uma camada de 2cm de terra. Pronto – não disse que era simples?
COMO CUIDAR
1. Eu não deixo meus vasinhos na área externa, pois as mudas ainda são muito sensíveis, então muito sol ou vento não fazem bem. Mas você pode tentar e me contar depois, acho mesmo que tudo depende do clima – eu comecei a germinar há um mês atrás, e aqui na França estava bem frio, às vezes ventando forte e chovendo, ou seja, nada iria nascer com esse clima. Você pode deixar, por exemplo, na lavanderia. Ou se o clima estiver ameno (como primavera ou outono) pode deixar na sua varanda ou alguma parte coberta do seu quintal. Importante: se estiver muito frio, cubra a terra com folhas secas, caso contrário as sementes correm o risco de não germinar. As sementes começarão a germinar em 10-15 dias, e quando isso acontecer é bom que elas peguem o sol da manhã por algumas horas;
2. Molhe todos os dias, de preferência pela manhã – mas sem encharcar a terra, eu uso um borrifador, é perfeito para isso;
3. Quando a muda começar a crescer bastante, deverá ser transplantada para seu local definitivo – pode ser uma vaso maior ou até em um canteiro, caso você tenha essa opção. Minhas mudas tem apenas 30 dias – assim que eu transplantar farei um update aqui no post. Olhem aqui as fotos das minhas mudas:
#15 DIAS
#30 DIAS
As mudas agora estão crescendo rápido – afinal de contas, a primavera está chegando e o clima está bem melhor agora.
#90 DIAS
Pouco mais de 90 dias após plantar as sementinhas, meus pés de tomate vão bem – ainda sem tomates, claro, mas estão crescendo bem.
#150 DIAS
#180 DIAS
RECEITAS COM TOMATE
VIEIRAS GRELHADAS COM TARTARE DE TOMATES COLORIDOS
GALETTE DE TOMATES E COGUMELOS
+ There are no comments
Add yours