Curry do Sri Lanka
Aqui na Escócia já estamos no Outono: e quando esfria queremos mesmo aquelas comidas que alimentam o corpo e a alma…. E um delicioso Curry cumpre bem esse papel: quentinho, aromático e extremamente saboroso. Sei que a receita de curry leva muitos ingredientes, e é justamente isso o que o faz tão especial… Mas apesar da lista de ingredientes ser grande, o preparo é extremamente simples.
Existem muitas versões diferentes de Curry, como por exemplo Indiano e Tailandês: esse aqui eu me inspirei em um livro – cujo nome não lembro, sorry – cheio de receitas do Sri Lanka e de toda aquela região. Aqui nesta versão, ao invés de fazer uma PASTA DE CURRY, iremos cortar tudo muuuito pequenino e refogar bem, para liberar todos os sabores.
Essa receita de curry do Sri Lanka é muito rica, muito saborosa! Para acompanhar fica gostoso um arroz [gosto de Jasmim ou Basmati] ou Naan – ou os dois! Mas desta vez eu decidi fazer um arroz diferente: cozinhei um pouco de arroz basmati integral e um pouco de arroz selvagem e juntei os 2 depois de cozido – explico isso mais abaixo.
Ah, essa é uma receita de curry vegano: só lembre-se que não é preciso ser vegano para preparar receitas veganas, basta ter fome!!! Neste receita eu utilizei aspargos, ervilha torta, coração de bananeira e tomate cereja. Mas claro que você pode adaptar com outros vegetais que já tenha em casa ou até acrescentar tofu [eu adoro!] ou qualquer proteína animal que quiser.
Notou que temos aqui um ingrediente um tanto ‘exótico’: o CORAÇÃO DA BANANEIRA. Tipo coração de alcachofra manja? Porém o sabor é mais sutil. Eu amo esse ingrediente e se você conseguir encontrar na sua cidade, use-o!
VAMOS COZINHAR
2 colheres [sopa] de óleo de sua preferência [usei de coco]
2 folhas de curry [substituições: limão kafir ou louro]
1 pau de canela
1/2 colher [chá] de pimenta seca em flocos
1 colher [chá] de cominho em pó
1 colher [chá] de açafrão em pó
1 colher [chá] de páprika em pó
1 colher [chá] de pimenta do reino fresca moída
1 colher [chá] de feno grego em pó [opcional]
2 dentes de alho ralados
1 fatia grossa de gengibre ralado
1 colher [sopa] de extrato de tomate
1/2 cebola bem picada ou ralada
1/2 colher [chá] de pimenta verde picadinha [usei Cumari, é muito forte!]
260 gramas de coração de bananeira
60 gramas de aspargos
80 gramas de ervilha torta
8 unidades de tomate cereja
1/2 colher [chá] de sal
2 colheres [chá] de açúcar mascavo
Suco de meio limão
400 gramas de leite de coco
1. A primeira coisa que faço quando vou fazer um curry é já separar todos os temperos, deixando-os à mão. Eu postei esta receita nos Stories do meu Instagram – passa lá pra ver todo o passo a passo em vídeo [deixo sempre salvo nos Destaques];
2. Depois preparo os vegetais. Para esta receita, lavei os tomatinhos e cortei ao meio. Aparei a ervilha torta e cozinhei por 4 minutos. Aparei os aspargos e cozinhei por apenas 1 minuto – não cozinhe mais que isso. O coração da bananeira já compro em lata em conserva de água: já vem pronto para o consumo, só cortei em pedaços menores;
3. Rale o alho e o gengibre. Pique a pimenta e a cebola beeeeem pequenas. Agora podemos começar a cozinhar;
4. Coloque o óleo e todas as especiarias em uma frigideira grande e alta, leve ao fogo médio baixo e deixe refogar – isso irá liberar os sabores. Na sequência acrescente o alho e gengibre ralados e deixe refogar 1 minutinho. Em seguida adicione a cebola, pimenta e extrato de tomate e deixe refogar;
5. Agora coloque os vegetais, sal, açúcar, o suco de limão, misture e refogue uns 2 a 3 minutos;
6. Por fim adicione o leite de coco e remexa apenas a panela – para não ‘quebrar’ os vegetais – e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 a 6 minutos. Ao fim experimente para testar o sal e está pronto!
RENDIMENTO: 4 porções
+ There are no comments
Add yours