Pinhão
E a temporada do Pinhão já começou no Brasil – a colheita ocorre normalmente entre Abril e Julho, e isso significa que teremos milhares de receitas com pinhão circulando pelo Inverno brasileiro. E confesso que isso me causa um pouquinho de inveja, haha. Nesse um ano viajando pela Europa, eu conheci muitos ingredientes novos e também pude cozinhar com ingredientes que já conhecia mas não tinha acesso no Brasil – e tudo isso foi muito importante pra mim, até porque um dos objetivos da minha viagem era exatamente esse. Mas o lance é que, para mim, os ingredientes brasileiros são os mais especiais… e o Pinhão é um deles – super versátil, pode ser usado de muitas formas: pesto, bolo, pão, farofa, sopas, cremes, apenas cozido em água e sal ou em forma de pasta (para fazer pasta de pinhão, basta cozinhá-lo e depois processador com um pouquinho de óleo vegetal, guarde em potinhos e divirta-se durante alguns meses!).
O pinhão possui vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, proteínas, vitamina B1 (tiamina, que auxilia muito na produção de energia, na oxigenação do cérebro e funcionamento do sistema nervoso, podendo ajudar nas funções relacionadas com memória e cognição) e é bastante calórico, cerca de 195 calorias a cada 100 gramas – mas é só uma vez ao ano, então aproveite!
# de onde vem o pinhão?
O pinhão nada mais é do que uma semente que nasce dentro da pinha, produzida pela Araucária. Se localizou? E o sul do Brasil está repleto delas, pois preferem clima frio e se desenvolvem melhor em altitudes entre 600 e 1.800 metros. A araucária tem espécies macho e fêmea, que são descobertas apenas na fase adulta – e somente a fêmea, que tem a pinha redonda, produz o pinhão, mas isso só acontece quando a árvore está com 10 ou 12 anos de idade.
# receitas com pinhão
Para começo de conversa, o pinhão não pode ser consumido cru: você precisa cozinhá-lo em água e sal ou até mesmo em uma fogueira (aí é Roots hein!), depois abrir a casca e voilá…a castanha deliciosa está lá dentro, sou capaz de comer quilos de pinhão assim, só cozido em água e sal, é muito bom! Eis aqui algumas receitas com pinhão que já fiz:
CAPELLINI COM RAGU DE COSTELA, PINHÃO E COUVE CROCANTE
COMO PREPARAR: cozinhe a costela na panela de pressão com cebola, alho e cheiro verde por aproximadamente 1 hora e depois desfie, guarde o caldo que ficou na panela, coe e transfira para outra panela junto com a carne já desfiada e deixe cozinhar mais um pouco. Fatie o pinhão cozido e junte à carne. Para a couve crocante, corte-a bem fininha e frite em óleo bem quente. Essa massa fica sensacional – fiz a primeira vez para um evento e foi sucesso!
CREME DE BATATA COM FAROFA DE PINHÃO E PRESUNTO CRU
COMO PREPARAR: descasque as batatas, corte em pedaços médios, refogue com um pouco de manteiga e cebola, cubra e leite e cozinhe até ficarem bem macias, depois de fria bata no processador, colocando o leite aos poucos, até adquirir a consistência desejada (eu gosto beeem cremoso). Para a farofa, refogue a farinha de mandioca em manteiga, azeite e um pingo de dendê, coloque cebola ralada, alho bem picado, cheiro verde e pinhão (depois de cozido, pulse rapidamente no processador). Coloque fatias de presunto cru em uma forma forrada com papel manteiga e leve ao forno a 200° até desidratar, depois de frio quebre em pedacinhos e junte à farofa.
ARROZ DE CARNE DE PANELA, PINHÃO E QUIABO TOSTADO
COMO PREPARAR: siga o mesmo princípio do preparo da costela para a receita de Capellini, utilizando a carne que desejar. Cozinhe o arroz no caldo da carne que ficou na panela (coe antes de utilizar), depois junte a carne desfiada e o pinhão. Corte os quiabos no sentido longitudinal e toste na frigideira. Um prato muito simples e extremamente delicioso. Que tal um ovo frito?
BRÛLÉE DE PINHÃO E RAPADURA
COMO PREPARAR: a receita completa do Brûlée tradicional tem neste [post mais antigo], apenas substitua o açúcar por 1/3 de xícara de rapadura ralada e acrescente pinhão processado ao creme antes de levar ao forno.
MOUSSE DE CHOCOLATE COM PINHÃO E NIBS DE CACAU
COMO PREPARAR: essa sobremesa é tãaao gostosa…. A receita de mousse de chocolate você encontra [nesse post], é muito simples e o resultado é delicioso. Junte um pouco de pinhão à mousse, antes de levar à geladeira (pulse levemente o pinhão cozido no processador). Antes de servir salpique Nibs de cacau e mais um pouco de pinhão (processado em pedaços grandes).
+ There are no comments
Add yours