Mercados pelo mundo
Todas as cidades por onde passo (sim, todas, sem exagero) eu visito o mercado local. Pra mim, esse é um passeio e tanto. Gosto de ver o que as pessoas comem, de onde vem os alimentos que elas compram e, claro, experimentar! Esse seis mercados abaixo foram os mais especiais pra mim.
#1 BOROUGH MARKET, LONDRES
Eu fiquei encantada/apaixonada/embabacada quando visitei esse mercado. Sabe aqueles lugares que você entra e não sabe pra onde olhar? Então, esse é um deles. É possível fazer umas comprinhas especiais como queijos, produtos com trufas, bebidas…..mas o mais sensacional pra mim foi a variedade de comidas típicas que encontrei. Dá pra comer bem por lá por uma semana sem repetir nada – ou mais! O que mais gostei por lá: Scottish Eggs, Pimms (uma mistura de gin, limonada, pepino, frutas e menta), Mini hambúrguer de carnes exóticas (de uma fazenda certificada), Comida Indiana Vegana (um tempero incrível), Sorvete Artesanal. Vale muito a visita. Separe algumas horas pra passear por lá e vá com fome! Funciona todos os dias das 10 as 17.00hs.
#2 MUNSTERPLATZ MARKET, FREIBURG
Um mercado de rua mega bacana nessa cidade mais do que fofa na Alemanha. O que mais me chamou a atenção foi a variedade de vegetais, carnes e flores. Como todo mercado, é bom também pra comprar insumos de produtores locais, como geleias, doces e vinhos. Tem alguns trailers que vendem cervejas e linguiças pra degustar no local – isso é Alemanha! Almoce por lá mesmo. Tem todos os sábados.
#3 MARCHÉ DES CHARTONS, BORDEAUX
Todos os sábados de manhã, no calçadão a beira do Rio Garona , acontece esse mercado super bacana e animado – o lugar em si é super astral, pois as coisas acontecem nesse calçadão…sempre tem gente passeando, brincando, correndo, contemplando…é bacana demais! Não deixe de degustar os pratos de frutos do mar locais (ostras, camarão, buillot vivant) acompanhado de uma tacinha (na verdade um copo de plástico) de vinho branco – é super astral sentar em uma mesinha com vista pro rio, degustando seu prato e vendo o movimento. Se estiver animado prove o chá verde com hortelã na barraca de comidas orientais e o Cannelé – doce típico da região. E, pra fechar, que tal uns queijos?
#4 LA BOQUERIA, BARCELONA
Esse enorme mercado coberto, inaugurado em 1840, é o mais antigo de Barcelona e conta com enorme variedade de produtos pra você conhecer. Observe a banca de frutos do mar: suculentos e fresquinhos. Algumas bancas oferecem tapas com diversos embutidos locais – prove o quanto aguentar, são deliciosos! As frutas são fenomenais: muita diversidade e uma beleza que só! Algumas versões são vendidas picadas em copinhos de plástico pra você degustar por lá mesmo. Esse mercado fica na La Rambla – não deixe de visitá-lo. Funciona de segunda a sábado.
#5 MERCATO CENTRALE, FLORENÇA
Quando for a Florença, coloque a visita a este mercado na sua lista. Como todo bom mercado, lá você compra de tudo: queijos de todos os tipos, embutidos, azeites super especiais e todo tipo de produtos locais, além de frutas, vegetais, carnes, peixes e frutos do mar. Uma coisa bacana: lá você encontra diversos produtos em versões mini, bacana pra levar de presente – são azeites, sais, patês e até massas. E no segundo andar, uma deliciosa surpresa: um food hall dos mais bacanas (é uma ala nova do mercado, inaugurada no início desse ano), se anime para provar de tudo um pouco, como pizzas (a marguerita de lá foi uma das melhores que já provei na Itália!), massas (prefira a que fica bem ao lado da pizzaria), pães de fermentação natural e doces típicos como Canoli.
#6 MERCADO VER-O-PESO, BELÉM
Talvez esse é o mercado que mais me marcou, tudo isso porque, apesar de ficar encantada com tudo o que encontro pelo mundo, pra mim os produtos brasileiros são mais do que especiais. O estado do Pará é riquíssimo em produtos locais – são tantas maravilhas regionais nesse mercado: castanhas do pará fresquíssimas (as senhoras descascam na hora, veja aqui o vídeo)….são tão frescas que o sabor chega a ser diferente daquelas que compramos em São Paulo, por exemplo), compre ao menos um saquinho e saia saboreando enquanto caminha pelo mercado, tucupi (meu deus…), peixes e camarões secos, frutas da região, jambu, farinhas (de tapioca, suruí, Uarini, milho…compre tudo o que puder, siga meu conselho!). Se quiser saber mais sobe os produtos do Pará, pergunte para as pessoas no mercado: eles adoram explicar! Encerre sua visita provando o açaí com peixe frito e apreciando a linda vista para o Rio Guamá – sabores, paisagens e cultura especiais do nosso querido Brasil!
+ There are no comments
Add yours