Pavlova de Frutas Amarelas
Essa sobremesa foi criada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Não é muito comum encontrar nos cardápios dos restaurantes, não sei por que – é tão versátil e deliciosa! O contraste entre o amarguinho das frutas e o doce do merengue surpreeende o paladar.
Acho tão delicada….crocante por fora e suave por dentro. Essas em formato de cestinhas são um charme a parte!
8 claras
1 pitada de sal
1 colher de sopa de vinagre de maçã
5 gramas de maizena
400 gramas de açúcar
1. Em um recipiente dissolva a maizena no vinagre e reserve;
2. Comece a bater as claras (na batedeira) com uma pitada de sal, quando começarem a espumar a acrescente a mistura de vinagre e maizena e continue batendo;
3. Sem parar de bater coloque o açúcar aos poucos;
4. Continue batendo até atingir o ponto de merengue (para testar o ponto: o merengue não pode escorregar da colher!);
5. Forre uma assadeira retangular com papel manteiga, coloque o merengue com auxílio de uma concha. Com uma colher, faça uma cavidade no centro para formar as cestinhas, como no vídeo abaixo:
6. Asse a 110° por aproximadamente 1 hora e 30 minutos (a Pavolova precisa estar crocante por fora). Quando desligar o fogo, deixe-as descansar dentro do forno com a porta aberta até esfriarem completamente. Armazene em um recipiente com tampa (tenha cuidado ao manusear para não quebrar);
7. Para rechear as cestinhas, preparei um tartare de frutas amarelas: manga, pessego, ameixa. Finalize com calda de polpa de maracujá, uma physalis, algumas groselhas verdes e folhas pequenas de hortelã. Nâo coloquei açúcar nenhum – o merengue já é doce o suficiente.
Rendimento: 8 porções
Delicado e Saboroso!
LEIA MAISSOBREMESAS COM FRUTAS
+ There are no comments
Add yours