Dordonha


Dordonha

Após a incrível e revigorante temporada na Normandia, fui conhecer a Dordonha (uma belíssima parte do sudoeste da França, na região de Aquitaine), uma região adorável cercada de vilarejos charmosos e interessantes, como Saint Jean de Cole, Piégut-Pluviers, Brantome e Bourdeilles (alguns deles considerados como os mais belos da França – le plus belle village de france). A Capital é Perigueux – terra do Foie Gras e das trufas negras. Parece que vim parar no lugar certo…

 

IMG_3886
Pitoresco…

 

IMG_3212
Feira de flores em Saint Jean de Cole

 

Imagem1
Saint-Jean-de-Cole: um charme….

Ainda era primavera quando visitei esta região. Nas feiras encontrei abundância de aspargos brancos (lindos e com preço camarada), rabanetes, azeitonas, cerejas, pêssegos, morangos e alguma variedade de peixes e frutos do mar.

Andando pelas singelas ruas de Saint Jean de Cole, notei alguns pés de limão siciliano no quintal de uma simples casinha….tudo é tão bonito e delicado por lá.

IMG_3430
Cerejas fresquíssimas na feira em Piégut-Pluviers – renderam uma bela cheesecake!

 

IMG_3433
Azeitonas, Azeitonas e mais Azeitonas…

 

IMG_3165
Brantome e os restaurantes a beira do Rio La Dronne

 

O mercado mais interessante fica em Perigueux, no centro antigo da cidade. Aliás, que cidade. Por onde quer que você passe há algo interessante para admirar e muitas lojas com produtos locais deliciosos – como terrines de foie gras, vinhos de Bordeaux e outras regiões próximas, azeite de oliva (alguns aromatizados com trufas, limões, ervas….) e outros tantos produtos provenientes das trufas e do ganso – especialidades da região. E não esqueçamos os cogumelos – frescos e belos!

 

IMG_3465
Tudo fresquinho…

 

IMG_3492
Aspargos para todos os lados!

 

IMG_3461
Perigueux: Cidade linda – como todas as outras!

 

IMG_3493
Foie Gras!

A Dordonha é uma região linda, a comida é variada e deliciosa e há sempre coisas bacanas para fazer – no verão, por exemplo, começam os festivais de música – e lugares bonitos para se visitar (que tal um jantar a beira do rio em alguns desses lindos vilarejos que mencionei acima? Perfeito…

IMG_3770
Bordeilles: outro vilarejo simpático

 

IMG_4075
Jazz e Picnic na Abbaye de Boschaud, em Villars

 

IMG_3417
Lago Saint-Estèphe: um lugar lindo pra fazer um picnic e curtir o dia!

 

Uma cidade bacana pra passar um final de semana ou apenas um bate volta é Bordeaux. Sim, a cidade dos vinhos. Fica a 170km de Villars, 1:30h de trem. Assim que cheguei lá fui até o Office du Tourisme da cidade – lá eles tem todas as informações sobre atrações na cidade. Fiz um tour por alguns wine bars, muito interessante. Restaurante bom é o que não falta, vinho bom também –  e a cidade é linda, como todas as outras da região! Semanas depois da minha visita a Bordeaux, foi inaugurado o Museu do Vinho – um espaço sensacional….vou ter de voltar em breve! Para que dispõe de um pouco mais de tempo, dá também para visitar Bergerac, Saint-Émilion, Arcachon….ah, essa região é o máximo!

Imagem1
Céu azul e tranquilidade em Bordeaux

 

IMG_3561
Bar a Vin Civb: Acomode-se em um dos confortáveis sofazinhos, escolha seu vinho em taça, seu prato de charcutaria e seja feliz!

 

IMG_3567
Max Bordeaux Wine Gallery: um bar a vin mais requintado, com rótulos mais especiais e someliers atenciosos provendo explicações sobre tudo!

Inicialmente minha programação era ficar um mês na Dordonha (Maio), mas acabei ficando dois…. – as coisas aconteceram de forma tão simples e natural que a cada dia me apaixonava mais por tudo: pela cidade, pelos arredores, pelas pessoas, pela vida pacata e pela comida. Passei dois meses incríveis cozinhando com dois chefs em um restaurante de um B&B (Bed and Breakfast), onde tive liberdade para criar alguns pratos e sobremesas. O Menu consiste em pratos elaborados a partir de ingredientes frescos e sazonais. Simples, Saboroso e de uma beleza singela. Comida com Afeto.

Alguns pratos do Menu:

IMG_3742
Bochecha de Porco, Molho de Maçã, Bacon Crocante e Cenoura Caramelada – incrível!

 

IMG_3740
Tamboril Grelhado, Chorizo, Alcachofra, Molho de Pimentão, Creme de Parmesão

 

Tartare de Atum e Melancia Salgada

 

Salmão Curado, Picles de Aipo, Gel de Yuzu
img_6473
Shortcake, Creme de Mascarpone e Cerejas

 

Toda quarta-feira tem Burger Night, com 2 tipos de hambúrguer, batatas rústicas e cheesecake para sobremesa. Contei aos chefs que no Brasil eu sempre fazia Cheesecake de Ricota, e que eu produzia a ricota, então eles disseram “Ok, então a partir de agora teremos sua cheesecake de ricota as quartas-feiras”. Então durante algumas semanas servimos a cheesecake de ricota!

 

IMG_3685
A Cheesecake de Ricota com Confit de Kinkan e Crumble de Amêndoas

 

Semanas mais tarde iniciamos a Curry Night – toda quinta-feira 2 opções de Curry. Uma das sobremesas é meu semifreddo de baunilha com compota de manga e crumble de amêndoas – minha sobremesa preferida no mundo!!!

curry night
Curry Night no terraço – afinal de contas é verão! Essa foto foi tirada por uma cliente que jantou aqui ontem (11 de agosto)

 

Raita, Chutney de Tomate e Berinjela Defumada

 

IMG_3704
Semifreddo de Baunilha, Compota de Laranja e Crumble de Castanhas

 

turma
“A turma”: Dan (na frente) e da esquerda para direita Bill, Kevin (os proprietários), eu e Richard!

Devido a algumas circunstâncias, no final de Junho eu saí da Dordonha e visitei o Reino Unido (tem post aqui sobre Londres, e assim que possível vou escrever também sobre a linda Escócia!), mas no começo de Agosto voltei para Villars – a saudade era grande! No momento estou aqui e vou ficar mais um pouco – ainda tenho muito o que explorar e aprender por aqui e há muito o que cozinhar durante todo o verão no restaurante!

Acompanhe as novidades pelo meu Instagram. Até a próxima!



LEIA MAIS SOBRE A FRANÇA

 

+ There are no comments

Add yours

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.