Sul da França
Já vou começar dizendo que o Sul da França é mágico…as cidades são lindas, interessantes e com muitas coisas boas para comer pelo caminho. Há anos eu queria fazer uma viagem pelo Sul da França e Provença: em abril de 2015 tirei férias do trabalho e fui! Me hospedei em Nice e de lá fui conhecendo vários lugares, no esquema bate volta, de trem mesmo. Alguns lugares são tão próximos um dos outros que possibilita que você possa ir para 2 lugares diferentes no mesmo dia. Além disso, os trajetos feitos de trem custam super barato: a partir de 2 euros, às vezes com trens a cada 30 minutos.
Pesquisei bastante sobre a região antes de ir, defini os locais que eu gostaria de conhecer, tracei um roteiro bacana e pronto! É exatamente isso o que vou compartilhar aqui nesse post: todo o meu roteiro pelo Sul da França – vem comigo!
E como eu tinha bastante tempo – 15 dias – fui também para alguns lugares na Provença… Foi mesmo uma viagem mágica: conheci lugares que há muito tempo eu queria ir, me encantei com tudo, curti praias e sol, passeei por lindos vilarejos, degustei boa comida e bons vinhos. Tá bom né?
CIDADES QUE VISITEI NO SUL DA FRANÇA: Nice, Villefranche-Sur-Mer, Èze, Antibes, Juan-Les-Pin, Monaco, Cap D’ail, Cannes [não tenho fotos, juro!] e Marseille.
CIDADES QUE VISITEI NA PROVENÇA: Aix in Provence, Valbonne, Grasse e Gourdon.
#NICE
Eu poderia escrever um texto de cinco páginas sobre essa cidade e seus arredores, porque tem muita coisa por lá, mas vou resumir e citar os pontos de que mais gostei, porque realmente é muita coisa!
Nice é uma cidade animada…sempre tem gente na rua…passeando, admirando… Na primavera o céu é azul e tem aquele solzinho gostoso, rola até pegar uma praia….mas a água é meio gelada – mas pra quem já morou em Santa Catarina dá pra encarar… Fiquei hospedada em um studio [com uma mini cozinha!], bem pertinho do centro e a partir de Nice fui conhecer várias outras cidades. Mas vale ter ao menos 2 dias inteiros só para curtir Nice!
Na Cours Saleya (avenida paralela a orla) fica o Marché Aux Fleurs, um mercado de rua maravilhoso onde vende flores, peixes, frutas, legumes e muitos produtos a base de lavanda e mel. Fora os queijos, pães, tapenades, iguarias, azeites….mon dieu! A feira termina lá pelo meio dia, e assim os restaurantes e cafés montam suas mesinhas ao ar livre (em um espaço coberto onde estavam montadas as barracas da feira) e servem almoço.
A culinária em Nice é baseada em uma comida leve e deliciosa, com matéria prima sazonal e fresca, fazendo uso de pescados, massas, ervas, azeites e muitas hortaliças e legumes. Come-se bem por lá…muito bem!
Nice vista de cima, a partir do Mont BoroN – NÃO DEIXE DE VISITAR ESSE PARQUE!
Se “perder” pelas vielas de VIEUX NICE [a cidade velha]…sem mapa, sem rumo e sem expectativas é um ótimo programa, com certeza você encontrará algo muito bacana pelo caminho.
Comprei ingredientes deliciosos e preparei um almoço daqueles…
Tudo pronto para o almoço!
Nice tem muitos restaurantes, muitos mesmo – alguns muito bons e alguns “pega turista”. Fiz uma pesquisa rápida e decidi ir a um restaurante X, que inclusive tem 1 estrela Michelin. Mas acontece que na ida a esse restaurante passei em frente a uma Enoteca, dei uma olhadinha por dentro e curti o astral, mas já tinha planos. Então segui em frente e fui ao tal restaurante, porém estava cheio e eu não havia feito reserva (quase sempre conseguem mesa para 1, mas nesse não teve jeito, fui embora). Bom, muitas vezes os planos não são as melhores escolhas.
