Semifreddo de Baunilha
Comecei a gostar de sorvete aos 32 anos de idade em uma viagem para a Itália! Depois disso eu encanei que queria aprender a fazer sorvete, ou ao menos um semifreddo [digamos que é uma versão mais leve do sorvete, e muito… mas muito saboroso!].
Encontrei uma receita de semifreddo interessante no livro do Jamie Oliver O Chef Sem Mistérios.
Na primeira vez que fiz a receita amei, mas achei que poderia ficar ainda melhor, então fui adaptando o modo de preparo até chegar no resultado que considero ideal. Me apaixonei tanto por essa receita de semifreddo que uma época da minha vida eu sempre mantinha uma certa quantidade dele no freezer – meu vício era comer com mel! Ou castanhas caramelizadas! Ou caramelo!
INGREDIENTES
4 ovos caipiras grandes
500gr de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
5 colheres de sopa (rasas) de açúcar
PREPARO
O modo de preparo é bem simples, são apenas 3 passos e você vai precisar de: 3 bowls de inox, 1 fouet, 1 espátula, 1 peneira e batedeira.
1. Antes de começar coloque o creme de leite no freezer;
2. Retire as sementes da fava da baunilha fazendo um corte em seu comprimento e raspando as sementes com a ponta de uma faca. Em um bowl bata as sementes da baunilha com as gemas passadas por uma peneira e 1 colher de sopa de açúcar, até se tornar uma mistura mais clara. Reserve;
3. Agora, para as claras em neve [utilize ovos sempre em temperatura ambiente], coloque as claras no bowl e bata bem até espumarem. Sem parar de bater acrescente aos poucos 2 colheres de sopa de açúcar. Continue batendo até atingirem o ponto de neve;
4. Pegue o creme que você colocou no freezer, coloque em outro bowl, junte 2 colheres de açúcar e bata até ficar bem firme. Não queremos um chantilly, apenas um creme bem firme;
5. Agora junte a mistura de gemas ao creme e mexa com a espátula até agregar todos os ingredientes. Por último acrescente as claras em neve e mexa delicadamente, com movimentos de baixo para cima até misturar tudo;
6. Se você tiver a máquina de sorvete, utilize-a para bater e resfriar o sorvete – caso não tenha, coloque o sorvete em um recipiente plástico com tampa e leve ao freezer. A cada meia hora retire do freezer e bata a misture com um fouet, a fim de eliminar os picos de gelo e leve de volta ao freezer. Repita este processo por 3 a 5 vezes. Ou para facilitar você pode usar uma máquina para fazer sorvete, o resultado é sempre melhor…
7. Coloque o sorvete em um recipiente, cubra com celofane, tampe e coloque no freezer. O ideal é retirar o sorvete do freezer 30 minutos antes de servir.
RENDIMENTO: 10 porções
#dicas
Use um bowl grande para bater o creme, pois é nele que você vai colocar todos os ingredientes no final da receita.
Guarde a fava da baunilha que você utilizou no preparo da receita de semifreddo dentro de um pote com açúcar, e na próxima vez que preparar esta receita utilize este açúcar. Ele está perfumado e aromatizado com a baunilha! E claro que você pode ter um potão de açúcar baunilhado em casa e ir utilizando em suas receitas de bolo, waffles, panquecas…
Também só passei a apreciar sorvete depois de ir à Itália 🙂