Pão de Cerveja IPA {Levain}
Gosto de pão, gosto de cerveja e gosto mais ainda de fazer receitas de pão com cerveja – sempre acho que a cerveja acrescenta mais sabor ao pão e mais crocância para a crosta. Vale lembrar que dá para usar qualquer tipo de cerveja para fazer pão [nesta receita, usei cerveja IPA [aromática e refrescante] – e sempre ficam bons!
E por falar em receitas de pão com cerveja, amo demais essa aqui abaixo: é feita com cerveja stout, cacau e avelãs…é impressionante como os sabores se completam!
330ml de cerveja IPA [1 lata] em temperatura ambiente
80 gramas de levain refrescado
410 gramas de farinha de trigo comum
1 colher [sopa] de açúcar demerara ou mascavo
2 colheres [sopa] de linhaça dourada
1 colher [sopa] de chia
1 colher [sopa] de semente de papoula
8 gramas de sal
passo 1 – levain
Refresque seu levain com a antecedência necessária. Eu queria preparar essa massa no começo da tarde, então refresquei meu levain pela manhã[meu levain precisa ser refrescado com antecedência de 4 a 5 horas. Trabalhe de acordo com a sua rotina.
passo 2 – preparo da massa
Em uma tigela coloque a cerveja e o levain e mexa levemente para dissolver um pouco o levain. Adicione em seguida os demais ingredientes e mexa somente até agregar tudo [essa é uma receita de pão sem sova]. Cubra a massa e deixe descansar em temperatura ambiente por 1 hora [eu deixo sempre minha massa dentro do forno desligado e com a luz acesa, mas tudo depende da temperatura local ok?].
passo 3 – dobras + 1ª fermentação
O processo que venho fazendo em minhas receitas de pão sem sova é sempre o mesmo: faço as dobras, a massa descansa 30 minutos. Repita as dobras mais duas vezes, mantendo o tempo de descanso entre elas. Ao final da última dobra cubro a massa e deixo descansar no máximo por 2 horas em temperatura ambiente.
Veja aqui como fazer as dobras:
passo 4 – modelageM + 2ª fermentação
Agora sua massa já deverá estar bem desenvolvida. Coloque-a sobre uma bancada enfarinhada, abra-a suavemente com as mãos e modele como desejar. Transfira a massa modelada para uma forma ou banneton, cubra e guarde na geladeira por 14 horas – ou 8, ou 12, ou 18 horas…adapte à sua rotina.
passo 5 – assar
No dia seguinte, hora de assar o pão – adoro começar meu dia assando pães! Preaqueça muito bem o seu forno – isso faz muita diferença para assar pães, eu costumo ligar meu forno 30 minutos antes de assar o pão, na temperatura máxima. Transfira a massa para uma assadeira forrada com papel para assar ou enfarinhada, faça cortes [se desejar] e borrife água na superfície e leve a massa ao forno.
Se quiser fazer o vapor, utilize uma assadeira com água fervendo na parte mais baixa do forno para gerar vapor [retire-a após 20 minutos de forno – ou coloque pouquinha água, tipo 1 xícara, assim você não precisa abrir o forno e retirar a assadeira].
Asse por 10 minutos na temperatura máxima do seu forno [o meu é 260°] e mais 25-30 minutos a 220°.
Olá Bruna,
Estou seguindo sua página há umas semanas mas ainda nao fiz nenhuma receita de pão. Gostei dessa pois ainda não tenho muitos instrumentos. Minha pergunta é se você usa uma assadeira normal pra assar esse pão. Vi que muitas pessoas assam paes em panela de ferro, coisas assim. Aguardo. Obrigada e parabéns pelo blog.
Olá Beatriz. Obrigada por acompanhar o blog, fico feliz que gosta. Uso uma assadeira normal, também não tenho a panela. Abraço.
Olá!!
Fiz a panqueca com o descarte do levain… ficou muito gostosa!! Obg. por compartilhar!!
Quero fazer esse pão com cerveja, gostaria de saber se posso usar qualquer cerveja?
Olá Ruti! As panquecas são ótimas mesmo – vc já experimentou os waffles? A cerveja sim, pode ser qualquer uma. Abraço.
Fiz a receita e ficou perfeito. A única coisa que percebi que fiz de diferente foi que realizei total de 4 dobras e depois deixei a massa descansar por 3 horas aproximadamente em temperatura ambiente (onde a mesma dobrou de volume). Para assar coloquei em um refratário de vidro temperado (marinex forrado com papel dedicado) oval , borrifei água e tampei com uma folha de papel alumínio e uma Tampa. Depois de 20 min tirei a cobertura e deixei mais 25-30 min. Ficou perfeito e o cheiro da Ipa saindo do forno agradou até os vizinhos. Obrigado.
Adorei a receita. Você comentou que pode usar qualquer cerveja. Inclusive a de trigo (weiss)? Pergunto por causa da quantidade de trigo, se isso não atrapalha. Obrigada
Oi Patricia. Eu ja usei vaaarios tipos de cerveja e sempre fica bom – exceto pilsen, que nao agrega muito sabor… Abraco.