Eis que vim parar nesta Enoteca incrível, que só trabalha com vinhos naturais da França (e alguns da Itália). Ótimos vinhos e uma comida simples, despretensiosa e MUITO saborosa. Lá vai eu dizer que fico emocionada com isso tudo… Mas a real é que fico mesmo… Valorizo aqueles que fazem comida com amor. Para quem for a Nice, coloque esta Enoteca na lista – La Mise Au Verre. Ah, e na vitrola, um disco tão exclusivo do Jack Johnson que nem eu que sou fã sei o nome.
Acho que precisa de uns 3 meses aqui para experimentar todos os vinhos da carta.
No PORTO DE NICE você pode comprar alguns passeios de barco para Saint Raphael e Saint Tropez, mas a maioria só fica disponível no verão – infelizmente não pude ir.
De Nice dá para conhecer muitos lugares bacanas, a maioria você consegue ir de trem mesmo e foi isso o que fiz! Veja abaixo todos os lugares que conheci, de trem, a partir de Nice.
#VILLEFRANCHE SUR MER E ÈZE
VILLEFRANCHE é uma vila encantadora, com pessoas animadas, lindas paisagens e ótima comida, foi a cidadezinha que mais gostei. Fica a 15 minutos de trem de Nice, ideal para passar a tarde. Foi o que eu fiz: cheguei bem na hora do almoço, encontrei um lugar ótimo para almoçar e tomar uma taça de rosè e depois fui passear por essa cidade linda. Amei muito esse lugar!
Aqui eu comi um dos melhores Tartares de Carne!
Um lugar lindo e inspirador
e já que èze estava no caminho…passei por lá também!
#ANTIBES E JUAN-LES-PIN
Enquanto escrevo esse post, já quero voltar para o Sul da França! Esses dois lugares dá ir no mesmo dia. Primeiro parei em ANTIBES: fica a 25 de trem a partir de Nice. Curti a manhã, sem pressa! Caminhei bastante pelas ruas – são tão lindas! – visitei o Museu Picasso [amei] e fui andando por todos os lugares, sem rumo!
Eu estava tão animada e cheia de energia que fui caminhando até JUAN-LES-PIN , afinal de contas são 20 minutinhos de caminhada – mas dá para ir de trem se quiser. Aliás, pensando nessa viajando como um todo, devo dizer que eu andei MUITO! Comi bastante também, então ficamos zero a zero…
Menu do dia em um restaurante de Antibes. Dá vontade de pedir um de cada!
ENTRE PRAIAS [JUAN-LES-PIN] E VIELAS [ANTIBES]…
LOJINHA DE AZEITES, NO CENTRINHO DE ANTIBES
#monaco e cap d’ail
Mais um dia, mais um trem. Em uma manhã beeem linda e ensolarada, decidi ir até MONACO: 30 minutinhos no trem e cheguei lá. Foi bem interessante caminhar pelas ruas onde acontece o circuito de Monaco. Depois andei mais um pouco pela city e finalizei com uma longa caminhada em uma das praias. Se você tiver bastante tempo, como era o meu caso, bacana conhecer Monaco. Caso contrário, não acho que vale um super esforço – na minha opinião, não é um lugar imperdível.
CAP D’AIL TEM PRAIAS SUPER TRANQUILAS – IDEAL P/ AQUELES DIAS QUE A GENTE QUER SÓ RELAXAR E NADA MAIS!
#marseille
Quando meus maravilhosos e ensolarados dias no Sul da França chegaram ao fim, eu fui para a Provença , mas no caminho parei em Marseille e fiquei o dia todo por lá ! Marseille é uma cidade super grande, mas em 1 dia é possível conhecer os pontos principais. E como eu tinha o dia todo, fiz um passeio de barco maravilhoso até o CHATEAU D’IF: é uma ilha incrível de bonita, com muitas aves que eu nunca havia visto e uma paz indescritível – essa ilha foi transformada em prisão no século 17. É um passeio incrível!
em torno de 1524 foi construído o forte que protegia a cidade de marseille
ESTE É O FORTE E LÁ AO FUNDO ESTÁ MARSEILLE
E BEM NO CENTRO DA CIDADE ME DEPAREI COM ESSA RODA GIGANTE – TÃO POÉTICO!
