Falafel
Das coisas que mais amo nesta vida: FALAFEL! Gosto tanto destes bolinhos de grão de bico que é uma coisa que faço constantemente em casa! A RECEITA DE FALAFEL utiliza poucos ingredientes, o modo de preparo é muito simples e rende um produto final mega delicioso, versátil e nutritivo.
Digo que o falafel é versátil porque com ele você compõe uma refeição completa em forma de salada, sanduíche ou até como acompanhamento para algum prato com arroz – só para dar um exemplo. A forma que mais consumo o Falafel é preparando um super delicioso e colorido bowl com salada, homus, grão de bico temperadinho e um ingrediente que para mim não pode faltar: CHUTNEY DE MANGA!
Quando faço em forma de sanduíche, preparo minha RECEITA DE FLATBREAD e como com homus, chutney de manga e folhas de hortelã! Sensacional. Aliás, o Falafel alimenta super bem – você não precisa comer muito para se sentir satisfeito. Ah, e além de tudo é uma RECEITA VEGANA, já que não utiliza nenhum ingrediente de origem animal. Guarde bem essa receita!
Veja aqui abaixo algumas receitas aqui do blog que você pode preparar para acompanhar essa RECEITA DE FALAFEL:
É possível também prepararmos outras versões de falafel, utilizando outros grãos como feijão branco ou fradinho – eu já preparei e fica delicioso! Em relação ao Homus, é a mesma coisa: já fiz com outros grãos e sempre fica gostoso…
AQUI OS FALAFELS DEPOIS DE ASSADOS: SABOROSOS E CROCANTES!
1 xícara de grão de bico cru
4 dentes de alho espremidos ou bem picados
1/2 cebola cortada em pedaços médios
1 1/2 colher [sopa] de farinha de grão de bico [qualquer farinha funciona aqui]
1/2 colher [chá] de bicarbonato
1/2 colher [sopa] de cominho em pó
1 colher [chá rasa] de sal
Pimenta cayenna à gosto [é forte, cuidado]
Salsa e Coentro à gosto [coloco bastante!]
1. Lave o grão de bico em água corrente. Disponha em uma tigela grande, cubra com água fria e deixe de molho por 12 a 24 horas. Se você puder trocar a água ao menos uma vez durante esse tempo, melhor ainda! Eu normalmente coloco os grãos de molho em torno das 8 da noite, antes de ir pra cama eu troco a água e começo a preparar a receita na manhã seguinte, em torno das 11 horas;
2. No dia seguinte, escorra os grãos, enxágue rapidamente em água corrente e escorra. Reserve;
3. Descasque a cebola e corte em pedaços grandes. Descasque também os dentes de alho e passe-os pelo espremedor – ou corte com uma faca;
4. Coloque o grão de bico, a cebola, o alho e os demais ingredientes no processador e vá pulsando até obter uma espécie de massa – ainda terá alguns pedacinhos de grão, é isso mesmo o que queremos;
5. Molde os bolinhos do tamanho e da forma que achar melhor. Eu gosto de modelar o falafel com as mãos, em formato redondo e achatado – como está aí nas fotos:
6. Eu prefiro assar os falafels – acho que ficam ótimos – então coloco em uma assadeira forrada com papel manteiga e levo ao forno preaquecido a 190 graus por 30 minutos, ficam perfeitos! Se preferir frite os falafels em óleo quente.
RENDIMENTO: 10 a 12 unidades médias
# DICA
É possível congelar a ‘massa’ do falafel: armazene em um recipiente bem tampado. Quando quiser utilizar, transfira para a geladeira até que descongele completamente e estará pronto para utilizar!
Oi Bruna!!
Parece delicioso!!
Vou fazer!!!
Super grata pela receitinha!!
É uma delícia!!