Onde comer em Praga
Nossa, tenho tantas coisas para falar sobre Praga, vou tentar não perder o foco – onde comer em Praga é o assunto principal aqui. Essa é mais uma cidade que há muito constava na minha sinistra lista de lugares para conhecer no mundo, desde a época da faculdade de arquitetura – meados de 2003. Devo dizer que amei a cidade: é linda, limpa e as pessoas são educadas e simpáticas demais!
Come-se bem por lá – bem e barato! Fiquei abismada com os preços, pra comer bem por lá você vai gastar quase metade do que gastaria em cidades da França ou Itália e também menos (muito menos) do que gastaria em São Paulo, por exemplo. Ah, como toda grande cidade, tem milhares de restaurantes pega turista, claro. Eu sempre tenho minha listinha de restaurantes para conhecer em qualquer cidade que visito, mas não é sempre que rola ir exatamente nos restaurantes da lista – às vezes está fechado ou outras você está do outro lado da cidade quando sente fome. Então o jeito é seguir a intuição. Ou você pode observar as pessoas que estão no restaurante ou as que já estão lá dentro: se não estiverem com pinta de turista, entre! E se jogue na comida local: é saborosa e rica em carnes cozidas e ensopadas, com acompanhamentos igualmente deliciosos e reconfortantes – em geral, lembra a comida da Áustria, Alemanha e Hungria (Goulash!).
Comidas típicas para você experimentar em Praga: Schnitzel (uma carne de porco bem fininha e empanada, juro que é diferente do que você já comeu) acompanhada de uma deliciosa salada de batata com um molho sensacional, uma comida simples mas que é tãaaao saborosa…desde que você tenha a sorte de experimentá-la em um bom restaurante), Houskový knedlík ou Dumplings, Goulash, Carpa (é um peixe delicioso, tem muito na Alsácia e falei dele aqui nesse post), Kachna (pato assado servido com repolho e bolinhos de batata) e muita carne de porco. Eu sempre dou preferência por comer a comida típica local, sempre! Tá certo que muitas vezes a gente se decepciona com a comida típica de algum lugar, mas você já parou para pensar que o problema pode ser o restaurante em que você comeu, e não o prato em si? Pensa na nossa Feijoada: a da minha mãe é sensacional, mas já comi uma feijoada horrível em um lugar super conhecido em Sampa – acontece! Para beber? Cerveja (tem muita cerveja boa por lá, como a Norbert IPA, Primátor, Ferdinand e muitas outras – se joga! A verdade é que Praga está bombando no quesito cervejas artesanais), Absinto ou Becherovka (um licor a base de ervas, para ser consumido no final da refeição – é forte!).
Um detalhe sobre os restaurantes e cafeterias em Praga: na maioria deles pode-se fumar, em alguns estabelecimentos a área de fumantes é fica em outro ambiente ou separada por um fechamento e porta em vidro. Em uma das cafeterias que fui, aguentei ficar 2 minutos e mudei de mesa – acho que tinha umas 20 pessoas fumando, sério, não rola.
IMPORTANTE: estou usando muitas fotos retiradas da internet nesse post, porque antes de eu ir para Praga eu estava em Roma, e lá roubaram meu celular. Acabei comprando outro no aeroporto, mas a câmera era tão mequetrefe que as fotos ficavam horríveis, até que acabei desistindo…. Aliás, o fato de não ter fotos boas tiradas por mim me fez decidir nem escrever um post sobre Praga, mas dia desses uma colega (a Carla, uma catarinense muito educada e simpática, como todos os catarinenses que já conheci – ô raça de gente legal!) me perguntou se eu tinha dicas de Praga, então me animei e cá estou escrevendo esse post – que ficou até longo demais. Carla: as dicas são apenas sobre comida, há!
#1 COMIDA DE RUA
Não sei se é sempre que Praga está bombando no quesito comida de rua, mas quando eu fui…estava! Talvez porque era época do Natal? Não sei, mas meu conselho: coma tudo o que você vir na rua, porque tudo é bom. Na Staromestské námestí (uma praça que fica na Old Town, você com certeza vai passar por lá) está cheia de barracas de comida! O que eu mais vi pelas ruas é o famoso Trdelník (tente pronunciar!) que é uma simples massa doce assada em um tubo de alumínio e tem um formato espiral. Por fora é salpicada com açúcar ou castanhas – tem uma versão recheada com Nutella, mas não quero falar sobre isso. Enfim, é uma coisinha gostosa para comer acompanhada de um café ou vinho quente – também vendido nas ruas. Visitei Praga em dezembro do ano passado e estava muuuito frio, claro, então tudo isso caía muito bem pra dar uma esquentada. Outras iguarias para você provar por lá: sanduíche de porco assado (o porco é assado inteiro, ali mesmo), batatas fritas beeem fininhas e sanduíches com linguiça. Ah, e cervejas, claro!
#2 GITANES
Um restaurante (com uma decoração meio louca e diferentona) de comida da região da Dalmácia (Croácia e MOntenegro, por exemplo, países que queria muito visitar, passei perto mas não rolou!). Esse restaurante fica na rua Tržiště, que é cheia de restaurantes legais. Prove a Gilbanica (uma massa simples recheada com queijo, uma espécie de torta simples e interessante) e o Čevapčiči, um tipo de linguiça servida com coalhada e cebolas grelhas, muito bom! Na Eslovênia também tem restaurantes com esse tipo de comida, experimentei algumas coisas por lá.
