Dordonha
Após a incrível e revigorante temporada na Normandia, fui conhecer a Dordonha (uma belíssima parte do sudoeste da França, na região de Aquitaine), uma região adorável cercada de vilarejos charmosos e interessantes, como Saint Jean de Cole, Piégut-Pluviers, Brantome e Bourdeilles (alguns deles considerados como os mais belos da França – le plus belle village de france). A Capital é Perigueux – terra do Foie Gras e das trufas negras. Parece que vim parar no lugar certo…
Ainda era primavera quando visitei esta região. Nas feiras encontrei abundância de aspargos brancos (lindos e com preço camarada), rabanetes, azeitonas, cerejas, pêssegos, morangos e alguma variedade de peixes e frutos do mar.
Andando pelas singelas ruas de Saint Jean de Cole, notei alguns pés de limão siciliano no quintal de uma simples casinha….tudo é tão bonito e delicado por lá.
O mercado mais interessante fica em Perigueux, no centro antigo da cidade. Aliás, que cidade. Por onde quer que você passe há algo interessante para admirar e muitas lojas com produtos locais deliciosos – como terrines de foie gras, vinhos de Bordeaux e outras regiões próximas, azeite de oliva (alguns aromatizados com trufas, limões, ervas….) e outros tantos produtos provenientes das trufas e do ganso – especialidades da região. E não esqueçamos os cogumelos – frescos e belos!
A Dordonha é uma região linda, a comida é variada e deliciosa e há sempre coisas bacanas para fazer – no verão, por exemplo, começam os festivais de música – e lugares bonitos para se visitar (que tal um jantar a beira do rio em alguns desses lindos vilarejos que mencionei acima? Perfeito…
Uma cidade bacana pra passar um final de semana ou apenas um bate volta é Bordeaux. Sim, a cidade dos vinhos. Fica a 170km de Villars, 1:30h de trem. Assim que cheguei lá fui até o Office du Tourisme da cidade – lá eles tem todas as informações sobre atrações na cidade. Fiz um tour por alguns wine bars, muito interessante. Restaurante bom é o que não falta, vinho bom também – e a cidade é linda, como todas as outras da região! Semanas depois da minha visita a Bordeaux, foi inaugurado o Museu do Vinho – um espaço sensacional….vou ter de voltar em breve! Para que dispõe de um pouco mais de tempo, dá também para visitar Bergerac, Saint-Émilion, Arcachon….ah, essa região é o máximo!
Inicialmente minha programação era ficar um mês na Dordonha (Maio), mas acabei ficando dois…. – as coisas aconteceram de forma tão simples e natural que a cada dia me apaixonava mais por tudo: pela cidade, pelos arredores, pelas pessoas, pela vida pacata e pela comida. Passei dois meses incríveis cozinhando com dois chefs em um restaurante de um B&B (Bed and Breakfast), onde tive liberdade para criar alguns pratos e sobremesas. O Menu consiste em pratos elaborados a partir de ingredientes frescos e sazonais. Simples, Saboroso e de uma beleza singela. Comida com Afeto.
Alguns pratos do Menu:
Toda quarta-feira tem Burger Night, com 2 tipos de hambúrguer, batatas rústicas e cheesecake para sobremesa. Contei aos chefs que no Brasil eu sempre fazia Cheesecake de Ricota, e que eu produzia a ricota, então eles disseram “Ok, então a partir de agora teremos sua cheesecake de ricota as quartas-feiras”. Então durante algumas semanas servimos a cheesecake de ricota!
Semanas mais tarde iniciamos a Curry Night – toda quinta-feira 2 opções de Curry. Uma das sobremesas é meu semifreddo de baunilha com compota de manga e crumble de amêndoas – minha sobremesa preferida no mundo!!!
Devido a algumas circunstâncias, no final de Junho eu saí da Dordonha e visitei o Reino Unido (tem post aqui sobre Londres, e assim que possível vou escrever também sobre a linda Escócia!), mas no começo de Agosto voltei para Villars – a saudade era grande! No momento estou aqui e vou ficar mais um pouco – ainda tenho muito o que explorar e aprender por aqui e há muito o que cozinhar durante todo o verão no restaurante!
Acompanhe as novidades pelo meu Instagram. Até a próxima!
LEIA MAIS SOBRE A FRANÇA
+ There are no comments
Add yours