Filmes e Documentários sobre comida


Filmes e Documentários sobre comida

Comida é assunto sério pra mim, então gosto de adquirir sempre novas informações e conhecer diversos pontos de vista sobre o assunto – proveniente de chefs, cozinheiros, esportistas, cientistas, enfim, de todos os pesquisadores e estudiosos sobre o assunto. Se você também se interessa sobre esse assunto, tente assistir a alguns destes títulos – e saiba mais sobre onde e como exatamente os alimentos são produzidos, como as pessoas se alimentam, como os animais realmente são tratados durante sua vida para depois nos servir de alimento e também o impacto que tudo isso causa no meio ambiente e também em nossa saúde.

Um programa legal pra mim: assistir filmes e documentários sobre comida. Fiz aqui uma (pequena) lista com meus preferidos:

#1 CHEF’S TABLE

Desde que me rendi aos encantos do Netflix, comecei a assistir essa série e nunca mais parei! Um dos episódios da segunda temporada é sobre uma chef eslovena, Ana Ros – fiquei tão encantada com o lugar e também com o trabalho da chef, que ano passado fui visitar esse restaurante na Eslovênia – e foi uma viagem inesquecível, tem post aqui. Cada episódio (em todas as temporadas) se passa em um determinado restaurante, onde conhecemos toda a trajetória dos chefs, sua rotina, a relação com a comida e o conceito de seus restaurantes – é encantador, muito bonito, me emocionei em diversos episódios…

No ano passado teve um especial com 4 episódios apenas sobre a França – eu, claro, amei! Atualmente está na terceira temporada, que aliás tem uma “pegada” um pouco diferente: mostrando chefs não tão conhecidos na cena gastronômica atual e não retrata tanto a “alta gastronomia”.

#2 COOKED

Está na primeira temporada e tem 4 episódios: Fogo, Água, Ar e Terra – produzida por Michael Pollan (jornalista e ativista da boa alimentação), a série mostra detalhes da nossa relação com a comida desde nossos primórdios. O objetivo do documentário é nos conscientizar sobre o que comemos e nos fazer refletir sobre a enorme indústria alimentícia, e também quão importante é o fato de prepararmos nossos próprios alimentos. Um notável trabalho.

#3 FOOD.INC

Sou muito fã desse documentário que nos mostra todo o processo de produção dos alimentos em escala industrial – e como essa indústria, em sua maioria, não respeita a saúde dos consumidores, os animais e seus próprios trabalhadores . Assunto importante – assistam! No Youtube tem o documentário completo.

 

#4 FOOD CHOICES

Documentário meio “tapa na cara” – a verdade nua e crua sobre o que a má alimentação causa no seu corpo. Um ponto que achei interessantíssimo no documentário é a abordagem super completa e científica sobre a alimentação vegetariana. Sensacional também as informações sobre a quantidade de proteína animal que ingerimos, e como nosso corpo não precisa tanto disso. Fico sempre imaginando se todos nós nesse planeta diminuíssemos em 50% o consumo de alimentos de origem animal – e dá pra fazer isso, é só querer. Assista aqui:

 

#5 COWSPIRACY

Documentário que mostra sobre a indústria mais destrutiva deste planeta: a da carne! Todas as carnes! Como os animais vivem para tempos depois se tornarem nossos alimentos – será que não poderia ser diferente? Eu não sou vegetariana e não pretendo ser, na minha concepção não é errado comer os animais, mas é errado consumirmos animais que passam a vida em locais com péssimas condições, quase não podem se mexer e vivem em cativeiro…ou seja, não fazem parte da natureza. Estou tentando ao máximo consumir produtos de origem animal onde eu tenha informação de onde vem tais produtos – e aqui na França isso não é muito difícil: tem informação disponível e a criação de animais criados soltos é bem comum (vacas, galinhas, patos, porcos…todos). Assista aqui o trailer:

 

MAIS INSPIRAÇÕES

VAMOS PLANTAR TOMATES?

ABÓBORA

OSTRAS

NOITES DE VERÃO

MERCADOS PELO MUNDO

10 PROGRAMAS PARA CURTIR A PRIMAVERA EM PARIS

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.