Baguete Rústica sem Sova
Uma receita de baguete sem sova super simples: tudo o que você precisa é de farinha, água, sal, fermento biológico e tempo. Sova? Não precisa. Veja o passo da receita de baguete sem sova – os pães ficam muito macios por dentro e levemente crocantes por fora. Poucas coisas na vida são mais gostosas do que uma baguete caseira quentinha com manteiga. Também ficam ótimas se usadas para sanduíche. Use e abuse dessa receita de baguete e guarde-a para sempre bem pertinho de você.
FÓRMULA
Hidratação: 80% | Fermento Biológico Seco: 1% | Sal: 2% | Azeite: 5%
INGREDIENTES
400 gramas de farinha de trigo branca
320 gramas de água levemente morna
4 gramas de fermento biológico seco
8 gramas de sal
20 gramas de azeite
passo 1 – massa – 09:00
Em uma tigela grande coloque a água morna e o fermento e misture até o fermento se dissolver por completo, depois adicione o azeite. À parte, misture a farinha e o sal e peneire na misture anterior – fazendo desta forma, acrescentamos mais leveza para a massa. Misturetudo com uma colher de pau até a massa começar a se formar e ficar bem homogênea – é rápido, cerca de 1 minuto mexendo. Essa massa é bem hidratada ]tem 80% de água] então fica bem molenga mesmo, mas vai ganhando mais estrutura conforme vamos fazendo as dobras. Vá misturando de forma que você dobre a massa sobre ela mesma [e não em movimentos circulares]. Tampe o recipiente [ou cubra com filme plástico] e deixe descansar por 30 minutos.
passo 2 – dobras – 09:30
Após 30 minutos a massa já cresceu consideravelmente. Então para trabalhar o glúten vamos repetir essas ‘dobras’, que podem ser feitas com uma colher grande ou até uma espátula plástica [aquela para pães]. Faça as dobras, dobrando a massa sobre ela mesma, como você fez no passo anterior. Tente fazer umas 15 dobras. Cubra a massa e deixe descansar agora por 20 minutos. Repita este processo mais duas vezes. Veja aqui como eu faço as dobras:
passo 3 – MODELAGEM – 10:50
Transfira a massa [que estará beeeem crescida e molinha] para uma superfície enfarinhada. Não sove e coloque o mínimo possível de farinha. Divida a massa em 3 partes e modele as baguetes. Essa massa é bem mole e pode ser chata para trabalhar com as mãos, portanto costumo utilizar espátulas para modelar. Transfira as baguetes para uma assadeira polvilhada com bastante farinha e deixe descansar por mais 30 minutos [durante esse último descanso já ligue seu forno na temperatura máxima para pré-aquecer].
passo 4 – ASSANDO – 11:20
Faça incisões na superfície das baguetes, espirre um pouco de água e leve para assar em forno preaquecido na temperatura máxima por 10 minutos, depois diminua para 200° e deixe assar por aproximadamente mais 20 minutos [depende do seu forno, fique de olho, mas como são pequenas, assam até que rápido]. Mantenha uma forma com água fria na parte mais baixa do seu forno nos primeiros 10 minutos, para criar um ambiente de vapor e ajudar a caramelizar a crosta. Pronto: em 3 horinhas você tem baguetes fresquinhas e deliciosas preparadas por você – que máximo!
Seria possível substituir uma parte da farinha branca por farinha integral? Obrigada!
Com certeza Cristiana, porém vc provavelmente precisará de um pouquinho mais de água na massa!
Gente, no final fala para deixar uma vasilha com agua nos primeiros 10 min.
Abrir o forno não seria ruim pro crescimento do pão? Ou e pra colocar pouca agua de forma q dure 10 min?
Adoro as receitas, tudo muito bem escrito! Minha primeira focaccia que ficou realmente boa foi de uma receita suas! <3
Olá Alexandre! Não tem problema abrir o forno, mas normalmente eu coloco bem pouca água na forma, de forma que depois de 10 minutos já evaporou todo, vá testando… Abraço!