Uma Salada Caesar diferente…
Eu simplesmente amo saladas, de todos os tipos: e costumo dizer que a alma da salada está no molho! Claro que uma salada temperada simplesmente com um bom azeite, suco de limão ou balsâmico e flor de sal pode sim ser deliciosa…inclusive é assim que tempero minhas saladas no dia a dia. Mas algumas versões pedem um molho mais substancioso e marcante – como é o caso aqui.
Pois bem, esta é a minha receita de salada caesar e não a receita ‘original’. E quando quero um algo mais, preparo um tofu crocante para servir junto com a salada.
200 gramas de couve de bruxelas crua
2 xícaras de folhas verdes variadas
1/2 cebola roxa
Lascas de parmesão q.b [uso um descascador de legumes p/ fazer as lascas]
3 fatias de pão
1/4 de xícara de nozes tostadas [usei pecã]
Raspas de limão
PARA O MOLHO
1/2 xícara de iogurte tipo grego [use outro iogurte ou até maionese se preferir]
2 colheres [chá] de mostarda dijon
2 dentes de alho espremidos
2 filezinhos de anchova [p/ versão vegan, use alga nori, fica ótimo!]
2 colheres [chá] de alcaparras
Suco de meio limão
1 pitada generosa de açúcar
1 colher [sopa] de azeite [usei o óleo ontem estavam conservadas as anchovas]
Pimenta do reino a gosto
1. Corte o pão em quadrados do mesmo tamanho, arranje-os em uma assadeira, tempere com azeite, sal e pimenta do reino e leve ao forno até dourar. Toste também as nozes – 5 a 7 minutos no forno é suficiente. Reserve.Descasque a cebola e corte em meia lua. Deixe de molho em água fria por alguns minutos – para eliminar um pouco a ardência;
3. Enquanto isso, prepare o molho: coloque todos os ingredientes no liquidificador ou mini mixer e bata muito bem, até ficar bem lisinho. Teste o sal. reserve;
4. Corte a couve de bruxelas bem fininha e escorra as cebolas que estavam de molho. Agora é só montar sua salada: coloque as folhas em um prato, seguido da couve de bruxelas e misture ligeiramente. Depois vá adicionando o restante dos ingredientes e finalize com o molho.
+ There are no comments
Add yours