#3 BRASILEIRO RESTAURANTE
Primeira coisa: tem 2 desse restaurante na cidade – acho que são do mesmo grupo (porque os sites são idênticos), mas enfim, o que eu fui fica na Na Příkopě 22. Esse restaurante tem muitas revisões negativas no Trip Advisor e Foursquare, comentários do tipo “A comida não é igual a do Brasil”. Claro que não, assim como a comida grega no Brasil não é igual na Grécia. Se o alimento já é cultivado em um terroir diferente….isso muda tudo. Bom, decidi ir a esse restaurante não esperando comer arroz e feijão, porque é até uma coisa que não tinha mesmo o costume de comer, mas sim porque eu estava meio debilitada psicologicamente e precisando comer bem (em quantidade e qualidade): quando fico assim gosto de comer bem e gosto até de comer carne (apesar de que comi apenas um pedaço de carne, mas tudo bem). A proposta do restaurante é a mesma de uma churrascaria brasileira: um buffet rico em saladas e outras coisas que não tem nada a ver com churrasco (tipo sushi, mas que são bem gostosos!) e bastante frutos do mar, inclusive ostras deliciosas – esse buffet não tem a mesma quantidade/variedade que encontramos nos buffets no Brasil, porque estamos em Praga, em um frio de -3 graus…gente, faça-me o favor, haha, não vai ser a mesma coisa! Tudo o tinha neste buffet de saladas era delicioso e fresquinho, super bem feitinho sabe? Fiquei encantada, fiquei feliz. Rola até uma farofa – meia boca mas é farofa. Aí é aquele esquema: você se serve a vontade nesse buffet quantas vezes quiser e o resto vem na mesa – carnes de todos os tipos (achei a picanha maravilhosa, sério!), frango, peixes, linguiça e um abacaxi na brasa MUITO bom…tudo muito gostoso e fui super bem servida e bem atendida! Eles trazem também à mesa os acompanhamentos quentes, como Pão de Queijo, Arroz, Feijão, Banana a Milanesa… Se quiser comer bem vá até lá, mas como eu disse acima, apenas não espere o típico arroz com feijão do Brasil – mas se você está apenas de férias curtas…aproveite a comida local, sério, a menos que você esteja fissurado em comer uma carninha….. Ah, eles tam Guaraná Antarctica e Caipirinha (ótima por sinal).
#4 phills corner
Um lugar super bonitinho, com cardápio simples e muito bem executado. Me lembro de ter comido um Homus de lentilha com Frango Grelhado, sementes de Romã e Coalhada – uma comida nada Tcheca e que estava muuito gostosa. A cozinha é minúscula e aberta para o salão. Tem também ótimas opções para o café da manhã – como torradas com ovos, tartines interessantes, bolos, sanduíches e um ótimo café. No fundo do restaurante tem uma mini lojinha com produtos em sua maioria fabricado por eles – como pães, geléias, massas e outras coisinhas gostosas. E ainda tem uma vitrine de doces muito atraente! Muito bacana o local.
#5 motoburger
Apesar de eu preferir sempre provar a culinária local, dá licença que eu sou humana e as vezes quero mesmo um bom hamburguer! Mas também é diferente comer um burger no Brasil, na França ou na República Tcheca – a carne muda, assim como o pão e o queijo. Nessa hamburgueria por exemplo, os pães são feitos lá mesmo, mas pena que não eram assim tãaao bons (não era ruim, senão eu nem teria ido DUAS vezes, mas acho que poderia ser mais fofinho, manja?). O cardápio tem opções super interessantes, uma delas é um sanduíche de carne de porco desfiada, um molho sensacional e salada cole slaw – um clássico e estava muito bem feito! As batatas fritas são ótimas, super crocantes e sequinhas. Na segunda vez que eu fui experimentei um tipo de X-Salada, com muito queijo derretendo e a carne deliciosa, no ponto! Aliás, eles só usam produtos locais – tanto os vegetais quanto as carnes, todas provenientes de fazendas locais certificadas.
#6 letná beer garden
Me amarrei nesse super Biergarten em Praga: fica no parque Letna. Então você senta em uma das mesas na beira do rio, com uma super vista panorâmica da cidade, pede um pint que custa em torno de 4 reais e para petiscar pode comprar uma linguiça em uma das barraquinhas. Quer mais o que?
Bruna, que saudades de Praga lendo essa postagem… Só fui uma única vez, e tive que em 36h dar um jeito de comer tudo o que podia, hahaha, encantada que fiquei!
Fui num açougue, que na hora do almoço, formava filas lá fora, chamado Nase Maso (coloque uns circunflexos em lugares estranhos), comi steak tartate, pão levain, vinho natural (sem sulfito), e as salsichas da casa assadas! Era muito maravilhoso!
E fiquei encantada, era verão, tinha várias portinhas vendendo gingerbread assado (cheiro inebriante) e limonadas na porta, com cara de Denis, O Pimentinha! Só colocar as moedas e se servir 🙂 Um encanto!
Beijos e feliz ano novo!
Praga é show, eu amei. Vou me lembrar desse açougue se eu for pra lá outra vez, boa dica! Beijos!