Rick já dizia: “Nós sempre teremos Paris”!


Rick já dizia: “Nós sempre teremos Paris”!

Eu, como boa comilona e amante de tudo o que a gastronomia tem para nos oferecer… sempre que posso visito essa cidade. Sem qualquer explicação, ela mora no meu coração.

Seus macarons, croissants, a perna de cordeiro, crème brulée, pato com lentilhas, queijos, vinhos e as infinitas iguarias que se encontra por lá… a cada esquina uma nova descoberta ou até mesmo a redescoberta daquela antigo sabor.

Amei cada sabor e cor que encontrei por onde andei. Em geral come-se muito bem por toda a França, cada região com sua particularidade (assunto este para outro post).

O que mais gosto em Paris? Os Bistros, claro. Ah! Eles nunca nos decepcionam. Mas me refiro aos verdadeiros, aqueles com garrafa de água na mesa, pão crocante, comida com alma, pessoas conversando no balcão, o dono circulando o tempo todo, ingredientes frescos, cadeiras alinhadas, um vinho despretensioso, cozinha em chamas… (sinto agora um aperto no peito ao lembrar do dia em que cheguei no Bistro Paul Bert e ele já havia encerrado o horário do almoço).

Tenho uma singela e breve lista de bistrôs e outros lugarzinhos que mais gostei em Paris e, vou dividir com vocês já que ela aumenta a cada ano:

1. Bistro Paul Bert: Pois é, este é o único da lista que não fui, mas desse ano não passa. Tem alma,  poesia e pratos que me fazem suspirar quando lembro do que vi escrito em sua lousinha na calçada. Está desde 1956 na 18,rue Paul-Bert, 75011. Se quiser conhecer mais sobre o conceito de Bistrô e a história deste, veja o livro Receitas de Bistrô.

2. Pré Aux Ciercs: Fica em Saint Germain, um bairro bacaninha! Descobri quando saí do hotel em que me hospedei na última visita, andando a procura de comida (inclusive esse bairro tem mil e um restaurantes bons…). Por lá eu experimentei um cordeiro com um ratatouille que me faz salivar só de lembrar, e também um Crème Brulée divino! Fica na Rue Jacob esquina com a Rue Bonaparte.

Paris3
Pré Aux Ciercs

 

Paris2
Pierre Hermé

 

3. Pierre Hermé: Esse cara é pra casar! O macaron de lá é simplesmente o melhor. O que mais gostei foi o de Rosas e Framboesas, quando acabou eu chorei. As atendentes são super simpáticas, me mostraram a loja inteira. E lá também tem um pó para preparo de chocolate quente dos deuses. Tem algumas lojas pela cidade.

4. Café de Flore: Esse tem história, está lá desde 1885, por lá alguns escritores e filósofos se encontravam e discutiam sobre o existencialismo e outros fatos. Até hoje é um ponto de encontro da bohemia. Está sempre cheio. Legal para sentar em uma mesinha na rua, tomar uma taça de vinho, olhar o movimento e escrever (sim, eu faço isso!). Também fica em Saint Germain, no cruzamento do Boulevard Saint Germain com a Rue Saint-Benoît.

Paris1

Paris5

5. Comptoir de la Gastronomie: Existe desde 1894. Você pode comprar os produtos para levar ou pode almoçar (acho maravilhoso esse conceito).  Lá você consegue o melhor foie gras da cidade e outros produtos como sopa de cebola gratinada, terrine de vários sabores, massas e saladas super interessantes. Os preços são super honestos. Endereço: 34 rue Montmartre, 75002

6. Fouchon: É a Disneylandia da gastronomia! Tem sais, azeites, chocolates, geleias….nossa! Passa lá, sério. Tem alguns endereços pela cidade, um deles fica na Place de Madeleine, 26. Aproveita e passa na Hediard (21) e na Maille (6), todas na mesma praça.

O post terminou, e a garrafa de vinho também!

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.