Puglia – Sul da Itália
Em um mundo onde muito se fala em Roma, Veneza e Florença…vá a Puglia (em italiano, Apulia)! Essa bela região do sul da Itália já estava na minha (enorme!) lista de lugares para conhecer há um bom tempo. Em Novembro do ano passado estive na Itália e decidi dar um giro por lá. Coisa mais linda….
O interessante é escolher uma cidade para se hospedar e aos poucos ir conhecendo as outras cidades da região (o trem é uma ótima opção). Como eu gosto de cidades ao mesmo tempo pequenas e com alguma infra, escolhi Monopoli – aluguei uma casinha pequenina (mesmo!) em uma rua tranquila e fui muito feliz nos 10 dias que passei lá!
#MONOPOLI
Essa cidadezinha mega charmosa fica a 15 minutos de trem de Bari, a capital da região de Puglia.. É aquele tipo de cidade de interior onde todo mundo se conhece, todos conversam, todos sorriem. Me apaixonei mesmo. Apesar da cidade ser super pacata, por lá as coisas acontecem: as pessoas estão sempre andando pelas ruas…fazendo compras, sentadas em uma praça conversando ou tomando um cappuccino. As pessoas sorriem pra você na rua, te dão bom dia. Quando percebem que você é de outro país então…já engatam uma conversa (eu adoro conversar com os italianos). Um clima muito agradável e amistoso. Sabe aqueles lugares que você chega e pensa: “Tem algo de especial aqui…” – Monopoli é assim! É uma cidade feliz…muito diferente das grandes cidades da Itália – onde basicamente ninguém tá nem aí pra você e não fazem a mínima questão da sua presença.
A cidade tem um comércio local muito forte: quitandas, peixarias, pastificcio, caseificio (queijaria), emporio, salumeria, cafeterias, bares e restaurantes. É possível encontrar de tudo por lá. Tudo fresco. Tudo local. E tudo saboroso. E todo mundo é simpático com você. Como eu disse…cidade feliz!
E eu abusei disso: comi muita massa fresca, frutos do mar, salames, pão assado no forno a lenha, vegetais fresquinhos, queijos e vinhos. Falando em queijo: a Mozzarella e a Burrata são originarias de Puglia – então já que eu estava no lugar certo me esbaldei – o sabor é realmente muito especial, bem delicado. Com tomatinho cereja, folhas de manjericão, o pão assado no forno a lenha da quitandinha e um bom azeite…tá bom pra mim viu. Mas e o vinho? Ah, pois é. Andando pela cidade encontrei uma pequena loja que vende vinho e cerveja a granel – sim, isso mesmo! Logo na entrada da loja você dá de cara com os barris e eles engarrafam na hora pra você. Tem 4 tipos de vinho tinto (o Primitivo foi meu preferido!), um rosè e duas varidades de branco, bem como cervejas e azeites. Cada vez que eu ia até lá degustava uma tacinha e batia um papinho com a dona da loja.
A cidade tem um clima super gostoso – não estava frio (em torno de 18 graus) e os dias estavam bem ensolarados. Tem um centrinho histórico super bonito, um castelo interessante e é banhada pelo Mar Adriático!
Dependendo de quanto tempo você tem, dá pra conhecer toda a costa. No meu caso visitei Bari, Polignano a Mare e Lecce – vou fazer um resumo.
# BARI
A capital e também a maior cidade da região. Bacana para conhecer o centrinho histórico (Bari Vecchia), passear pela orla e comer Orecchiette (a massa mais típica da região e também uma tração turística, já que muitas nonas as prepara e deixa os tabuleiros secando ao sol). Tem um city tour de bike (Risció), interessante pra quem não quer andar muito (o guia pedala e você vai sentadinho lá atrás).
# POLIGNANO A MARE
Cidade antiguíssima construída na beira de falésias de 20 metros de altura – e esse é o charme! Inclusive tem um restaurante que funciona dentro de uma gruta – já ouviu falar? Mas como era quase inverno estava fechado. Legal também visitar a prainha super charmosa chamada Bastione di Santo Stefano (no verão bom, claro que em Novembro não tinha ninguém) e claro, se perder pelas vielinhas (tem alguns mirantes pelo caminho, vá atrás deles…siga o vento!). Claro que essa época do ano (Novembro) a cidade estava deserta, coma maioria do comércio fechado, mas super valeu a visita (só não recomendo ficar hospedado por lá essa época. Em Monopoli, onde me hospedei, estava tudo funcionando, pouquissimos restaurantes estavam apenas em recesso de 2 semanas).
# LECCE
A cidade que menos gostei. Não sei porque, mas não achei nada especial, de verdade. O que mais gostei por lá foi ter encontrado alguns Bar de Vinho pela cidade – mas só. Melhor visitar outras cidades como Ostuni, Fasano e Brindisi (lindíssima!) por exemplo. Mas na verdade, opções não faltam na região de Puglia – cidades lindas e cheias de história! Tudo vai depender da sua disposição e tempo.
Olá!! Como foi o clima lá em Novembro? Frio? Chuva? Você indica?
Olá Livia! Não me lembro de nenhum dia cinza ou chuvoso quando estive por lá, os dias eram ensolarados e com a temperatura amena (sempre um friozinho logo cedo e fim de tarde). Não é a época para se pegar praia mas achei bem agradável. Bjs.