#AIX-EN-PROVENCE
E no final do dia, mais 1 trem: agora rumo à Provença! Em 50 minutos eu cheguei em AIX-EN-PROVENCE: é o centro da Provença, um bom lugar para ser sua base por lá. É uma cidade ótima para se hospedar, porque é bem localizada e tem boa infraestrutura. Além de tudo, é um charme e super vibrante!
amei essa cidade – encantadora e ainda encontrei uma feira incrível!
Eu fiquei hospeda bem no centrinho da cidade, perto de tudo. Um pouquinho barulhento à noite, mas nada demais. Aix é um daqueles lugares que a gente pensa: eu poderia morar aqui! Eu fiquei lá por 3 dias, então deu pra curtir bastante até. De manhã eu abria o janelão do ap onde me hospedei e preparava um café da manhã bem gostoso! E por 2 noites, ao invés de ir jantar em restaurante – coisa que adoro – eu acabei cozinhando por lá mesmo: já que eu tinha uma mini cozinha e ainda encontrei ingredientes incríveis nas feiras de lá!
#VALBONNE e GRASSE
Na Provença não há trens para ficar indo de um lugar para outro. As opções são: ou alugar um carro ou reservar excursões. Antes de ir, eu pensei ‘Beleza, vou de excursão!”. Já contratei fiz excursões por vários lugares por onde viajei e sempre gostei. O que eu não sabia: excursão para os lugares mais legais – como GORGES DU VERDON – só são vendidas para grupos de no mínimo 2 pessoas. Exatamente. Eu fiquei extremamente chocada quando cheguei na agência e me disseram que era assim, em todos os lugares, não somente lá. Eu estava super empolgada p/ conhecer Gorges mas não foi dessa vez. Mas enfim, eu havia gostado tanto de Aix que acabei ficando o dia todo por lá, passeando….foi bem bom. Mas enfim, acabei comprando uma excrusão para VALBONNE E GRASSE.
VALBONNE É UMA GRACINHA – EU SUPER AMEI! FIZ AMIZADE COM UM GATO E CURTI UM ALMOÇO INCRÍVEL.
EM GRASSE EU VISITEI UMA FÁBRICA DE PERFUMES!
Eu adoro ir visitar produtor disso e daquilo, só nunca tinha pensado em visitar uma fábrica de perfumes, até que surgiu uma oportunidade: fui visitar a Fragonard – super tradicional na França – e me surpreendi com tudo. É magnífico!!
Dá para fazer um tour guiado visitando as instalações e entender um pouco como é o processo de criação de uma essência – e isso é MUITO interessante.
#GOURDON
Esse é sem dúvida um dos lugares mais charmosos que já visitei: um vilarejo com pouquíssimos habitantes – em torno de 400 – e que está na lista dos ‘vilarejos mais charmosos da França’. E faz jus: é daqueles lugares de cair o queixo mesmo. Daqueles lugares que a gente pensa como é bom viajar, como vale a pena cada segundo, como tem tanta coisa interessante pelo mundo!
sempre que tem um produtor de vinhos no meu caminho – ou fora dele – eu paro p/ conhecer!
gorges fica no topo de um vale e o visual é deslumbrante
Não visitei os campos de lavanda porque não era época. Não fui ao lugar que eu mai queria ir – Gorges du Verdon – e mesmo assim essa viagem me trouxe uma felicidade imensa. Viajar é crescer – sempre penso isso!
Em suma, o Sul da França é lindo, interessante e cheio de coisas para fazer, ver e comer. Realmente fica chato escrever sobre tudo…faça o seguinte: programe suas férias e vá você mesmo conferir. É sensacional, é lindo, é poético…
+ There are no comments
Add yours