Baguete sem sova de aveia e melaço de cana {Levain}
Há tempos eu não fazia nenhuma receita de baguete – semana passada fiz estas com aveia e melaço de cana e gostei muitíssimo do resultado: ficaram levemente agridoces, super macias por dentro e bem crocantes por fora. É uma receita de baguete sem sova feita com levain – super fácil: façam e depois compartilhem o resultado comigo! Se você ainda não tem o levain, veja AQUI neste post como criar seu levain do zero
INGREDIENTES
250 gramas de farinha de trigo comum
80 gramas de aveia em flocos
210 gramas de água levemente morna [se estiver muito calor use água fria]
60 gramas de levain
20 gramas de melaço de cana
6 gramas de sal
passo 1 – levain
Refresque seu levain na noite anterior para utilizá-lo no dia seguinte pela manhã – ele estará no ponto! Ou o faça com a antecedência que achar melhor.
passo 2 – preparo da massa
Meu processo no preparo das minhas receitas de pão sem sova é sempre o mesmo: diluo o levain na água e começo a acrescentar os demais ingredientes – sempre o ‘mais líquido’ primeiro, aqui neste caso acrescentei o melaço primeiro, depois farinha, aveia e por último sempre o sal. Apenas misture todos os ingredientes – somente até você não conseguir mais ver a farinha. Cubra sua massa e deixe descansar por 1 hora.
passo 3 – dobras + 1ª fermentação
Faça as dobras na massa, cubra-a novamente e deixe descansar por 30 minutos. Repita este passo mais 2 vezes. Após a última dobra, deixe a massa descansar por mais 2 horas em temperatura ambiente – exceto se estiver extremamente quente onde você mora [nesse caso, deixe a massa fermentar apenas em torno de 30 minutos em temperatura ambiente, caso contrário ela pode perder a consistência]. Temos que aprender a observar como a massa se comporta, esse aprendizado vem com a prática – não tenha pressa em aprender, tenha persistência! Enfim, depois de fermentar em temperatura ambiente, a massa agora irá para a geladeira, para uma longa fermentação – deixe-a lá por no mínimo 8 horas [eu deixo em torno de 12/14 horas, me organizo pra isso]. E caso você não saiba como fazer as dobras na massa, veja aqui como fazer:
passo 4 – modelageM + 2ª fermentação
No dia seguinte a massa estará linda e crescida – hora de modelar! Transfira a massa para uma bancada com um pouco de farinha, divida-a em 2 partes e modele as baguetes: achate-a levemente com as pontas do dedos e apenas faça algumas dobraduras com a massa – “puxando a parte de fora para dentro”, de forma delicada, a fim de não retirar todo o ar da massa. Agora a massa deverá descansar por mais 2 horas em temperatura ambiente – ou menos, caso você note que a massa já está no ponto para ir ao forno. Às vezes isso acontece em torno de 1 a 1 hora e meia de fermentação.
passo 5 – assar
Preaqueça muito bem o seu forno – isso faz muita diferença para assar pães, eu costumo ligar meu forno 30 minutos antes de assar o pão, na temperatura máxima. Pincele a superfície das baguetes com um pouco de água e polvilhe aveia em flocos. Depois faça um ou mais cortes na superfície, se desejar e leve imediatamente as baguetes ao forno – utilize uma assadeira com água fervendo na parte mais baixa do forno para gerar vapor.
#DICA: se você não tiver as fôrmas próprias para baguete, coloque as baguetes em uma assadeira retangular, polvilhada com farinha de trigo, e coloque um pano de cozinha enroladinho entre elas – assim a massa mantém o formato de baguete!
Asse por 10 minutos a 250° e mais 10 minutos a 200°.
+ There are no comments
Add yours